Processos Administrativos
Seminário: Processos Administrativos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: faelcnc • 30/3/2014 • Seminário • 420 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Organizações são estruturas compostas por pessoas que, juntas, têm uma finalidade em comum que lhe confere uma razão para existir. Além disso, as organizações definem e delimitam as responsabilidades de cada um dentro da empresa. Existem três tipos: privada: visam o lucro e a produção de produtos e serviços, públicas: visam o bem estar social e a preocupação com a saúde, educação e lazer dos cidadãos e terceiro setor: visam a oferta de bens públicos e a promoção da ordem, segurança, justiça, etc.
Administração é o processo que consiste na coordenação de membros da organização para alcançar objetivos de forma eficaz e eficiência.
Eficiência: minimizar a utilização de recursos, preocupação com os meios, ênfase nos processos e ausência de desperdícios.
Eficácia: maximizar a realização de objetivos, preocupação com os fins, ênfase nos resultados e escolha dos objetivos mais aprimorados.
Efetivo: concluir um processo sendo eficiente e eficaz.
Administradores: pessoas que trabalham coordenando e dirigindo as atividades de outras e que têm a responsabilidade de ajudar os trabalhadores operacionais a alcançar os objetivos da organização.
Trabalhadores: pessoas que trabalham diretamente na realização de uma tarefa e não têm responsabilidade de supervisão no trabalho dos outros.
Processos Administrativos:
Planejamento: pode ser de duas formas: definição de objetivos ou concepção de planos. A definição de objetivos é visar os resultados futuros que as organizações pretendem alcançar. Já a concepção de planos pode ser chamada de guias que coordenam as atividades necessárias para alcançar esses mesmos objetivos.
Organização: podem existir duas maneiras: como entidade social ou função administrativa. Organização como entidade social é um grupo de pessoas que em conjunto têm o mesmo objetivo. Já a organização como função administrativa tem a função de distribuição do trabalho, recursos e autoridade pelos membros da organização.
Direção: responsável pela articulação da ação dos indivíduos na organização, envolvendo orientação, motivação, comunicação e liderança.
Controle: monitorar as atividades e corrigir os desvios para que as mesmas sejam realizadas conforme o planejado.
Administração de Operações: campo da administração responsável pelo planejamento, operação e controle do processo de transformação, que é desempenhada pelo gerente de operações.
Marketing: atividades que tem como finalidade criar e trocar valor com os clientes, atingindo os objetivos organizacionais. Possui três eixos de ação: foco na satisfação do cliente, a integração de todas as atividades e a conseqüência na satisfação do cliente.
Administração Financeira: atividades relacionadas a gestão do fluxo de recursos financeiros da empresa. O administrador financeiro possui as funções de análise, planejamento e controle financeiro, além da tomada de decisões de investimento e financiamento, tendo como objetivo a maximização do valor de mercado da empresa.
...