PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE EMPRESARIAL
Por: Viviane Luna • 19/5/2022 • Projeto de pesquisa • 3.723 Palavras (15 Páginas) • 190 Visualizações
PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE EMPRESARIAL
SÂO PAULO - SP
2021
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
2
PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE EMPRESARIAL
Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar - Ambiente Financeiro - 2021, sob a orientação do Professores Tutores Marcio Francisco e Gabrielle Carvalho.
SÂO PAULO - SP
2021
3
RESUMO
Com intuito de entendermos melhor a felicidade no ambiente empresarial, iremos apresentar através deste projeto a metodologia de pesquisa exploratória sobre felicidade, cujo nossa finalidade será estudar o impacto da felicidade no ramo empresarial, conhecendo o que é felicidade e felicidade no ambiente de trabalho. Com isso, analisando os resultados da pesquisa Felicidade Interna Bruta (FIB) realizada com cada membro do grupo. Utilizaremos de fonte seguras para enriquecer o trabalho com dados e informações sobre o tema abordado por um material já elaborado e disponibilizado pelo tutor.
Palavras-chaves: Felicidade. FIB. Trabalho.
4
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 5
2. FELICIDADE ......................................................................................................... 6
2.1 FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO ............................................... 7
3. FIB INDIVIDUAL .................................................................................................. 8
CONCLUSÃO ........................................................................................................... 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................... 16
5
1. INTRODUÇÃO
Felicidade é a forma como você se sente quando algo é bom pra você, aquilo te traz alegria, bem-estar. Contudo muitas das vezes, associamos ela aos nossos momentos com Deus, família e amigos. Mas crendo que na maioria desses momentos existiu felicidade, pois não existe felicidade constante. Segundo o filosofo Mario Sergio Cortella (2018), a felicidade é uma vibração intensa, uma sensação de vitalidade que nos atinge e dá um gosto imenso por estarmos vivos. Mas a felicidade é episódica, uma ocorrência eventual. A vida é carregada por momentos de turbulência. Ninguém pode ser feliz o tempo todo. Isso seria uma insanidade e poderia gerar um stress na nossa capacidade mental.
Este projeto tem como objetivo estudar o impacto da felicidade no ramo empresarial, conhecendo o que é felicidade e felicidade no ambiente de trabalho. Com isso, analisando os resultados da pesquisa Felicidade Interna Bruta (FIB) realizada com cada membro do grupo.
A metodologia utilizada na pesquisa foi exploratória através de fonte seguras para enriquecer o trabalho com dados e informações sobre o tema abordado. Segundo Gil (2009), essa pesquisa permite maior familiaridade ou aproximação ao tema tornando-o mais explícito sendo, geralmente, usado quando há pouco conhecimento do assunto.
Diante disso, a organização desse estudo será feita por meio de leituras e interpretação de dados através de uma pesquisa, tendo em vista as diferentes visões de como podemos encontrar a felicidade que existe em cada um de nós, também serão citados pensamentos de filósofos.
6
2. FELICIDADE
O termo felicidade existe diversas definições, e grande parte delas fazem citações a um estado emocional de forma positiva, como os sentimentos de bem-estar e prazer. Segundo o minidicionário LUFT (2009, p. 324) define felicidade como: ‘’1. Qualidade ou estado de feliz; ventura; contentamento. 2. Sucesso, e êxito.
De acordo com Lama e Cutler (2000, p. 26), a felicidade é definida da seguinte forma “[...] há certos elementos essenciais que convencionamos reconhecer como propiciadores da alegria e da felicidade.” Para os líderes espirituais, a saúde é uma condição indispensável para uma vida feliz, assim como os recursos materiais, os amigos e parceiros, porque “todos nós reconhecemos que, a fim de levar uma vida realizada, precisamos de um círculo de amigos com quem possamos nos relacionar emocionalmente e em quem confiemos.” (LAMA; CUTLER, 2000, p. 26).
Já para Seligman (2011), a Felicidade é construída por três elementos; emoções positivas, engajamento e significado. Cada um destes elementos é melhor definidos que a felicidade, porém a presença dos três elementos, depende de suas abastanças, assim dizendo o quanto um indivíduo está feliz, medindo em termos de contentamento de vida.
Segundo NORTON apud WATERMANN et al. (2008, p.42) a felicidade na ótica eudaimónica (grego, eu: bom – daimon: espirito) define-se, não em termos de como um sujeito está contente com a sua existência, entretanto o conhecimento individual associado a ação de realizar algo que vale a pena realizar e conter o que vale a pena conter. Neste conceito o “realizar” é associado com o “daimon” que neste sentido dar a entender o ato de fazer alguma coisa que fique ligado ao verdadeiro caráter e o dom de uma pessoa.
Portanto felicidade para os autores é um estado de espirito que está ligado as emoções através do sentir, sendo assim a felicidade é eventual, pois ela não é vivida a todo momento.
7
2.1 FELICIDADE NO MERCADO DE TRABALHO
O trabalho tem uma enorme importância na vida do ser humano e, principalmente, nas probabilidades de causar ou não a felicidade e o bem-estar. Por isso, se dar ao fato de que os indivíduos passam grande parte do tempo no trabalho, na vivencia com seus colegas, encarando elementos positivos e negativos que estão diretamente ligados a felicidade.
Portanto, o trabalho desenvolve emoções e contentamento no ser, que estando feliz produz em um volume maior e melhor qualidade. Segundo Seligman (2009, p. 72-73), “Apesar de ser quase impossível esclarecer se a maior satisfação
...