Processo administrativo: gestão de ações corporativas
Projeto de pesquisa: Processo administrativo: gestão de ações corporativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolinaherrera • 6/4/2014 • Projeto de pesquisa • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 372 Visualizações
1.0 Processo Administrativo: Direção da ação empresarial.
1.1 Níveis de Direção para o projeto de extensão universitária
1.2- Ferramentas Gerenciais
1.3 Introdução do projeto de extensão
1.4 Objetivos Gerais
1.5 Objetivos específicos
1.6 Justificativa
1.7 Método
1.8 Viabilidade e cronograma
1.9 Conclusão
2.0 Referências
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre o processo administrativo e direção para a ação empresarial tais como planejamento, direção , funções nos níveis gerencias. Daremos foco também ao projeto de extensão universitário na faculdade por meio cultural. Através dos projetos de extensão , a atual instituição se preocupa não só com a formação acadêmica dos alunos, mas também com sua formação cultural e social. Dessa forma, oferece na universidade uma diversidade de programações culturais aberta aos acadêmicos, Isto, no entanto visa aumentar o contato dos alunos com o público fazendo com que os alunos tenham maior desenvolvimento interdisciplinar e extracurricular .
.
Etapa 3
1.0 Processo Administrativo: Direção da ação empresarial.
O processo administrativo tem o início com o planejamento, passando pela organização e direção. Finalmente, o controle tem a função de subsidiar um novo planejamento, que reiniciará o ciclo administrativo.Na prática esta seqüência transcende o conceito de ciclo, pois as funções trabalham de forma integrada e concomitantemente.Importante esclarecer que essas funções administrativas são assim chamadas quando utilizadas ou mencionadas de forma isoladas, pois quando estão integradas e interagindo, elas são tratadas como Processo Administrativo.
Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos sejam baseados em algum método, plano ou lógica .
O planejamento, como função básica do administrador, define os objetivos a serem atingidos pela organização além de determinar a maneira como alcançalos los.
Os planos devem ser:
- A organização obtém e aplica os recursos necessários ao alcance dos seus objetivos;
- Os membros da organização realizam atividades consistentes com os objetivos e procedimentos escolhidos;
- O progresso na direção dos objetivos é monitorado e medido, de modo que possam ser tomadas atitudes corretivas caso ela não seja satisfatória.
Resumindo, quando se efetua o planejamento, anseia-se determinar onde, se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüencia. Isso é planejamento.
Organização
A organização tem o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre membros da organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.Segundo Maximiano (1992)1 "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.". Compreende –se então que a organização é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.A qualidade é o resultado de um trabalho de organização.
Direção
Direção significa liderar, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. É o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos.
De nada adianta um bom planejamento e uma boa organização se as pessoas trabalham sem orientação e coordenação adequadas. Os meios de direção são: a emissão de ordens; instruções; comunicação; motivação; liderança e coordenação.
O processo de decisão segue a seguinte forma:
• Reconhecer o problema;
• Elaborar alternativas;
• Avaliar alternativas;
• Escolher e implantar a alternativa;
• Avaliar os resultados.
Controle
É o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los. É acompanhar se o que foi planejado foi executado e se o que foi executado foi planejado, propondo melhorias onde tiver ocorrido desvios ou melhores práticas.
Envolve os seguintes elementos:
• Estabelecer padrões de desenvolvimento;
•
...