Planejamento Financeiro e Orçamentário
Por: kosoares • 25/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 6.215 Palavras (25 Páginas) • 93 Visualizações
Fundamentos da Economia
A Origem
A palavra economia vem da grécia antiga. OIKOS (casa) + NOMOS (normas, leis) = Administração de uma unidade habitacional.
Conceito
É uma ciência social que estuda como os indivíduos e a sociedade decidem utilizar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los, entre os grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.
Objeto da economia
Necessidades humanas ilimitadas x Recursos produtivos limitados (fatores de produção)
Observações
Pobreza: Possuir poucos bens
Escassez: É quando existem mais desejos que bens disponíveis, mesmo que ajam muitos bens;
Limitado: Um bem pode ter sua oferta limitada, entretanto, se não for desejado, se não houver demanda, ele não será escasso.
Problemas Econômicos Fundamentais
-O quê e quanto produzir? Bens de consumo (tv, carro, etc) / Bens de capital (Máquinas e equip.)
-Como produzir? Capital Intensivo (máquinas, equip., instalações e instrumentos) ex.: trigo (prod. mecanizada) / Mão de obra intensiva (trabalho humano) ex.: Cana de açucar (prod. manual)
-Para quem produzir? Quais setores serão beneficiados por estes produtos ou serviços.
SIstemas econômicos
É a forma como a sociedade está organizada para desenvolver suas atividades econômicas (Produção, Circulação, Distribuição e Consumo de bens e mão-de-obra).
Dividem-se em tres: Economia de Mercado (Pura e Mista) e Economia Planificada.
Economia de mercado (pura e mista)
Descentralizada;
Capitalista;
Pode ter concorrência pura ou mista;
Propriedades privadas;
Os problemas econômicos fundamentais são resolvidos pelo mercado;
Maior eficiência alocativa de recursos produtivos.
Concorrência pura (Adam Smith)
Sendo a base do liberalismo econômico, (que diz onde o mercado não deve sofrer interferências do governo) este modelo é a simplificação da realidade. Onde quem decide...
O que produzir, é o consumidor;
Quanto produzir, é a relação entre a oferta e a demanda;
Como produzir, são as empresas;
E para quem produzir, é determinado por mercado de fatores de produção e da demanda e a oferta destes fatores.
Este sistema possui diversas críticas sobre si, pois, na realidade, não é simplesmente as leis de oferta e demanda que determina a alocação dos fatores produtivos e a situação distributiva dos bens e serviços produzidos, mas sim, uma série de outros fatores são determinantes na precificação final dos mesmos. ex.: Sindicatos, impostos, monopólio, oligopólio, cartéis, etc.
Concorrência mista
O que, quanto, como e para quem produzir, é determinado tão somente pelo mercado, porém, O governo também oferece serviços (água, luz, educação, segurança, etc.) e produtos, além de poder intervir, quando necessário, com dispositivos protetores do equilíbrio da economia como, mercados regulados, carga tributária ou estoques reguladores, visando evitar distorções alocativas e distributivas.
Este tipo de economia é adotada em, praticamente, todo o mundo.
Economia Planificada (Karl Marx)
Centralizada;
Socialista;
Propriedades do Estado;
Os problemas econômicos fundamentais são resolvidos pelo governo;
Maior eficiência distributiva de recursos produtivos.
Neste sistema o Estado é detentor dos fatores de produção e dos recursos produtivos, (matéria prima, imóveis e capital) é ele quem define o que, quanto, como e para quem produzir, enquanto que, os trabalhadores possuem a capacidade de trabalho e os meios de sobrevivência (comida, roupa, casa, carro, etc.)
Os únicos países que ainda praticam este tipo de economia são a China e Cuba.
Recursos produtivos ou Fatores de produção
São os elementos utilizados no processo de fabricação dos mais variados tipos de bens. Também são escassos, assim sendo, exigem escolhas. São eles:
Terra: São os recursos naturais (renováveis ou não), encontram-se na base de todo o processo de produção. Ex: solo, subsolo, água, pluviosidade, clima, sol...
Capital: Compreende as edificações, a maquinaria, os equipamentos, as matérias primas, os computadores, estradas, trilhos e demais meios elaborados, utilizados no processo produtivo.
Trabalho: Se refere às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que intervêm no processo produtivo.
Capacidade Empresarial: Diz respeito ao administrador. É ela que organiza a produção, reunindo e combinando os outros recursos produtivos e assume todos os riscos inerentes a elaboração dos bens e serviços.
Capacidade Tecnológica: É o conjunto de conhecimentos e habilidades intelectuais ou não, que dão sustentação ao processo de produção. Ex.: vapor, motor a explosão e robótica.
A remuneração dos fatores
Terra | Aluguel |
Capital | Juros |
Trabalho | Salários |
Cap. Empresarial | Lucros |
Cap. Tecnologica | Royalties/Patentes |
Agentes Econômicos
Os agentes econômicos são todos os indivíduos, instituições ou conjunto de instituições que, através das suas decisões e ações, tomadas racionalmente, intervêm num qualquer circuito econômico. Apesar de terem funções diferenciadas no circuito econômico, de produção, de consumo ou de investimento, estabelecem entre si relações econômicas essenciais:
Famílias(C) – São as detentoras dos recursos de produção. Que tomam decisões sobre o consumo de bens e serviços e de poupança, mediante os rendimentos auferidos;
...