Processos de Gestão
Projeto de pesquisa: Processos de Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PHFelix • 6/10/2014 • Projeto de pesquisa • 2.497 Palavras (10 Páginas) • 259 Visualizações
Sumário
2. Reflexão e Analise 02
3. Introdução do Passo 03 03
4. Relatório e Considerações Finais 09
ATPS 3ª ETAPA – Processos Gerenciais
Passo 2
Introdução
O presente passo tem a finalidade de demonstrar o desdobramento estratégico da empresa B.O.N.I.T.A. Ltda.
Como a busca de novos conhecimentos pode ser a resposta ao processo de sobrevivência das empresas no mundo organizacional?
Baseando-se nas informações passadas no vídeo, chegamos à conclusão de que uma organização precisa sempre acompanhar a rápida tecnologia do mundo atual. Onde qualquer decisão precisa ser tomada com rapidez, porem sempre com base em fatos atuais. Seja a empresa de pequeno, médio ou grande porte, estar atento, e buscar conhecimento sobre os mais diversos assuntos para aplicar no dia a dia, pode ser o meio mais correto de sobrevivência. Hoje qualquer informação nova é valida aos responsáveis pela organização.
Um ponto também a ser discutido sobre o modo mais seguro de manter a empresa ativa, é a intuição do proprietário e responsáveis. De acordo com o Consultor do instituto MVC Alexandre Freire, os responsáveis precisam sempre estar atentos ao que sua intuição diz a respeito de tal assunto, seguir aquilo que sente tem muito mais chances de dar certo do quetomar a decisão se baseando somente em informações e probabilidades. Ele relata no vídeo também que diariamente a empresa pode sim ter contratempo e errar em suas decisões, mas há sempre um modo de conserta-las no decorrer do tempo. Já uma intuição ignorada, pode trazer prejuízos indagáveis a organização.
Fazendo uma reflexão e pesquisando com alguns gestores, podemos concretizar as informações de acordo com o vídeo. A maioria dos proprietários e responsáveis pela empresa relataram que principalmente a intuição é muito valida no mundo dos negócios, e que uma decisão tomada apressadamente, ou seja sem base em qualquer tipo de conhecimento sobre aquilo, ou sem pesquisar sobre, pode ser um meio de ‘destruir’ a empresa aos poucos.
Passo 3
3.0 – Introdução
Este passo tem a finalidade de traçar o planejamento estratégico ideal, de acordo com as diretrizes estabelecidas por nosso grupo de consultores.
3.1 – Desenvolvimento
3.1.1 – Pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades
Após analisar a B.O.N.I.T.A. determinamos os pontos que se seguem:
- Pontos Fortes: A qualidade e a variedade dos serviços oferecidos; os produtos importados que atendem o público mais seletivo; a clientela já formada.
- Pontos Fracos: O atendimento, que tem sido insatisfatório causando a perda dos clientes do salão; os produtos importados, que por sofrerem variaçãocambial tem seu preço instável, havendo uma relativa queda nas vendas dos mesmo.
- Ameaças: A abertura de uma nova empresa, do mesmo ramo, nas proximidades da B.O.N.I.T.A.
- Oportunidades: O crescimento contínuo do público masculino na busca por serviços do ramo da beleza; a melhora da economia interna do país, fazendo crescer a faixa populacional correspondente ao público “B” e o aumento expressivo do poder aquisitivo da classe “C”.
3.1.2 – Definição do público alvo ideal
Definimos que o público alvo ideal a ser atingido é os da classe “A/B”, como já vem sendo feito, mas deve ser expandido para conquistar novos clientes da classe “C”, aumentando o market share; deve ser atendido tanto o público feminino como também o masculino, pois atualmente vem crescendo a busca dos homens por cuidados pessoais com a beleza própria, e deve ser aproveitada essa boa oportunidade; a faixa etária a ser atingida deve ser deis do público teen (adolescentes de 12 a 17 anos), que hoje já consomem de forma expressiva os serviços desse ramo, como também as faixas etárias adultas.
3.1.3 – Organograma
3.1.3.1 – Esquema do organograma ideal
3.1.3.2 – Sugestões, definição de cargos e funções
Sugerimos que a vendedora seja demitida, por causa da queda nas vendas, devendo esse serviço ser atribuído aos demais funcionários, pois acreditamos que a credibilidade dosfuncionários do setor de prestação de serviços seja maior, pois são os que utilizam os produtos nos clientes e tem uma maior proximidade aos mesmos, assim, eles deverão fazer a “propaganda” e “vender” os produtos, devendo ser comissionados por essas vendas, e a recepcionista, que terá um aumento de salário devido as novas atribuições e funções, finaliza a compra junto ao cliente.
Vimos a necessidade da contratação de duas menores aprendiz, que serão dividas em dois turnos, que auxiliarão os cabeleireiros e as manicures em suas diversas atividades como também serão responsáveis pela organização e limpeza dessa área do salão, serviço esse que não era realizado.
A disponibilização do serviço de um maquiador será um atrativo e diferencial a ser oferecido aos clientes, pois esse é um serviço de grande procura e boa rentabilidade. O serviço do maquiador funcionará da seguinte maneira: uma área dentro do salão será disponibilizada ao maquiador, que prestara os seus serviços de forma autônoma, não havendo vinculo empregatício com a B.O.N.I.T.A., e reverterá 8% dos lucros pelo uso do espaço.
Dessa forma sugerimos que a empresa se organize em setores, seguindo as atribuições e funções, da seguinte forma:
Setor administrativo
- Proprietária: Continua sendo a responsável pelas negociações com os fornecedores e os pagamentos de contas, porém deverá estarcotidianamente presente no salão, para ter um controle proximal das atividades que vem sendo executadas, para isso contará com o auxilio da Secretária.
- Secretária: Está é nova função que a recepcionista ocupará. Ela será responsável por auxiliar a proprietária na coordenação de todo o salão. Será de sua incumbência a finalização
...