Processo de Negociação
Por: Geovanne Azevedo • 4/5/2015 • Relatório de pesquisa • 495 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
O processo de negociação
Negociação, é um processo de comunicação que envolve interesses iguais ou diferentes, e que se sentam para confrontar e discutir propostas explicitas de modo a tentar conseguir um acordo.
O processo de negociação pode ser definido a partir da analise de objetos que compõe a esse sistema, Schoderbek e kefelas conceituam objetos desse mesmo sistema assim como o seus elementos. Nesse sistema as partes são subdividas em: entradas, que é a forca inicial que fornece ao sistema necessidade operacional transformando a em saída que são os resultados das operações
Para buscar uma completa definição do que seja negociação fizeram uma pesquisa entre vários autores e de acordo com a pesquisa cada um tem sua própria opinião e aspecto sobre esse assunto
Alguns ressaltam a importância da informação do tempo e do poder; outros acreditam na importância da comunicação e outros ainda comentaram sobre a busca pelo acordo e a procura por relações e por fim uns ressaltam o tema a solução de conflitos.
A negociação, portanto pode ser concluída como a soma de todas essas opiniões, pois, dependendo do tipo de negociação e o ambiente todos estão certos, vale a pena relembrar que é para grande importância para um bom negociador conhecer todos os elementos e saber lidar com os mesmos, e com isso surge a grande vantagem de conseguir analisar uma negociação e identificar todos as prováveis elementos que gerariam uma negociação ganha
Podemos então concluir que a negociação ideal pode ser definida como um processo que envolve duas partes utilizando o tempo o poder pelo acordo que busca satisfazer às necessidades de ambas as partes.
Dessa forma podemos estabelecer os objetos que compõe esse sistema os separando em entradas que seria a comunicação o começo da negociação as informações e a saídas que seria o resultado final da negociação o produto o acordo e a solução do conflito.
As entradas podem ser encontradas com diversos termos:
Diferenças individuais: é a característica de cada negociador a forma com que ele se porta seja com vestimenta ou com a forma que ele fala. Trata se de sua própria característica.
Valores pessoais: são as características internas do negociador, que envolve a sua criação a sua cultura, religião etc.
Interesses comuns: são os interesses semelhantes entre os negociadores ( interesses iguais ou compatíveis entre si)
Relacionamento humano: esta sempre presente em uma negociação pois os negociadores só conseguirão resultados no processo caso troque informações opiniões e interesses
Participação no processo: Trata se da participação efetiva dos negociadores durante a negociação
O processo de negociação traz consigo uma visão de ganha-ganha e isto é, em uma negociação bem sucedida todos os lados ganham saindo satisfeitos.
Em um processo de negociação existem alguns tipos de erros que devemos evitar e que geralmente cometemos.
- Negociar com pessoas erradas
- Insistir numa posição
- Perder o controle da negociação
- Sentir-se imponente perante aos argumentos do outro negociante, etc.
...