PSICOLOGIA DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Por: 102813 • 23/5/2017 • Ensaio • 767 Palavras (4 Páginas) • 284 Visualizações
PSICOLOGIA DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Anderson Henrique Balduci Filho.
Engenheiro de Produção – Faculdade Redentor
Rua: Leopoldino Alves Peçanha 279, Apt.: 202 - Bairro: Praia Campista - Macaé/RJ
Tel. (22) 38245320
andersonbalduci@hotmail.com
André Raeli Gomes, M.Sc.
Orientador
Engenheiro Civil, Mestre em Ciências da Engenharia - UENF
Engenheiro de Segurança do Trabalho - Faculdade Redentor
Rua Paulo de Oliveira, nº 911 - Itaperuna/ RJ
Tel. (22) 38220756
araele@gmail.com
RESUMO
Atualmente as empresas tem como necessidades de sobrevivência acompanhar a globalização crescente onde exige que as empresas mostrem maior eficiência e competitividade, tornando necessária sua adaptação para garantir sua sobrevivência. Com isto o homem sofre pressões das mais diversos modos: pessoais, sociais e profissionais. Sendo assim, é necessário que as empresas dêem maior atenção a fatores psicológicos e motivacionais de seus colaboradores.
Palavras-chave: Psicologia, Organização, Saúde.
ABSTRACT
Today, companies have the need for greater efficiency and competitiveness, making their adaptation to ensure their survival. With this the man undergoes pressures of the most diverse forms: personal, social and professional. Therefore, it is necessary that companies pay more attention to the psychological and motivational factors of their employees.
Key words: Psychology, Organization, Health.
1 INTRODUÇÃO
A ciência psicológica do trabalho tem sido considerada uma das formas de significancia a existência humana, a partir da transformação da natureza do próprio indivíduo com suas experiências a partir de suas atividades desenvolvidas. E com o trabalho que o sujeito desenvolve e reconhece a sim mesmo e, pela via desse movimento, concede ao outro e produz subjetividade, que é um foco de estudo dessa área.
Os teóricos que se propuseram a estudar sobre esta temática da psicologia do trabalho foram os franceses. Esses profissionais se dedicaram a entender as causas e os efeitos da fadiga na relação do trabalho e homem. O foco principal era a seleção dos trabalhadores capacitadas para ocupação de cargos. Assim, os testes psicológicos eram os instrumentos mais utilizados nesse processo de seleção.
Ao passar da história com a adição do profissional de pscicologia nas organizações, a sua atuação destacou-se apenas na seleção de pessoal, recrutamento e aplicação de testes psicológicos. Porém este trabalho tinha como ideia selecionar pessoas mais “aplicavéis e aptas” ao cargo. Sendo que a atuação do psicologo do trabalho ganhou vovas visões e conseguiu ampliar seu escopo de atuação, passando a considerar também a formação do trabalhador, a orientação do trabalho, a melhoria do plano de carreira e estimular uma reorganização em vários pontos de vista em relação ao trabalho.
...