PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS (PROINTER III – RELATÓRIO PARCIAL)
Por: shikaleo • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 821 Palavras (4 Páginas) • 665 Visualizações
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
(PROINTER III – RELATÓRIO PARCIAL)
Disciplina: Recursos Humanos
Tutor à distância: Juliana Bonara
Tutor presencial: Willian Dantas
INTRODUÇÃO
Esse relatório tem a importância de analisar a função do recurso humano nas empresas, aplicando metodologias de bases teóricas para que seja possível viabilizar a melhor forma de implantar um programa de Recursos Humanos a empresas de pequeno porte. A maioria de empresas de pequeno porte são empresas familiares no qual, em muitos casos, não permite que o crescimento da empresa esteja baseado em uma boa estrutura, departamentos distintos, plano de carreira, etc.
A estrutura comercial de hoje pede uma valorização de pessoas e isso tudo tem a ver com o departamento de Recursos Humanos. Área que ajuda no crescimento da empresa pois ela vai zelar a integridade da imagem da empresa perante seus funcionários e dos funcionários perante a empresa.
O problema é a parte mais importante da pesquisa pois é ela que ajuda a esclarecer a investigação. O conhecimento dos fatos consiste no conjunto de expectativas que se formam como espelhos a serem duplicados. Toda investigação nasce de um problema teórico ou prático e ele dirá o que é ou não relevante para ser observado e selecionado para resolução dos mesmos.
O objetivo dessa pesquisa é mostrar como o RH pode ajudar uma empresa a se desenvolver. Estruturar um programa de recursos humanos visando o desempenho e desenvolvimento de pessoas e setores gerando retorno positivo para o crescimento de toda e qualquer empresa.
As relações humanas constituem em um processo de integração em situação de trabalho fazendo com que funcionários colaborem com a empresa e supram suas necessidades sociais e psicológicas. Os desafios que se apresentam para as organizações são de se manter em constante competitividade no seu mercado de atuação, conciliando interesses, respeitando diferenças, identificando oportunidades e competências sem se descuidar do processo de humanização. Mediante a isso, o produto final será prioridade fazer com que seja uma empresa reconhecida não só como um portfólio de produtos ou serviços, mas com um portfólio de competências.
As funções e praticas de Recursos Humanos se originam da difusão e desenvolvimento do humanismo nas organizações. Muitas dessas empresas tem uma visão deturpada do que é recursos humanos por classificarem-nas como departamento responsável pela parte administrativa e/ou burocrática do funcionário, ou seja, contratação, pagamento, recisão, férias etc., mas o RH se desenvolveu tão bem em suas capacitações que está sendo considerado um departamento estratégico que investe no desenvolvimento dos indivíduos, capacitando-os e motivando-os para se obter resultados promissores dentro da empresa.
IMPLANTAR DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Primeiramente o profissional que deseja implantar um departamento de recursos humanos na empresa deverá conduzir este processo para vender a ideia de RH para os sócios. Os responsáveis pela empresa deverão estar cientes e confiantes de que esse passo para o sucesso da empresa deverá obedecer a regras seguindo parâmetro de uma organização como:
1° Elaborar plano estratégico de RH para analisar a situação atual do ambiente, traçar metas e estratégias de melhorias, estabelecer políticas e condutas;
2° Estruturar, padronizar e organizar processos, criar formulários,
...