Pim unip
Por: dianalange • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.507 Palavras (7 Páginas) • 433 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista
Curso: CST em Gestão Financeira
Projeto Integrado Multidisciplinar I – PIM I
Estudo de Caso GF Sport
Nome: Diana Doroti Lange Pinheiro
RA: 1503982
Nome: Veronice da Silva Santos
RA: 1503973
Local: Mauá
Ano: 2015
RESUMO
Este trabalho é um estudo de caso real, realizado em uma empresa do ramo de moda adaptado para fins acadêmicos com objetivo de relacionar teoria e prática organizacional.
Para analise foram realizadas leitura de manual e discussão em grupo com realização de relatório.
Este trabalho contempla as três matérias estudadas até o momento:
- Fundamentos da administração
- Comunicação empresarial
- Técnicas de informática
Ao final do trabalho foi possível identificar os pontos fortes e fracos da empresa e aplicar as teorias estudas ate o momento.
Palavras-chave: Comunicação, Planejamento e Organização.
- INTRODUÇÃO
Este trabalho irá permitir uma visão mais ampla e fundamentada dos negócios da empresa GF SPORTS, este estudo de caso permitira a consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Sendo possível verificar os motivos e dificuldades encontrados pela empresa que a fizeram fechar as portas.
Muitas empresas são criadas por necessidades das pessoas, sem uma visão de oportunidade de negócios, essas organizações acabam por desaparecerem no mercado competitivo de hoje, já aquelas que possuem sua própria cultura tem maiores chances de sobreviver.
A partir desta idéia surge o tema central deste trabalho será que a mudanças nos processos e cultura organizacional da empresa interferiu na sua sobrevivência?
Após este questionamento foram estabelecidos as orientações estratégicas e os objetivos a serem alcançados.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 Descrever a atuação organizacional da empresa.
Apontar se é claro e objetivo seu jeito de funcionar, se há hierarquia clara e definida, se há respeito à hierarquia, se há divisão de tarefas etc.
A empresa não tem organização, não existe divisão correta de atividades a serem realizadas por seus respectivos órgãos, não existe um relacionamento hierárquico funcional entre eles. Por fim não existem estratégias adotadas e nem uma comunicação eficaz entre seus colaboradores, o que por sua vez acaba dificultando o desenvolvimento da empresa.
2.2 Princípios da administração. Observar se estão presentes ou não e quais estão presentes, justificando alguns deles, tais como:
2.2.1 PLANEJAMENTOS
O planejamento não esteve presente na empresa. Para um bom planejamento é necessário ter conhecimentos do produto que se está criando como também a forma correta de administrar o negócio, e como vimos tanto o proprietário como seus sócios não tinham conhecimento nenhum sobre planejamento e forma de administração.O planejamento é muito importante para que qualquer companhia, independente do porte ou segmento, cresça de forma contínua e acelerada. E para que o mesmo seja desenvolvido, de maneira, prática e eficiente, é necessário que sejam respeitadas algumas etapas. A Empresa e seus colabores têm que ter uma visão ampla e ter em mente o objetivo da empresa, cada um com sua missão e comprometimento.
- ORGANIZAÇÕES
A organização literalmente não estava presente na empresa. Segundo Fayol (1990), a organização se resume em divisão em regras de processos que correspondam tanto com as necessidades do exército como da indústria (ou seja, empresa e funcionário). Na empresa não existia uma divisão correta de atividades, funções, setores para se obter uma maior produtividade, mal se sabia quem era quem na empresa. Quando foi visto que a organização era necessária para bom funcionamento da empresa já não havia mais tempo de correr atrás do tempo perdido, só com uma nova estrutura um novo planejamento, ou seja, começar tudo de novo.
Portanto a organização é um resultado de combinações que visam a busca por um objetivo e qualidade em um trabalho em equipe.
2.2.3 CONTROLE
O controle (UNIP/ Fundamentos da administração pág. 39) significa um planejamento, um relatório de todas as ações realizadas o certo ou errado e a atual situação do trabalho que visa à busca por melhorias na execução das atividades. Na empresa não existia esse controle só depois de um tempo um funcionário teve a idéia de registrar todas as informações referente à empresa em um caderno, porém, esse controle tinha que ter sido implantado desde o início da empresa.
2.2.4 LIDERANÇA
A liderança só era mantida com o dono da empresa GF SPORTS que, contudo não tinha um conhecimento necessário para tal procedimento. Um líder é o guia, o que comanda, passa segurança, que inspira, e o mais importante que fornece ferramentas para melhor qualidade e desenvolvimento do trabalho. Talvez se existissem pessoas especializadas com conhecimento necessário para comandar, uma hierarquia funcional a ser respeitada a empresa teria dado certo e iniciado da forma correta em todos os sentidos, pois teriam pessoas treinadas e capacitadas para suas respectivas funções sem deixar a desejar em nenhuma área.
- Falar do modelo de comunicação existente na empresa, se é bom ou não e justificar com base na teoria vista em aula, citando o autor que confirma sua posição a favor ou contra.
O modelo de comunicação existente não é bom, pois em uma empresa é importante que haja pessoas capacitadas para exercer o seu papel, obtendo função dentro de uma doutrina correta, por isso é necessário ser um líder que compreenda as situações, sabendo se comunicar para que a equipe consiga chegar ao o objetivo da empresa.
Porém a empresa (GF Sports) não havia comunicação entre os gestores, não existindo contato entre eles, ou seja, a comunicação faz parte da vida de todos, seja ela verbal ou não verbal.
...