Problemas de liderança central do líder
Pesquisas Acadêmicas: Problemas de liderança central do líder. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JMCONTABILIDADE • 22/9/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.272 Palavras (10 Páginas) • 696 Visualizações
LIDERANÇA
Segundo MAXIMIANO (2008) no centro do processo administrativo, estão as pessoas. Para planejar, controlar, organizar e executar, os administradores precisam de pessoas. Trabalhar com pessoas é um processo formado por outros processos e a empresa depende da liderança para funcionar os processos da administração.
“Liderança é o processo de influenciar outros de modo a conseguir que eles façam o que o líder quer que seja feito, ou a capacidade para influenciar um grupo a atuar no sentido da prossecução dos objetivos do grupo.” TEIXEIRA (1998, p.139).
De acordo com DJALMA (2009, p. 205):
Liderança é o processo em que uma pessoa é capaz, por suas características individuais, de apreender as necessidades profissionais da empresa, bem como de exprimi-las de forma válida e eficiente, obtendo o engajamento e a participação de todos no desenvolvimento e na implementação dos trabalhos necessários ao alcance das metas e objetivos da empresa.
FRANÇA (apud BERGAMINI, 1994), uma das principais referências nos estudos motivacionais analisa que todas as teorias conservam o denominador comum de que a liderança envolve duas ou mais pessoas e que se trata de um processo de influência exercido de forma intencional, por parte do líder, sobre seus seguidores. Segunda a autora os problemas centrais da liderança são: motivar, inspirar, sensibilizar e comunicar.
De acordo com VERGARA (1999) a liderança está associada a estímulos e incentivos que podem provocar a motivação nas pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos da organização. Ela aponta como funções importantes do líder:
• Perscrutar o ambiente externo, estando atento às mudanças;
• Contribuir na formação de valores e crenças organizacionais dignificantes, para a satisfação das pessoas;
• Ser hábil na busca de clarificação dos problemas.
LIDERANÇA E PODER
“Liderança e poder são elementos interligados no processo de influenciar pessoas. O poder é a força no direcionamento dos sistemas e das situações, por meio dos recursos organizacionais”. FRANÇA (2006)
No ambiente organizacional, o poder pode ser, segundo (MONTANA, CHARNOV, 2001, p. 221) dos seguintes tipos:
Poder Legítimo – inerente à estrutura organizacional, como um cargo ou função predefinida e compartilhada na cultura de empresa;
Poder de Recompensa – refere-se ao reforço e reconhecimento de um determinado comportamento ou meta atingida;
Poder Coercitivo – relaciona-se à autoridade para aplicar punições que visam eliminar, reduzir ou controlar comportamentos e atitudes indesejadas em um determinado contexto social;
Poder de Especialização – é a força de influenciar, derivada de talentos especiais, conhecimento e experiência em uma ou mais áreas de informações atrativas para os liderados;
Poder de Referência – também associado ao carisma pessoal, é a liderança decorrente do caráter e legitimidade do conhecimento da pessoa;
Poder de Informação – refere-se à posse de dados estratégicos para uma situação crítica ou informações que orientem processos decisórios e escolhas de diversas ordens.
COMPORTAMENTOS DE LIDERANÇA
Na abordagem comportamental, as características pessoais são consideradas menos importantes que o real comportamento exibido pelos líderes. De acordo com MAXIMIANO (2008) existem quatro tipos de liderança que serão apresentadas a seguir:
5.4.2.1 Liderança orientada para tarefa
A liderança orientada para tarefa compreende os comportamentos classificados dentro do modelo autocrático de uso da autoridade. Esse tipo de líder tem muito mais preocupação com a tarefa do que com o grupo que a executa, tende a apresentar os seguintes comportamentos:
• Focaliza o trabalho do subordinado, enfatizando o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos;
• Insiste na necessidade de cumprir metas, e superar a concorrência ou desempenho passado;
• Esclarece as responsabilidades individuais e designa tarefas para pessoas específicas.
5.4.2.2 Liderança orientada para pessoas
A liderança orientada para pessoas compreende os comportamentos classificados como: democrático, consultivo-participativo e preocupado com os funcionários. O líder orientado para as pessoas acredita que o processo administrativo deve procurar criar um clima em que as pessoas sintam-se confortáveis. Esse líder apresenta os seguintes comportamentos:
• Focaliza o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe;
• Ouve e presta atenção;
• É amigável;
• Apóia os funcionários.
5.4.2.3 Liderança bidimensional
A liderança orientada para a tarefa e a liderança orientada para as pessoas, foram consideradas estilos em oposição, assim como se pensava a respeito da autocracia e democracia, como idéias em conflito. Todavia, à medida que a pesquisa sobre a liderança avançou, verificou que a tarefa e as pessoas não são pólos opostos da mesma dimensão, mas limites do mesmo território. Essa é a visão bidimensional da liderança, segundo a qual o líder pode combinar os dois estilos em seu comportamento. Essa idéia proporcionou grande avanço para o estudo da liderança.
5.4.2.4 Eficácia do líder
A eficácia do estilo de liderança depende de seu efeito sobre o desempenho da tarefa e a satisfação do influenciado, seja ele indivíduo ou grupo. Se o influenciado mostra-se satisfeito e, ao mesmo tempo, apresentar desempenho satisfatório, o estilo é eficaz. No começo as experiências revelaram que o modelo democrático era o favorito tanto na dimensão da satisfação quanto na dimensão do desempenho da tarefa. O líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para as pessoas., baseando-se na visão bidimensional da liderança, atribuindo valores aos dois estilos.
...