PROINTER PARCIAL - PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DISCIPLINAS:
Por: martinsngng • 25/5/2017 • Seminário • 1.457 Palavras (6 Páginas) • 531 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
3ª SÉRIE - POLO: FORTALEZA-CE
PALLOMA ALVES DA SILVA - RA: 3389608265
RELATÓRIO PARCIAL - PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINAS:
GESTÃO DE PESSOAS;
TECNICAS DE ADMINISTRAÇÃO PESSOAL;
SAUDE E SEGURANÇA NO TRABALHO ;
RELACOES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS;
TECNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.
TUTOR(A) A DISTÂNCIA: Jaquelini Tonon Stefanello
FORTALEZA/CE
2017.1
LEVANTAMENTO DE DADOS E PESQUISA DE CAMPO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SETOR DE RECURSOS HUMANOS (RH)
- INTRODUÇÃO
Gestão de Recursos Humanos é um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas com base no gerenciamento das relações de pessoas com as organizações, tendo como especialidade atingir os objetivos organizacionais, gerando satisfação e realização pessoal e profissional das pessoas envolvidas na organização.
A administração de recursos humanos é uma área extremamente sensível à mentalidade que predomina nas organizações. A área de RH vem passando por grandes mudanças e inovações. Devido grande globalização dos negócios, a gradativa exposição e a forte concorrência mundial .
Dentro das empresas, existem objetivos organizacionais a serem alcançados, são eles:
- Objetivos Organizacionais: constituem os recursos da empresa com finalidade de atingir seus objetivos, tendo em prática, uma agência prestadora de serviços especializados para toda a empresa.
- Objetivos Funcionais: Setor de Recursos Humanos tem por objetivo manter em um nível adequado seus procedimentos em função das necessidades efetivas de mão de obra plenamente treinada, consciente e responsável. (1999 Carvalho e Nascimento )
- Objetivos Individuais: Dar assistência aos colaboradores para que estes consigam alcançar seus objetivos pessoais, na medida em que a administração participativa tende a se expandir na organização.
Assim como as empresas possuem objetivos organizacionais, a área de Recursos Humanos da empresa devem sempre estar alinhados, sendo muito importantes. A gestão de recursos humanos na empresas é indispensável para que hajam funcionários mais satisfeitos, eficazes, produtivos e que sejam estáveis. Sobretudo para trabalhar a capacidade de adaptação e flexibilidade dos colaboradores e o nível de comprometimento da equipe.
As principais ferramentas de uma organização são as pessoas, por isso se faz necessário que as empresas mantenham o ambiente de trabalho saudável e prazeroso para que haja aumento e a capacidade de cada pessoa, trazendo estabilidade à empresa para gerar lucros sem oscilação no mercado por ter uma mão de obra instável.
- SUBSISTEMAS DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS:
A Administração de Recursos Humanos se consolidou como uma atividade Sistemática, Subdivida Em Cinco Subsistemas (CHIAVENATO 1997).
De acordo com Chiavenato (1997) os subsistemas são:
1) Processos de Agregar Pessoas – processo que é utilizado para incluir novos funcionários na empresa, portanto, é a provisão ou suprimento de pessoas na organização.
2) Processos de Aplicar Pessoas – processo que é utilizado para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho.
3) Processos de Desenvolver Pessoas – processo utilizado para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal nas organizações.
4) Processos de Manter Pessoas – processo utilizado para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias as atividade e tarefas das pessoas no ambiente organizacional.
5) Processos de Monitorar Pessoas – processo utilizado para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados.
Esses cinco subsistemas têm assuntos distintos e interligados, cujo resultado global aumenta desde que estes estejam articulados e sintonizados entre si (CHIAVENATO, 2006).
2.1TEORIA DA IMPLANTAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Ao longo dos anos com a evolução dos processos e tecnologias, as empresas começaram a buscas novos métodos e estratégias para enfrentar a competitividade pra se manter no mercado. Com ao passar do tempo as organizações direcionaram o olhar para o capital humano e o setor de recursos humanos apresenta-se com maior visibilidade. Segundo Toledo (1986,P.8 ) o setor de recursos humanos passou a ser conhecido como “um conjunto de princípios, estratégias e técnicas quem visam contribui para atração, manutenção, treinamento do desenvolvimento humano em qualquer organização.’’
Portanto as empresas buscam na gestão de RH, suas estratégias para que venham a agregar de forma benéfica na organização.
O planejamento estratégico de RH é aquele que concilia os objetivos da organização com os objetivos dos funcionários auxiliando para a contribuição do alcance dos objetivos.
O setor de RH favorece e estimula as finalidades pessoais dos funcionários, como o planejamento estratégico de RH que é o processo de decisão necessário para alcançar principalmente os objetivos organizacionais dentro de um determinado período de tempo, as bases do planejamento são a demanda de trabalho e o fornecimento do trabalho. O especialista em RH fará com que os colaboradores sejam atendidos em suas necessidades para fim de conseguir realizar o desejo da organização, pode-se o planejamento estratégico trabalhar com a função de realizar o desejo de todos os envolvidos no processo.
O processos de gestão de recursos humanos reside na liberdade de criação, ressalvando-se os aspectos legais que regem a gestão trabalhista, previdenciária e sindical, todos os demais processos estão livres para a criação.
É necessário que os processos e ferramentas de gestão de recursos humanos sejam conhecidos, porque existe uma ideia central do produto e dos resultados que queremos alcançar. Avaliando e descrevendo cargos, avaliando desempenho, capacitando o perfil psicológico, com base na construção de indicadores, para satisfação e mudança no clima organizacional, entre outros.
...