PROJETO QUALIDADE DA GESTÃO
Por: GEANVITOR • 4/2/2018 • Projeto de pesquisa • 3.409 Palavras (14 Páginas) • 320 Visualizações
FACULDADE DE MACAPÁ
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CARLOS ALBERTO SAMPAYO DE BRITO NUNES
PLANO DE ESTÁGIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
MACAPÁ – AMAPÁ
2013
PLANO DE ESTÁGIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
APRESENTAÇÃO
O Estágio Supervisionado do Curso de Educação Física da Faculdade de Macapá FAMA é uma atividade curricular obrigatória que ocorre no período letivo escolar e que integra as disciplinas do Núcleo Específico Profissional. Caracteriza-se como uma forma de inserção do aluno no espaço escolar-operacional, com objetivo de capacitá-lo e estabelecer referências para o trabalho na escola através do aprendizado teórico-prático, mediante a supervisão sistemática dos docentes de educação física do curso da Fama e por profissionais de campo.
A concepção de estágio adotada pela Faculdade de Macapá - FAMA é de eixo integrador da totalidade do currículo pleno que busca articular dialeticamente teoria e prática ao longo do curso.
I – Fundamentos Legais
A atividade de estágio curricular tem fundamento na Lei 6.494 de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre os estágios de estudantes do ensino superior e ensino profissionalizante do 2º grau e supletivo e do Decreto nº 87.497 de 18 de agosto de 1982 “considera-se estágio curricular, para efeito deste Decreto, as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionada ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na responsabilidade da instituição de ensino” (art. 2º).
Este plano de estágio supervisionado em Educação Física tem como referência específica a Lei 9.696 de 01 de setembro de 1998, que regula a profissão, o Código de Ética Profissional (Resolução CONFEF nº 056 de 18 de agosto de 2003) e as Diretrizes Curriculares.
II - Estágio Supervisionado em Educação Física
O estágio supervisionado é um aprendizado teórico-prático, no qual o aluno exercita as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa adquiridas durante a formação acadêmica devendo desenvolver um conjunto de competências e habilidades aprovadas pelas diretrizes curriculares. Dessa forma, o estágio supervisionado efetiva como proposta a aproximação do aluno com a realidade na qual irá atuar, vivenciando situações reais de trabalho no seu campo profissional.
A supervisão de estágio é feita pelo professor supervisor (supervisor acadêmico) e pelo profissional do campo (supervisor local), através da reflexão, acompanhamento, sistematização e análise com base em planos de estágio elaborados em conjunto entre o aluno e o supervisor do campo de estágio.
2.1. Objetivo
O Estágio Supervisionado tem por objetivo oportunizar ao discente a integração dos conhecimentos teóricos com a prática cotidiana, identificando problemas organizacionais, equacionando-os através da transposição dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas para uma situação prática, bem como a observação e análise destas situações que poderão servir de base para a teorização, elaborando e executando propostas de ações articuladas com escolas, empresas, órgãos públicos e a sociedade em geral.
2.2. Carga Horária:
A carga horária destinada ao estágio supervisionado é de 400 horas, ou seja, o correspondente a 13,24% da carga horária do curso (3.020 horas) de acordo com as diretrizes curriculares.
Essa carga horária está distribuída em três semestres previstos na grade curricular do curso, organizados em três níveis:
Estágio I: 140 horas
Estágio II: 140 horas
Estágio III: 120 horas
III - Recursos Materiais/Financeiros
Os recursos materiais são a infra-estrutura e os materiais da Faculdade colocados à disposição do estagiário que necessitarem;
Os recursos financeiros, necessários ao cumprimento da programação da disciplina que extrapolem as disponibilizadas, serão de responsabilidade do estagiário e as despesas referentes à Coordenação do Curso Educação Física serão realizadas pelo orçamento financeiro aprovado semestralmente.
IV - Conteúdo Programático dos Estágios I, II e III
O (a) aluno (a) que ingressa na etapa de estágio vivencia gradativamente os seguintes passos necessários ao conhecimento e a intervenção escolar:
Oportunizar ao discente a vivência de situações reais da vida profissional que lhe permita, sobretudo, a integração dos conhecimentos teórico-práticos, aliado a experiência pessoal, pelo processo contínuo de ação-reflexão-ação;
Viabilizar ao discente sua auto-afirmação diante da possibilidade de identificar-se profissionalmente e de pré-avaliar a sua capacidade profissional;
Viabilizar a realimentação do ensino, proporcionando ao discente oportunidade de rever posições teóricas quanto à prática profissional em sua relação com a sociedade;
Observação e conhecimento da realidade institucional: por observação entende-se o processo de planejamento sistemático com a utilização dos sentidos, para o conhecimento da realidade da prática profissional e as expressões das ações escolares nela presente;
...