Precarização do trabalho
Por: munhozd • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 330 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
Precarização do trabalho e desproteção social: desafios para a saúde coletiva.
A precarização do trabalho é um assunto que vem sido muito discutido por especialistas e que vem atingindo vários setores da população brasileira como: saúde, educação, indústrias entre outros. Esse artigo que escolhemos como base fala num contexto geral sobre os reflexos que essa precarização traz aos trabalhadores, abrangendo as consequências da desproteção social e os desafios da saúde coletiva.
A revolução industrial, o avanço tecnológico, a globalização econômica e o capitalismo impulsionaram a competitividade das organizações e desde então elas buscam cada vez mais o aumento da produtividade com baixo custo.
Com os encargos sociais cada vez mais caros o que gera aumento das despesas das empresas, elas buscam a mão de obra terceirizada e serviços temporários como uma estratégia para redução de despesas com esses encargos.
As organizações estão transferindo a responsabilidade do empregador para o empregado. No serviço terceirizado, por exemplo, encontramos profissionais autônomos que arcam com seus próprios encargos e mantem uma relação de trabalho precária e sem vínculos.
Os impactos dessa precariedade são devastadores na sociedade porque temos cada vez mais trabalhadores sem acesso aos benefícios sociais e empobrecimento das famílias que antes eram assalariadas e tinham certa segurança de trabalho.
Hoje temos cargos básicos em nível de ensino médio ocupado por nível superior, isso desvaloriza o profissional e gera desemprego e exclusão social para a classe de ensino médio, além do aumento da violência urbana, aumento de adolescentes em situação de risco que por não encontrarem uma vaga de emprego acabam caindo na criminalidade.
A questão da saúde coletiva também fica comprometida porque as empresas tem um descompromisso no que diz respeito a acidente de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho e acabam por omitir os fatos para reduzir os custos. O quadro de classificação dessas doenças relacionadas ao trabalho já está bem reduzido.
É preciso tomar uma medida rápida e eficaz para redução dessa precarização para otimizar impactos negativos na população brasileira.
Bibliografia
...