Procedimentos Operacionais de Armazéns
Por: Dario Luiz • 7/3/2017 • Trabalho acadêmico • 942 Palavras (4 Páginas) • 599 Visualizações
..............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
PORTFÓLIO 2
Procedimentos Operacionais de Armazéns
Guarulhos
2013
PORTFÓLIO 2
Procedimentos Operacionais de Armazéns
Trabalho apresentado ao Curso de Logística da Faculdade ENIAC para a disciplina de Procedimentos Operacionais de Armazéns.
Profº . Lilo Tomas
Guarulhos
2013
A. Estocagem. O estoque é a materia-prima, os produtos em processamentos de produtos acabados dentro de uma cadeia de supriementos porque as mudanças em suas politicas podem alterar dramasticamente a eficiência e a responsabilidade da cadeia. Por exemplo, um vareista de roupas pode se tornar mais responsivo mantendo grandes quantidades de estoque. Com uma estoque bem abastecido, há uma grande possibilidade de o varejista atender imediatamente à demanda do cleitn com roupas de sua loja. Um grande estoque, no entanto, aumentará os custos do varejistas, tornando-o, dessa maneira mens eficiente. A redução do seu fará com que o varejista seja mais eficiente, mas comprometerá sua responsabilidade.
B. Consolidação. Pode ser tratada com mercadorias originárias de muitas fontes diferentes, a empresa pode economizar no transporte, se as entregas forem feitas em um armazém, onde as cargas são agregadas, ou consolidadas, e transportadas em um único carregamento até seu destino final. Este tipo de armazém de consolidação é mais frequente no suprimento de matérias.
C. Transferência e Transbordo. Na transferência, fracionam-se quantidades transferidas em grandes volumes em quantidade menores, demandadas pelos clientes. Estabelece-se um depósito regional que receberá pequenos volumes, de acordo com a necessidade dos clientes. O caso do transbordo é semelhante, mas difere do primeiro no fato de que o depósito não serve para a guarda dos produtos. Ele serve, simplesmente, como o ponto em que os grandes lotes de entrega terminam sua viagem e em que se originam as entregas dos volumes fracionados.
D. Agrupamento. Empresas com linha extensa de produtos podem fabricá-los de maneira integral em cada uma de suas plantas industriais. Os clientes, geralmente, compram a linha completa e, desse modo, podem-se obter economias de produção pela especialização de casa fábrica na manufatura de uma parte produtos e, sendo possível entregar a produção em um depósito, onde os itens são agrupados conforme os pedidos realizados. O custo de armazenagem é compensado pelos menores custos de manufatura, devido aos maiores lotes de produção para menos itens em cada planta.
2. Estantes. É um sistema de armazenagem geralmente manual utilizado para armazenamento de cargas consideradas baixas e de pouca rotatividade. A capacidade de carga uniformemente distribuída por prateleira de uma estante leve pode variar entre 50 kg a 300kgf. Como as prateleiras são confeccionadas de acordo com a carga e dimensões a serem utilizadas, podem possuir reforços internos para o aumento gradativo da capacidade de carga da prateleira.
Mezaninos. É uma estrutura de armazenagem pesada que tem a finalidade de aproveitamento do pé direito de uma determinada área. Utilizado basicamente para armazenagem de caixas, sacarias, etc., pode ser usado também como escritório. Esta estrutura é confeccionada por colunas, vigas, suportes, escadas de acesso, guarda-corpo e piso superior. O mezanino pode ser revestido com piso superior em deckwall, madeira, metálico antiderrapante, liso ou grelhado.
Porta-Pallets. É uma estrutura de armazenagem pesada estática, sendo a mais conhecida e utilizada no mercado dentre as estruturas de armazenagem de pallets, devido a sua grande funcionalidade e praticidade e também por ser a estrutura
...