PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE REDE EM CILÍBIO DE CAFÉ
Projeto de pesquisa: PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE REDE EM CILÍBIO DE CAFÉ. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: audrey_samela • 6/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.399 Palavras (10 Páginas) • 862 Visualizações
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS TUCURUÍ
ANDREI LUIZ DEMÉTRIO E SILVA , AUDREY IBRAIM DA SILVA2, CARLA BRAGA DIOGO³, PAULO RONY SANCHES DE SOUZA4.
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE REDE EM UM CYBER CAFÉ
TUCURUÍ - PA
2014
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE REDE EM UM CYBER CAFÉ
ANDREI LUIZ DEMÉTRIO E SILVA , AUDREY IBRAIM DA SILVA2, CARLA BRAGA DIOGO³, PAULO RONY SANCHES DE SOUZA4.
Projeto de implantação da rede de um cyber café, elaborado para fins de avaliação da disciplina Projeto de infraestrutura para redes multimídias, do 6º Semestre do curso de Tecnologia de Redes de Computadores, oferecido pelo IFPA – Campus Tucuruí. Sob orientação do professor Marcio Favacho.
TUCURUÍ - PA
2014
IDENTIFICAÇÃO
Instituição de Ensino/Unidade
Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará Campus Tucuruí
Direção da Instituição
Raimundo Nonato Sanches
Área/Linha de Pesquisa:
Infraestrutura de Projeto de Redes
Grupo de Pesquisa:
1º Membro:
Nome:Andrei Luiz Demétrio e Silva
Telefone: (94)8148-7132 / (94) 3778-9113
Endereço Eletrônico:andreidemetrio@hotmail.com
2º Membro:
Nome: Audrey Ibraim Da Silva
Telefone:(94) 8116 1887
Endereço Eletrônico: audreyibraim@hotmail.com
3º Membro:
Nome: Carla Braga Diogo
Telefone:(94)8148 6724
Endereço Eletrônico:carla_vt4@yahoo.com.br
4º Membro:
Nome: Paulo Rony Sanches de Souza
Telefone:(94) 9129 4535
Endereço Eletrônico: paulorony_sanches@hotmail.com
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVOS
4 METODOLOGIA
5 MÉTODOS
6 ORÇAMENTO
7 ANÁLISE CRÍTICA DE RISCOS E BENEFÍCIOS
8 RESULTADOS ESPERADOS
REFERÊNCIAS
RESUMO
A metodologia utilizada tem como principal função organizar as etapas do projeto de um cyber café. No primeiro passo levantamos os requisitos que um cyber café deve possuir, desde suas políticas de acesso às políticas de segurança, embasados nas leis que regulam alguns Cyber cafés em alguns Estados da Federação, aprimorando e implementando essas regras a realidade local, além de oferecer espaços apropriados para pessoas com necessidades especiais e/ou deficiências físicas, os serviços oferecidos serão tanto para usuários que queiram apenas o acesso a Internet e impressão quanto para usuários que gostem de jogar em rede ou online, ou seja, o cyber café terá também em suas dependências uma Lan House, com máquinas configuradas exclusivamente para esse perfil.
1 INTRODUÇÃO
A Internet, como Rede de Comunicação mais utilizada no mundo, traz muitos benefícios, mas temos que ter alguns cuidados em relação a sua utilização. Hoje as Lan House’s são consideradas casas de diversão e informação, portanto, os proprietários destes estabelecimentos devem estar atentos para as questões de segurança com os usuários. O estabelecimento de um cyber café requer planejamento cuidadoso e criterioso porque a qualidade dos serviços que ele oferece está diretamente relacionada ao planejamento. Nesse projeto iremos esboçar o planejamento necessário para elaborar o Cyber CAAP@.com, bem como uma completa avaliação dos todos os recursos disponíveis para o projeto, a disponibilidade da rede local que será destinada e revertida para projeto. Os nomes das máquinas bem como dos clientes que serão apresentados nesse projeto, serão nomes fantasias, todavia o projeto será apresentado em seu escopo como um todo, desde a planta baixa até a rede lógica e do cabeamento estruturado do projeto, além das regras de segurança, normas de utilização por parte de usuários baseados em leis e diretrizes outorgadas por Estados onde as mesmas já estão vigorando, no entanto, algumas delas receberam regras adaptativas à região e as costumes locais, além é claro das políticas de uso do cyber café.
Além de oferecer os serviços de acesso à internet e suas peculiaridades, o mesmo contará também com espaço para comercialização de produtos alimentícios e enlatados, segundo as normas da vigilância sanitária, ou seja, somente produtos industrializados, além de serem comercializados produtos e/ou periféricos de informática, tais como, pen drive, CDs, DVDs, etc. Um dos diferenciais desse projeto, levando em consideração os já existentes no comércio local, será também da utilização de 4 pontos de terminais de auto-atendimento, que além de oferecer serviços de navegação à internet o usuário poderá usá-lo também para efetuar pagamentos de boletos, online, de acordo com os convênios que serão estabelecidos com
...