TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Popularização da Ciência

Por:   •  2/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

a) Popularização da Ciência

        Pilar que tem como referência duas linhas de ação:

  1. Estimulo a iniciação cientifica no ensino básico

Referente ao incentivo à produção cientifica com foco na educação básica, baseado na compreensão de que o baixo desempenho da inovação no Brasil, tem intima relação com a insuficiência de produção cientifica, que tem como uma de suas principais causas o pouco incentivo que se tem nas escolas de ensino básico da produção cientifica. Parte disso é reflexo da insuficiência de recursos destinados a estimular os alunos e professores a produção de pesquisas.

Para desenvolver esta linha pretende-se por meio do Projeto Rede de Ciência oportunizar janela para novas experiências no campo científico-educacional aprofundando  a curiosidade pela descoberta, incentivando o diálogo entre a ciência e a rotina escolar, buscando complementar o aprendizado escolar,  despertando o interesse por ações coletivas por meio de atividades científicas, incentivando o uso de laboratórios de ciências já existentes ou que possam vim à serem implantados, estimulando a competitividade  criativa dentro das escolas, e principalmente,  criar uma rede de informações e ações que complementem suas atividades, verificando as principais experiências e estudos, e de que maneira estas podem contribuir para o desenvolvimento do estado Amapá.

Como resultado, este pilar pretende contribuir positivamente para a Educação Científica amapaense (crianças e adolescentes), assim como para o desenvolvimento profissional de todos os professores ligados, diretamente e indiretamente, com as atividades desenvolvidas ao longo do calendário acadêmico das secretarias estadual e municipais de educação.

  1. Difusão do Conhecimento Cientifico

Os avanços tecnológicos que ocorrem na atualidade não chegam, na maioria das vezes, a sociedade, beneficiária a princípio, de oportunidades benefícios sociais ao seu cotidiano, ou as instituições (públicas e privadas) possibilitando-as de se tornarem mais inovadoras, e por conseguinte, mais competitivas. É preciso que os resultados alcançados pelos avanços científicos e tecnológicos sejam divulgados para além da academia e alcancem a sociedade.

Entretanto, a construção de pontes que integrem o mundo da ciência e ou outros mundos, requer várias formas de divulgação, possibilitando ampliar o aceso de o maior alcance de um público mais ampliado. A ampliação de interações entre os diversos mundos e o mundo cientifico e de horizontes culturais diferentes é um desafio constante. O estimulo a divulgação por meio de feiras, participação em eventos científicos, internet, jornalismo cientifico, são alguns dos caminhos a serem trilhados.

 Para mensurar o alcance dos resultados proposto neste pilar, se estabeleceu os seguintes indicadores:

- Nº de alunos de ensino básico desenvolvendo atividades de iniciação cientifica

- Nº de professores do ensino básico desenvolvendo atividades de iniciação cientifica

- Nº de escolas beneficiadas com ações que promovam a iniciação cientifica

- Eventos de divulgação cientifica realizados.

- Nº de participação em eventos realizados.

- Nº de pesquisadores participantes em intercâmbios ou eventos fora do estado financiado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com