Petrobras
Por: sueli cecilio • 12/9/2015 • Trabalho acadêmico • 890 Palavras (4 Páginas) • 366 Visualizações
Introdução
O objetivo desse trabalho é mostrar as dificuldades encontradas entre uma organização e seus colaboradores na questão de valores, éticas e crenças.
Quando existem diferenças nesses aspectos, a adaptação de ambos se torna inviável, pois cada indivíduo possui seus próprios conceitos e cada um de sua maneira quer fazer valer suas condutas.
Petrobras
A organização Petrobras atua como uma empresa integrada de energia nos setores exploração e produção , refino, comercialização, transporte, petroquímico, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás químico e biocombustível com responsabilidade social e ambiental nos mercados nacionais e internacionais de forma segura e rentável, fornecendo produtos e serviços adequados as necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.
Crenças e Valores da Petrobrás | . Crenças e Valores Profissionais destoantes |
|
|
A ética, crença e valores são elementos que não podem ser definidos como certo ou errado e sim a forma de que cada um acredita e observa o mundo.
Cada empresa deve desenvolver normas de conduta para mostrar aos seus funcionários o que é “correto” para aquele ambiente de trabalho.
O que a empresa acredita estar certo, tem que estar alinhado ao que o funcionário que trabalha em sua empresa acredita, caso contrário o ambiente fica sendo antiético pois os valores são diferente dentro de um ambiente comum.
Antes de tudo precisamos verificar se a empresa em que trabalhamos está de acordo com nossos valores, por outro lado a empresa também precisa observar seus empregados se o que ela acredita como certo também faz parte da crença deles.
O empregado que possui ética, crenças e valores diferentes da empresa onde trabalha, seu desempenho fica comprometido e o mesmo não consegue se adaptar ao sistema, geralmente sente-se isolado.
Quando o funcionário gosta de fazer fofoca, fala de mais ele não é um profissional ideal para a empresa que não tolera esse tipo de atitude.
Há também aqueles que em troca de presentinhos costumam fazer favores prejudicando assim os outros colegas de trabalho.
O colaborador deve ter o cuidado de não fazer comentários maldosos sobre a empresa onde trabalha, ou seja fazer críticas pois isso é uma prática ruim para sua carreira.
Quando for contratado, o empregado deve logo perceber como as coisas acontecem dentro da empresa, observando como agem suas chefias e os outros colegas.
Com tudo isso se não se adaptar ao sistema da empresa, deverá fazer um avaliação para saber até que ponto conseguirá ser flexível dentro de suas convicções e tentar se adequar a empresa.
Caso a adaptação seja impossível a tendência é ele sair ou ser demitido, pois a própria empresa não investirá em alguém cujos valores são muito diferente dos dela.
Muitas vezes a pessoa que trata da contratação de funcionários está tão preocupada em contratar alguém com habilidade para o cargo que acaba se esquecendo que é também importante contratar uma pessoa que entenda e se alinhe com as crenças e valores da empresa.
A empresa percebe que o funcionário além de não cumprir com suas tarefas, acaba atrapalhando seus colegas não sendo viável manter um profissional desse tipo na equipe, ele não contribui positivamente
...