Principios básicos economia
Por: juandge • 15/5/2017 • Ensaio • 545 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
Página 1 de 3
- Bem Livre: São aqueles bens intangíveis, de livre acesso a todos e que não possuem valor, são bens por que satisfazem as necessidades.
Ex: o ar, o mar, a luz solar.
Bem Econômico: São aqueles bens que possuem preços, relativamente escassos, são apropriáveis e são atribuídos a algum esforço humano.
Os bens econômicos dividem-se em:
- Bens de consumo: São aqueles que atendem às necessidades humanas. São classificados em bens duráveis (automóvel) e não-duráveis (alimento).
- Bens de capital: Bens utilizados na fabricação de outros bens. Ex: Máquina ou impressora.
-Serviços: São aqueles que possuem preços, mas são intangíveis. Ex: Consulta médica.
- Bem intermediário: São aqueles bens agregados ou transformados durante a fabricação de outros bens e que são totalmente consumidos no processo. Ex: Cimento.
- Bem final: São aqueles vendidos para consumo, para utilização final. Ex: Calçado. - O que produzir, quanto produzir, como e para quem, são problemas econômicos fundamentais pois para tal problema existem duas questões principais:
- A necessidade humana ilimitada
- Recursos produtivos necessários para a produção de bens e serviços escassos
Como responder estas duas questões nos dirá o que produzir, o quanto produzir, como produzir e para quem, mas, como podemos ver, os indivíduos possuem desejos e necessidades ilimitadas e a natureza possui recursos limitados para suprir esta necessidade, de maneira que a interação entre estas duas forças que geram os problemas econômicos fundamentais (desejos ilimitados versus recursos limitados) e a ideia da escassez dos recursos é vital para responder esta questão pelo simples fato de que a partir da lei da escassez, que nada mais é do que produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade, é que irá reger as questões do que produzir, quanto produzir, como e para quem, à fim de responder estes problemas fundamentais e solucionar tais problemas.
[pic 1]
- A) (MI)
B) (MA)
C) (MI)
D) (MI)
E) (MA) - Microeconomia:
Ocupa-se da análise do comportamento das unidades econômicas, como famílias, consumidores e empresas. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço. Consiste no estudo da forma como se organizam os recursos necessários para satisfazer a necessidade dos clientes. Microeconomia é a ciência por trás da formação dos seus preços, do entendimento do comportamento dos clientes.
Ex: Demanda: O quanto seus consumidores querem seu produto.
Macroeconomia:
É responsável por analisar fatores do sistema econômico de determinada região ou país, é um estudo global, desconsiderando as particularidades ou comportamentos individuais, diferencia-se da microeconomia no sentido de estudar até que ponto os recursos disponíveis estão sendo usados.
Ex: Geração de emprego, redução da inflação.
Economia Internacional:
Consiste na área que estuda todos os aspectos relativos a atividade econômica entre países. Seu principal objetivo é o estudo da estruturação das relações econômicas globais, sempre querendo mostrar a importância do conceito de cooperação entre as nações.
Ex: Corporações multinacionais
Desenvolvimento Econômico:
Podemos dizer que desenvolvimento econômico como sendo o crescimento econômico (aumento do Produto Nacional Bruto per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população. Sendo vital para a melhoria dos indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, violência, educação, saúde, etc.)
Ex: Desemprego em baixa acompanhado com uma melhoria de vida da população.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com