Plano desenvolvimento institucional
Por: lanynhatorres • 24/5/2015 • Artigo • 1.259 Palavras (6 Páginas) • 1.082 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas – CCEA
Campus VII – Governador Antonio Mariz
[pic 2]
Curso: Bacharelado em Administração
Disciplina: Psicologia aplicada à administração
Patos - PB
2010
[pic 3]
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas – CCEA
Campus VII – Governador Antonio Mariz
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Patos - PB
2010
[pic 4]
Empresa Alô
“Contatos protegidos, relacionamentos estabelecidos”.
Administrador: Manoel Messias Ferreira da Silva
SUMÁRIO
1. Apresentação
2. Concepção do PDI
3. Histórico
4. Missão
5. Visão
6. Valores
7. Objetivos
8. Metas
9. Estratégias
10. Orçamento
11. Cronograma
12. Política de pessoal
13. Fragilidades
1. Apresentação
A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Empresa Alô, visa fortalecer o papel da empresa na geração e difusão de capas e acessórios para celular e o caráter desta diante do mercado.
Fabricar estes produtos e expandi-los no mercado é a missão da Alô. Todas as ações realizadas no âmbito da empresa devem ser pautadas por um objetivo comum: a geração de produtos socialmente referenciados e capazes de satisfazer as necessidades dos consumidores.
O Plano é um instrumento de política institucional capaz de iluminar as disposições da Alô em relação ao futuro coletivamente desejado, aumentando a participação de mercado. Deve também permitir que os processos administrativos incorporem maior grau de racionalidade, como forma de melhorar a capacidade de tomar decisões.
Uma administração eficiente parte do envolvimento dos colaboradores e da valorização das instâncias de decisão no equacionamento dos problemas da empresa. A tomada de decisão a partir do coletivo ajuda na determinação, articulação e comunicação dos valores que guiarão as escolhas da mesma.
2. Concepção do PDI
O PDI consubstancia o planejamento estratégico da empresa, e tem como objetivos conceber políticas institucionais e estratégias de produção e de geração de inovação, orientadas às necessidades sociais e aos objetivos de desenvolvimento do país.
O PDI da Alô está estruturado de modo a refletir as atividades que subsidiaram a sua elaboração, mostrando o que a empresa é, o que deseja ser e como planeja seu futuro, em termos de políticas institucionais de gestão e dos instrumentos pelos quais deve obter suas novas ações. Também está em concordância com as políticas nacionais empresariais.
3. Histórico
A fábrica Alô iniciou-se no ano de 2008, na cidade de Patos, como uma produção caseira de capas para celulares, tendo em vista a necessidade de oferecer produtos estilizados, de maior qualidade e durabilidade. Pouco tempo depois, devido à grande demanda de nossos produtos, surgiu a necessidade de ampliação da fábrica. Conquistou espaço pela excelência e qualidade presente em seus produtos, garantindo cada vez mais clientes pela região. A empresa se manteve preparada para direcionar seus produtos a diferentes públicos.
Com a ótima aceitação pelo mercado, em janeiro de 2010, foi obtida uma expansão na produção, e nesta mesma época, os produtos fizeram tanto sucesso que levou a empresa a investir em um catálogo, que foi lançado em maio de 2010, segmentando os modelos a seus respectivos públicos.
Deste modo, os produtos Alô deixaram de ser apenas funcionais e se caracterizaram como acessórios de moda.
A produção continua crescendo e a Alô continua conquistando cada vez mais espaço no mercado e se sentindo cada vez mais motivada a satisfazer seus clientes com a qualidade e a inovação da marca.
4. Missão
Atender nossos clientes com o máximo de agilidade e transparência, fornecendo capas e acessórios para celulares, com busca constante de melhorias na produção, logística, atendimento e design de nossos produtos.
5. Visão
Ser reconhecido em todo o Brasil como referência em inovação, design e qualidade de nossos produtos.
6. Valores
- Ética
- Respeito às pessoas
- Integridade nos negócios
- Comprometimento
- Inovação
- Qualidade
- Vocação para servir bem
7. Objetivos
Objetivos rotineiros:
- Treinar 10 homens/hora por semana
- Produzir 10 capas por minuto
- Manter o índice de rotatividade em menos de 1% ao mês
- Manter o nível de satisfação dos funcionários em 85%
Objetivos de aperfeiçoamento:
- Aumentar a qualidade dos produtos em 5% ao ano
- Elevar o nível de produtividade do pessoal em 5%
- Melhorar o atendimento ao cliente
- Acelerar a entrega de pedidos
Objetivos inovadores:
- Criar e desenvolver um produto novo por mês
- Obter 10 sugestões mensais de funcionários
- Incentivar a participação dos funcionários nas decisões
- Implantar programa de qualidade total
8. Metas
Nossa meta é ser uma empresa reconhecida no mercado pela nossa flexibilidade e capacidade de responder às expectativas dos nossos clientes.
Onde estamos em 2010 | Onde queremos chegar em 2013 |
Somos atualmente a 3ª maior empresa de acessórios para celular da cidade | Queremos ser a 1ª maior empresa de acessórios para celular da cidade |
Dominamos 20% do mercado municipal | Queremos chegar a 38% do mercado municipal |
A satisfação dos consumidores atinge atualmente 57% dos clientes | A satisfação dos consumidores deverá atingir 80% dos clientes |
Somos visitados por 73 clientes a cada dia | Queremos chegar a 150 clientes |
...