Plano de negocios
Por: afs0205 • 2/5/2015 • Resenha • 425 Palavras (2 Páginas) • 1.695 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Guarulhos
TGRH – Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
Atividade de Empreendedorismo
Resumo: O Plano de Negócios
Aline Fernandes RA: 7248602259
Guarulhos
2015
Resumo Capítulo 5: O Plano de Negócios
Quando falamos de empreendedorismo naturalmente falamos de plano de negócios, o plano de negócios é fundamental no processo empreendedor. No Brasil o setor de software começou a popularizar o uso do plano de negócios, por meio do Programa Softex, sendo assim com a explosão da internet, no final do ano de 1999 o Programa Brasil Empreendedor propiciaram a disseminação do termo plano de negócios em todo o país.
A falta de planejamento é um fator que aparece em primeiro lugar nas causas para o insucesso e deficiências de gestão, essa falha pode acontecer devido às armadilhas no gerenciamento do dia a dia de pequenas empresas. A mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras atingem a porcentagem de aproximadamente 70%, por falta de planejamento adequado nos negócios ou falha. Mas podemos evitar esse tipo de armadilhas que acontece com os empreendedores, aconselha se a capacitação gerencial contínua, os conceitos teóricos, a disciplina no planejamento periódico, sendo assim o importante para o empreendimento é se planejar.
É importante o plano de negócios, pois é uma ferramenta que deveria ser muito utilizada para o empreendedor expor suas idéias em uma linguagem onde os leitores do plano de negócios entendam e principalmente mostre viabilidade e probabilidade de sucesso no mercado, mas o plano de negócios pode ser o cartão de visitas do empreendedor, mas também pode ser seu cartão de desqualificação. Pois o cartão de visitas do empreendedor deve sempre ter a mão o plano de negócios de seu empreendimento e elaborado de maneira primorosa. O empresário precisa de um plano de negócios que lhe sirva de guia e que permita alterações visando vender a idéia ao leitor do seu plano de negócios.
Nos Estados Unidos é muito comum a utilização de pacotes de software, pois auxiliam muito na elaboração de planos de negócios, essas planilhas são elaboradas em resultados em plano-padrão sem possibilidade de alteração da estrutura no software, mas proporcionando alguns benefícios ao empreendedor, principalmente na área financeira com a utilização com o preenchimento das planilhas as projeções são obtidas automaticamente. Só que alguns empreendedores não gostam desse método de trabalho em questão de limitação ao uso da ferramenta e a sua realidade.
O plano de negócios ele atinge a todos os tipos de públicos não existe um publico específico, pois cada negócio tem sua particularidade e semelhança, o plano é entender seus objetivos, seus produtos, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira.
...