Portfólio
Por: anerodrigues • 9/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.915 Palavras (8 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 QUESTÃO 1...........................................................................................................4
2.1.1 Resposta Questão 1............................................................................................4
2.2 QUESTÃO 2...........................................................................................................5
2.2.2 Resposta Questão 2............................................................................................5
2.3 QUESTÃO 3...........................................................................................................7
2.3.3 Resposta Questão 3............................................................................................8
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
- INTRODUÇÃO
O objetivo buscado é, nos especializarmos mais nas disciplinas desenvolvidas no segundo semestre, Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade; Seminário. Estudando mais a fundo, o conceito de cada uma delas.
- DESENVOLVIMENTO
- Microeconomia e macroeconomia
Na microeconomia, estudamos as escolhas feitas pelos agentes econômicos e a forma como essas escolhas afetam o mercado de bens e serviços. Na macroeconomia, estudamos a economia como um todo, entendendo como a economia nacional funciona, debates sobre a política econômica e o ambiente no qual se tomam decisões sobre negócios.
- Inflação: a inflação é o processo no qual o nível de preço está
subindo e o no qua o dinheiro está perdendo o seu valor. Temos três tipos e causas da inflação: de custo; da demanda e inercial. Inflação de custo, na qual as pressões de custo são repassadas aos preços, um exemplo como, taxa de juros. Já a inflação da demanda, é causada por excesso de procura em relação a oferta disponível, um exemplo como, expansão dos gastos públicos. E por último a inflação inercial, que é decorrente de mecanismos de indexação, mecanismos que podem ser formais ou informais, um exemplo como, aluguéis.
A moeda, tem grande influência na inflação, e uma das grandes aliadas na economia capitalista, sua evolução é fruto do avanço do capitalismo. As principais funções das moedas metálicas e moeda escritural é, ser instrumento ou meio de troca, ser reserva de valor e ser denominador comum monetário. A inflação possui muitas conseguências, algumas delas como: dificulta investimentos devido a problemas sobre como prever os retornos dos mesmos; afeta a distribuição de renda devido a diferença de repasses de aumentos; aumento da dívida pública; entre outras causas.
Uma notícia de inflação recentemente, é o preço de presentes para o Dia das Crianças que sobe mais que a inflação. Em 12 meses, os produtos e serviços mais procurados para a data, registraram alta de 9,13%.
- Taxa de juros: diz respeito ao custo de um crédito ou à
rentabilidade das poupanças. Trata-se, de um termo que permite fazer alusão ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo. Temos a taxa de juros simples e composta. O juro simples, refere-se aos juros que produzem um investimento graças ao capital inicial e o juro composto, em contrapartida, permite que os juros obtidos, sempre que vence o período de investimento, não sejam retirados, mas sim repostos e cumulados ao capital principal.
A de taxa de juro, indica qual a percentagem a que se investe um capital numa unidade de tempo. A taxa de juro pode ser fixa ou variável. A taxa preferencial de juros é uma percentagem inferior àquela que é geralmente cobrada pelos créditos concedidos para a realização de certas atividades.
Uma das notícias mais recentes é sobre o crédito no país, que cresceu mais de 560% nos últimos dez anos e dobra tamanho com relação ao PIB.
- Taxa de câmbio: é a relação cambiária que existe entre
duas moedas de países diferentes, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país. As operações de câmbio, compra e venda, podem realizar-se nos bancos e nas casas/agências de câmbio, que cotizam duas taxas de câmbio: uma para a compra e outro para a venda. Pode-se mencionar duas taxas de câmbio: a taxa de câmbio real e a taxa de câmbio nominal.
O Banco Central de cada país pode optar por vários sistemas de taxas de câmbio. A taxa de câmbio fixa é determinada pelo Banco Central, e a taxa de câmbio flutuante ou flexível permite que o preço seja determinado pela lei da oferta e da procura.
Noticia recentemente, é que a taxa real de câmbio pouco afeta exportações, segundo o Relatório Trimestral de inflação do Banco Central, as exportações brasileiras respondem mais às condições de demanda global do que às variações cambiais. Evidência indica que as exportações brasileiras não seriam muito afetadas pela taxa de câmbio real. Essa avaliação se apoia na estimativa de baixa elasticidade preço da demanda pelos produtos de maior peso na pauta de
...