PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE OUVIDORIA
Por: Helder Galindo • 17/5/2018 • Trabalho acadêmico • 8.027 Palavras (33 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1]
CAMPUS DOS MALÊS
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
HELDER DA COSTA GALINDO
LÍVIA ALMEIDA DA CUNHA
ESTUDO DE CASO
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE OUVIDORIA NA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA-BA
São Francisco do Conde-BA
2015
HELDER DA COSTA GALINDO
LÍVIA ALMEIDA DA CUNHA
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE OUVIDORIA NA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA-BA
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Lima
___________________________________________________
PROF. DR. - INSTITUIÇÃO
___________________________________________________
PROF. MS. – INSTITUIÇÃO
São Francisco do Conde
Dezembro de 2015
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus, por ter nos dado paciência e perseverança para chegarmos até aqui. Ao ex Presidente Luis Inácio Lula da Silva pelo empenho na universalização do acesso ao ensino superior de qualidade nos interiores do Brasil.
Somos gratos também a Professor Francisco Queiroz pelo conhecimento que nos foi passado e pela disponibilidade quando solicitado. Ao Professor Dr. Alexandre Lima agradecemos pelo emprenho.
Ao Nosso Prefeito, Exmo. Senhor Carlos Pereira, agradecemos pela oportunidade de trabalhar numa gestão onde colocamos em prática todo conhecimento obtido nesta Pós Graduação, pela contribuição e os ensinamentos que nos foi dado, principalmente por nos mostrar que a Gestão Pública pode ser feita de maneira honesta.
“Ninguém é suficientemente competente para governar outra
pessoa sem o seu consentimento ."
Abrahan Lincoln.
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo a proposta da implantação da Ouvidoria na Prefeitura Municipal da Cachoeira na Bahia, buscando com base nos em artigos, cartilhas de implantação de ouvidorias públicas, entrevistas com gestor,através do estudo de casos, respeitando a legislação vigente e alicerçada na mais abalizada doutrina, buscando o equilíbriodas especificidades da comunidade cachoeirana e as principais características do serviço público considerado ideal, de forma viávele com a máximaeficiência possível.
Este trabalho tenta abordar o tema Ouvidorias sem paixõese de forma a demonstrar o quanto um sistema de Ouvidoria pode contribuir para uma Gestão Municipal eficiente, comprometida com a qualidade dos seus serviços e com o atendimento dos anseios da população.
ABSTRACT
LISTA DE SIGLAS
CGU -Controladoria Geral da União
IPHAN –Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
SUMARIO
1 - INTRODUÇÃO 9
2- METODOLOGIA 11
3–OUVIDORIA E TRANSPARENCIA 12
3.1- Base Legal e Conceitual 13
4 - A OUVIDORIA NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA 20
4.1- PerfilSocioeconômicodo Município de Cachoeira 20
4.2- A infra-estrutura e a percepção do gestor sobre a Ouvidoria. 21
5 - AS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA IMPLANTAÇÃO DO SITEMA 22
6-PROBLEMAS CAUSADOS PELA AUSÊNCIA DA OUVIDORIA 23
7- PROJETO DE OUVIDORIA MUNICIPAL DE CACHOEIRA 25
7-CONCLUSÃO 26
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 29
1 - INTRODUÇÃO
Grande parte dos problemas enfrentados, na execução de tarefas na Administração Pública, vem da dificuldade de se criar um clima organizacional, devido a teia complexa que é formada pela diferença de perfis dos agentes que compões a Gestão, além da dificuldade natural apresentada na maioria dos secretários e chefes que não estão familiarizados com os conceitos básicos de Gestão.
Quando existem, na gestão, dificuldades na comunicação e na execução de algumas medidas, natural a necessidade de um plano de ação para orientar os setores e direcionar as demandas internas e externas para que todas sejam corretamente direcionadas e atendidas.
Segundo a Coleção (OGU) Ouvidoria Geral da União (2012, p. 07): Ouvidoria pública deve ser compreendida como uma instituição que auxilia o cidadão em suas relações com o Estado. Deve atuar no processo de interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços prestados.
Analisando especificamente a Gestão Municipal da Cidade da Cachoeira na Bahia, é possível perceber que as solicitações, internas ou externas, são atrasadas por falta de controle das demandas ou simplesmente por aspectos pessoais do Agente Público. Falta à gestão um sistema de controle e organização de demandas, uma unidade que funcione tanto como ignição para resolução de demandas, indicando situações que necessitam de correção, quanto elemento de controle de respostas de demandas, buscando maior eficácia na execução das ações pelos setores da Prefeitura.
A evolução da Gestão Pública atual conduz cada vez mais o Gestor para o caminho da transparência e da participação popular, estes elementos funcionam como uma vacina, muito embora inicialmente os efeitos sejam incômodos, com o passar dos meses a tendência é o crescimento da credibilidade e da proteção da Gestão a ataques externos.
Para realização deste estudo de caso é necessário que se tenha como base conceitos fundamentais sobre Gestão Pública Municipal e Ouvidoria Municipal.
O presente trabalho possui como problema o seguinte questionamento:Como identificar a contribuição da implantação de um sistema de ouvidoria na Prefeitura Municipal da Cachoeira
...