Plano de aula com principal condutor da aprendizagem
Por: marinete060905 • 16/3/2017 • Relatório de pesquisa • 930 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Planejamento 4
2.1 Avaliação ...............................................................................................................5
2.2 Plano de Aula .......................................................................................................6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho ressalta o plano de aula com principal condutor da aprendizagem, pois propicia uma verdadeira organização metodológica, com o plano de aula bem elaborado os objetivos de ensino e de aprendizagem são alcançados de forma significativa.
2. PLANO DE AULA
O plano de aula é importante para valorizar a aprendizagem e seus paradigmas. Têm como objetivo melhorar a qualidade e os índices do ensino. Através do plano de aula escolar, o docente programa e planejam as situações de aprendizagem que vai propor as suas crianças, e determina quais os objetivos pretendidos para cada situação de aprendizagem. Podemos relacionar três itens fundamentais que norteiam o trabalho docente nas escolas: o plano de ensino, plano de aulas e plano da escola.
O plano de aula deve ser flexível, pois conviver com pessoas implica em mudanças diárias, sendo flexível o verdadeiro sentido e objetivo pode ser alcançado. Possibilitando ao professor analisar e tomar decisões futuras, conseguindo identificar os problemas, nivelando a turma e ministrando aulas voltadas para a realidade dos estudantes que o professor recebe. O professor deve ser tomado de atitudes positivas e reflexivas para criar, recriar e redirecionar situações de aprendizagem que norteiam a vida escolar.
O plano de aula tem como base itens que são fundamentais para elaboração de uma aula ou um projeto, que visa à integração e a relação do conteúdo com seus participantes: objetivo geral, objetivo específico, ação didática, desenvolvimento, avaliação, conteúdo, utilizar materiais diversos adequados para cada faixa etária.
Na rotina escolar um plano de aula bem elaborador fornece aos estudantes, didáticas que valorizam a aprendizagem e suas necessidades diante das mudanças ocorridas no plano educacional, destacando ideias e materiais para novos planejamentos.
2.1 AVALIAÇÂO
A avaliação no planejamento é um medidor de qualidade, identificando se na aula ministrada os objetivos foram atingidos e se não foram atingidos, o diagnóstico do ensino deve ser sistemático para que essas crianças tenham uma aprendizagem proveitosa e valorizada. Proporcionando situações de aprendizagem lúdicas, interdisciplinares, que sintam prazer em realizar, sendo dinâmicas no seu conceito e execução.
Segundo Saviani (apud FUSARI, 1990):
“a palavra reflexão vem do verbo latino ‘reflectere’ que significa ‘voltar atrás’. É, pois um repensar, ou seja, um pensamento em segundo grau. (...) Refletir é o ato de retomar, reconsiderar os dados disponíveis, revisar, vasculhar numa busca constante de significado. É examinar detidamente, prestar atenção com cuidado. E é isto o filosofar”.
Todavia, a avaliação valoriza coisas novas, integrando os professores, estudantes, crianças, família x escola para propiciar uma reflexão no que é transmitido e o que é assimilado, buscando momentos significativos nas situações de aprendizagem e sanando eventuais problemas. O docente se torna abrangente como pesquisador crítico e reflexivo nos momentos certos.
O professor reflexivo e crítico anuncia uma nova visão de avaliação, tornando esta uma parte fundamental no ensino aprendizagem, no plano de ensino e currículo, fazendo assim uma importante ferramenta da história da educação, com isso reconsiderando os movimentos e metodologias do planejamento.
...