Plano de negocios
Por: Guilherme Veiga Domingues • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.294 Palavras (10 Páginas) • 254 Visualizações
Introdução
Um empreendimento surge com uma idéia, com o foco de colocá-la em prática o mais breve possível, devido á grande concorrência comercial que há nos países desenvolvidos e até mesmo nos subdesenvolvidos.
Após análises e possíveis correções, um empreendimento necessita de um controle, um controle nos seus negócios. Este controle é conhecido como plano de negócios, que é insubstituível em quaisquer empreendimentos existentes no mercado, ora que este é a organização das idéias que se tem para a empresa em si, e tem por objetivo o conhecimento de informações sobre o seu ramo, produto, clientes, pontos fortes e pontos fracos; Mas, principalmente, contribui para a identificação da viabilidade da sua idéia e criação e gestão da sua empresa.
O plano de negócios desenvolvido para a Anacleto detalha cada um dos pontos necessários para a empresa ser destaque no ramo de sandálias ajustáveis.
Ramo de atividade
Como o Brasil será sede da Copa do Mundo Fifa de Futebol e por ser um país tropical onde há temperaturas elevadas em todas as estações do ano e em regiões diversificadas escolhemos produzir e vender chinelos, um produto de veraneio. Em 2016, com a chegada dos Jogos Olímpicos, a empresa já estará estabelecida no mercado e com sua marca reconhecida no país, trazendo o retorno de seus investimentos totais. A Anacleto Ltda. é uma indústria de bens de consumo do setor secundário especializada no ramo de sandálias de borracha, popularizadas como “chinelo” no território brasileiro.
Mercado Consumidor
Nossos clientes são os indivíduos de todas as idades e classes sociais que buscam um conforto diferenciado para os pés com design diversificado, proporcionando descanso total aos pés e sustentabilidade ao planeta, devido as eco-bags que acompanham as sandálias.
. A Anacleto acredita que para um produto ter sucesso é preciso a inovação constante do mesmo, a comunicação ampla com o público alvo e o encantamento de seus consumidores pelo produto. Com isso, a empresa tende a ser tão reconhecida como as marcas mais antigas no país, tornando-se uma empresa líder no seguimento de sandálias de borracha com alças removíveis.
Mercado fornecedor
As principais diretrizes e restrições impostas pelos agentes externos são as alterações climáticas imprevisíveis que vem ocorrendo de maneira continua no país e a escassez de fornecedores de borracha para a produção das sandálias, complicando a empresa na questão de produtividade e eficácia. Porém, a empresa estuda a possibilidade de fornecedores fora do Brasil, fazendo com que a matéria-prima tenha várias opções de aquisição, evitando desfalque de matéria e redução de vendas. A empresa conta com 80% de recurso próprio para aquisição de matéria-prima, móveis, material para escritório e veículo para transporte das mercadorias; e 20% de recurso de terceiros, para aquisição do maquinário fabril.
Mercado concorrente
A Anacleto conta com somente três concorrentes. São eles: Havaianas (principal concorrente), Ipanema e Grendha. Caso os mesmos se voltem ao processo de inovação de seus produtos, a Anacleto pode perder mercado, reduzindo suas vendas mais que o esperado.
Produtos/serviços a serem ofertados
A Anacleto nasceu da idéia de que a partir de um simples produto - as sandálias que são utilizadas no dia a dia das pessoas -, iniciou-se um projeto através da matéria de Empreendedorismo que pareceu ser a inovação dessas sandálias, que há tempos seguem o mesmo modelo padrão brasileiro.
A intenção da Anacleto é o investimento e desenvolvimento de sandálias troca alças, algo diferente e inovador para os que gostam de estilo, e também para os que gostam de praticidade e de versatilidade, podendo ser usado por pessoas de todas as idades.
Sandália troca alças
A ideia da Anacleto consiste em uma sandália (mais conhecida por ‘chinelo’, no Brasil) elaborada com borracha resistente, tanto o solado, quanto as alças. O solado terá 2,5 cm de altura, visto que a empresa visa o melhor encaixe de suas alças. As alças também são de borracha e terão o encaixe estilo rosca.
Para que o encaixe da alça na sola demore mais tempo para o desgaste, criamos um fecho diferente. O solado terá os três furos padrões. As alças terão encaixes que serão colocados nos furos e rosqueados com pinos de plástico resistente, que virão por debaixo da sola e rosquearão internamente ao encaixe da alça, possibilitando assim um encaixe mais seguro, que não provocará o breve desgaste do produto, e evitará ao máximo a quebra da alça da sandália, acontecimento muito comum nas sandálias que já existem no mercado.
Diferenciais
Troca de alças: O produto virá em um kit com 5 (cinco) cores de alças diferentes, que o próprio cliente poderá escolher no ato da compra e o solado em preto ou branco, que também ficará á critério do cliente. Possibilita versatilidade com as diferentes cores que poderão ser utilizadas, o que as marcas concorrentes não disponibilizam aos seus clientes, que apenas compram uma sandália e não tem a possibilidade de ter várias sandálias em uma, que é o que a Anacleto investe no mercado.
Fecho inteligente: As marcas concorrentes da Anacleto disponibilizam sandálias que, com o uso, simplesmente arrebentam-se as alças, o que torna o produto inutilizável e se torna necessário a compra de um novo.
Pensando assim, a Anacleto criou mais um diferencial em prol de seus clientes. Nossas alças, além da possibilidade de troca, acompanham um mecanismo de encaixe prático e diferente. Na ponta de cada entrada das alças, temos um mecanismo de rosqueamento, que será encaixado em cada furo do solado de borracha. Debaixo do solado, será encaixado o pino de plástico, onde este será rosqueado com a alça, possibilitando assim um encaixe perfeito e preciso, evitando o desgaste das alças e da sola da sandália.
...