OS 10 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ECONOMIA
Pesquisas Acadêmicas: OS 10 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: direitomanu • 30/9/2013 • 1.986 Palavras (8 Páginas) • 1.627 Visualizações
Economia Política
Professor: Ítalo Marques
Curso: Direito 2013/01
O Estudo da Economia baseia-se por
Algumas Grandes Idéias
Discentes:
Isabela Barros, 2209497.
Adjarba Dias Oliveira, 2209370.
Manoel Messias M. da Silva, 2209247.
Anderson Alves de Oliveira, 2209374.
Xenia Fernandes da Silva, 2209344.
Erick Ramos Soares, 2209316.
Yasmim Mendes Lopes, 2209235.
Cirleia Ferreira Loja, 2209529.
OS DEZ PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA
INTRODUÇÃO
Economia: O estudo de como a sociedade se organiza para decidir a dinâmica de alocação dos recursos escassos. Economia vem do termo grego “oikos nomos” e pode ser entendida como “aquele que administra o lar”. A princípio, essa origem pode parecer estranha. Mas, na verdade, os lares e as economias têm muito em comum. Uma família precisa tomar muitas decisões. Deve decidir quais tarefas cada membro desempenha e o que cada um deles recebe em troca, ou seja, cada família precisa alocar seus recursos escassos a seus diversos membros, levando em consideração as habilidades, esforços e desejos de cada um. Assim como uma família, uma sociedade também deve tomar muitas decisões. É necessário decidir que tarefas serão executadas e por quem será feito. Precisa de pessoas para produzir alimentos, outras para confeccionar roupas e uma vez que a sociedade tenha destinado seus membros em diversas tarefas, deve também alocar a produção de bens e serviços.
É possível pensar sobre o modo como a sociedade administra os recursos escassos, considerando dez princípios básicos que seguem presentes no mecanismo de funcionamento das economias contemporâneas, sendo estes princípios divididos em três grupos:
I – Como as pessoas tomam decisões
II – Como as pessoas interagem
III – Como a economia funciona
SUMÁRIO
PRINCÍPIOS INDIVIDUAIS
I - PRINCÍPIOS REFERENTES A COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES.
1 - As pessoas enfrentam tradeoffs (perde-e-ganha).
2 O custo de uma coisa é aquilo de que você desiste para obtê-la.
3 - As pessoas racionais pensam na margem.
4 - As pessoas reagem a incentivos.
PRINCÍPIOS COLETIVOS
II - PRINCÍPIOS REFERENTES A COMO AS PESSOAS INTERAGEM.
5 - O comércio pode ser bom para todos.
6 - Os mercados são, geralmente, uma boa maneira de organizar a atividade econômica.
7 - Às vezes os governos podem melhorar os resultados do mercado.
PRINCÍPIOS GERAIS (A ECONOMIA COMO UM TODO)
III - PRINCÍPIOS REFERENTES A COMO A ECONOMIA FUNCIONA.
8 - O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços.
9 - Os preços sobem quando o governo emite moeda demais.
10 - A sociedade enfrenta um tradeoff de curto prazo entre inflação e desemprego.
PRINCÍPIOS INDIVIDUAIS
I – COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES
PRINCÍPIO 1 - AS PESSOAS ENFRENTAM TRADEOFFS
Tradeoff é o termo econômico para uma situação de escolha conflitante, na qual se conquista o uso de um recurso escasso, mas se perde outro. Nada em nossa vida é de graça, para conseguir alguma coisa é necessário dar outra em troca. A tomada de decisão que nos exige escolher um objetivo em detrimento de outro é denominada tradeoff.
Exemplo:
Todos os dias nos deparamos com situações as quais temos que tomar decisões, abrindo mão de algo para obter outra coisa. Um simples exemplo disso são todas as manhãs quando vamos a padaria comprar pães, estamos fazendo uma escolha de trocar nosso dinheiro pelos pães.
PRINCÍPIO 2 - O CUSTO DE ALGUMA COISA É AQUILO DE QUE VOCÊ DESISTE PARA OBTÊ-LA (Custo de Oportunidade)
A partir do tradeoff, a tomada de decisões exige a comparação entre os custos e benefícios das possibilidades de ação.
Exemplo:
Você trabalha vendendo lenha e está precisando de um carro novo. É melhor você comprar uma caminhonete com menos conforto e que possa carregar madeira, ou é melhor você comprar um carro luxuoso, porém sem caçamba?
Aproveitando o exemplo anterior, dos pães, estamos abrindo mão do dinheiro para obter os pães, isso não quer dizer que o dinheiro não seja importante ou que não precisamos dele, é que naquele momento, para nossa necessidade o pão tem um valor maior do que a quantidade de moeda que abrimos mão naquela transação. Chamamos de custo de oportunidade qualquer coisa de que se tenha que abrir mão para se obter algum item.
PRINCÍPIO 3 - AS PESSOAS RACIONAIS PENSAM NA MARGEM
Esse princípio é o que define que as pessoas pensam de forma marginal para tomar suas decisões. Os economistas presumem que as pessoas sejam racionais, ou seja, aquelas que fazem o máximo para alcançar sua meta. E margem pressupõe a existência de extremos, mudanças marginais, sendo
...