TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perdigão Revolução Industrial

Por:   •  30/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  12.288 Palavras (50 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 50

Revolução Industrial

A Revolução Industrial foi um dos mais importantes processos históricos ocorridos na história da humanidade, com efeitos que repercutem até a atualidade.

Você já deve ter ouvido falar que estamos passando por uma revolução tecnológica, que está mudando os processos de produção e o nosso modo de vida. Pois bem, o modo de vida e o processo produtivo em transformação são aqueles que surgiram na Revolução Industrial.

Portanto, estamos entrando em uma nova etapa da História da humanidade, na qual o processo produtivo sofrerá profundas alterações, como já está acontecendo; e o modo de vida também será afetado por essas mudanças.

Você deve estar acompanhando as discussões que estão ocorrendo sobre a mudança da estrutura familiar, as questões de gênero, a liberdade de opinião e de manifestação, o trabalho a distância e muitas outras.

Todas essas questões estão relacionadas a mudanças na base tecnológica da sociedade, exatamente como aconteceu na Revolução Industrial.

Por isso é preciso estudar esse período histórico, pois, entendendo o passado, compreenderemos melhor o que está acontecendo agora.

É importante saber que a Revolução Industrial se divide em duas fases principais. Esses períodos podem diferenciar-se um pouco de um autor para outro.

Primeira Revolução Industrial – entre os séculos XVIII e XIX (por volta de 1760/80 a 1820/40).

Segunda Revolução Industrial – entre o final do século XIX e meados do século XX (de 1820/40 a 1914/50).

A Revolução Industrial que nos interessa é caracterizada como a Primeira e aconteceu na Europa, mais especificamente na Inglaterra.

Consistiu na transformação profunda dos meios de produção existentes e, por consequência, na organização social vigente. Embora se inicie naquele país, depois é ampliada para outros do mesmo continente e para os Estados Unidos, dando sequência às transformações iniciadas nesse primeiro momento, intensificando-as.

Vamos, então, definir o que exatamente foi a Revolução Industrial.

Ela pode ser definida como o período em que um conjunto de invenções e inovações relacionadas entre si permitiu alcançar uma enorme aceleração da produção de bens e assegurar um crescimento que foi se tornando rapidamente independente da agricultura.

A Revolução Industrial com seu conjunto de invenções e inovações levou a uma rápida transformação econômica na Inglaterra, onde a economia e a organização social deixaram de se basear no trabalho manual e agrícola para serem predominantemente industriais e urbanas. Assim, em mais ou menos cem anos...

[...] a Europa de sítios rendeiros e artesãos tornou-se uma Europa de cidades abertamente industriais. Os

O processo da Revolução Industrial começou com a mecanização da produção de algodão. A indústria algodoeira, com implementação de teares mecânicos, aumentou extraordinariamente a produção de tecidos.

Mas foi a indústria siderúrgica que, na verdade, revolucionou todo o processo industrial do momento e possibilitou o desenvolvimento posterior das demais indústrias.

Todo o processo industrial daquele momento, só foi possível devido à implementação de uma série de aperfeiçoamentos em fornos e sistemas de fundição, produzindo ferro de alta qualidade e assim viabilizando o desenvolvimento de vários outros setores, como, por exemplo, o dos transportes ferroviários.

Tudo isso, representou um avanço gigantesco na forma e no tempo de escoamento de mercadorias. O uso do ferro também melhorou técnicas existentes e possibilitou a construção de outras máquinas.

Os trens a vapor revolucionaram o transporte de mercadorias e pessoas.

A economia inglesa passou a experimentar então, um crescimento econômico vertiginoso. Como consequência, houve um aumento da necessidade de matérias-primas, que os ingleses foram buscar em suas colônias, e em troca comercializavam seus produtos manufaturados, espalhando-os por todo o mundo. Desse modo, no começo do século XIX, surgiu a necessidade de ampliar o mercado consumidor.

O trabalho escravo passou a não ser tão interessante, pois não criava consumidores. Assim, a Inglaterra passou a pressionar outros países, como o Brasil, a abolir a escravidão, numa primeira etapa combatendo a importação de escravos africanos, como forma de ampliar o mercado de consumo.

Os fatores estudados impulsionaram o desenvolvimento do comércio, da navegação e dos meios de transporte por terra, especialmente as ferrovias. Outras consequências desse quadro foram a necessidade de a Inglaterra controlar suas colônias.

O controle era importante pois eram as colônias que mantinham a expansão do mercado externo, o qual era feito com tecidos e trabalho escravo vindos de colônias africanas.

O controle também era importante devido às disputas com outras potências no período, para não somente obter mercado, mas também mantê-lo.

Conforme estamos verificando, as transformações advindas da Revolução Industrial foram vertiginosas. Elas abrangeram e alteraram definitivamente as estruturas sociais e econômicas existentes. Agora, o que nos interessa é ver quais foram as principais características das novas formas de organização social geradas por esse processo histórico.

Principais características das formas de organização

Você pôde ver anteriormente como a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, transformou definitivamente o modo de vida humano a partir do desenvolvimento industrial que ela provocou, fazendo surgir novos modos de organização social.

Para termos uma ideia de quão grandes foram as mudanças que ocorreram nesse período, elas só são comparáveis às do final do século XX e início do século XXI, pelas quais somos afetados atualmente, especialmente com o grande avanço tecnológico alcançado e as transformações do capitalismo.

[pic 1]

Isso significa que é preciso compreender o que aconteceu com a sociedade, ou seja, como viviam as pessoas no período em que ocorreu esse processo intenso de industrialização, para entendermos suas consequências nos dias de hoje.

Principais características das mudanças provocadas pela Revolução Industrial

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

[pic 2]

MUDANÇAS OCORRIDAS NOS SÉCULOS XVIII E XIX

[pic 3]

Substituição progressiva do trabalho humano por máquinas

A divisão do trabalho e a necessidade de sua coordenação

Intenso processo de urbanização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87.8 Kb)   pdf (438.8 Kb)   docx (323.3 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com