Procure novos fundos para o desenvolvimento e treinamento de seus funcionários
Pesquisas Acadêmicas: Procure novos fundos para o desenvolvimento e treinamento de seus funcionários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zaninisilva • 29/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.750 Palavras (7 Páginas) • 406 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
4º Semestre
DISCIPLINA
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de
Tecnologia (PROINTER)
RELATÓRIO PARCIAL
Aurea Tereza de Moura Scapin RA 444892
Emili Diossana Guarda Brum RA 7581662118
Fabíola de Fátima S. Dutra RA 435718
Guilherme Emílio Zanini Silva RA 419240
Jacson Douglas Kegler RA 1299774957
Osmar Alves Branco Vieira RA 7931701411
Rodrigo Martiny RA 798570889
Prof. Ms. Bruna Carpes Souto
Tutora presencial
Santa Maria, RS
Outubro 2014
APRESENTAÇÃO
Atualmente as organizações precisam estar atentas às mudanças em função dos avanços dos meios de comunicação e consequentemente, da globalização. O mercado cada vez mais competitivo faz com que os gestores criem estratégias gerenciais eficazes, enquanto isso, gerentes empreendedores trazem inovações para atrair consumidores e amenizar a competição. Assim, muitas organizações buscaram novos meios para o desenvolvimento e aprendizado de seus colaboradores e, muitas vezes, também de seus públicos externos para manterem a perpetuidade do negócio e o aumento da competitividade no mercado, como uma alternativa para desenvolver a habilidade individual e em consequência disso, altos níveis de competência para toda a organização.
Em termos gerais, veremos que a Educação Corporativa surgiu para formar e produzir níveis mais altos de competência para toda a organização, se tornando uma forte ferramenta para a administração nos sentidos de reconhecer seu desenvolvimento e desenvolver as pessoas para atender as estratégias da organização.
Abordar-se-á também a Gestão do Conhecimento, que objetiva facilitar, controlar o acesso e manter um gerenciamento incorporado sobre as informações em seus diversos meios, utilizando essas informações para tomada de decisões e importantes ações, influenciando o bom desempenho da organização.
A Administração de Cargos, Salários e Benefícios, juntamente com a Avaliação de Desempenho, é uma importante ferramenta que sustenta e normaliza cada cargo, sendo também uma excelente ferramenta motivacional. Para a organização, um bom plano de cargos e salários é um dos elementos mais imprescindíveis para uma boa gestão de Recursos Humanos.
Assim, este Projeto Interdisciplinar abordará a Educação Corporativa como uma das formas de promover a Gestão do Conhecimento – as duas marcham juntas e a Administração de Cargos, Salários e Benefícios vêm a complementar o conjunto.
DESENVOLVIMENTO
A implantação do projeto de Educação Corporativa aliada a Gestão do Conhecimento
Como citado anteriormente, com um mercado cada vez mais dinâmico, globalizado e competitivo, as organizações devem estar conscientes da necessidade de inovação e investimentos na qualificação de seus profissionais e parceiros, tornando-os nesse contexto, um diferencial competitivo.
A Educação Corporativa no Brasil está ganhando cada vez mais lugar entre as organizações. O desenvolvimento da Educação Corporativa torna-se mais limitado a empresas de grande porte, que em geral, já tem certos costumes, valores, tradição em treinar e desenvolver pessoas. Segundo Éboli (2004), para se ter um bom desenvolvimento da Educação Corporativa na organização primeiramente deve-se ter um mínimo de estrutura em termos de Gestão de Pessoas para que o projeto seja bem executado e concebido. A autora ressalta ainda que o mais importante é que a direção da organização perceba que sua vantagem competitiva virá através da capacitação das pessoas e cita como algumas dificuldades para esse processo a resistência de pensar no desenvolvimento de pessoas a longo prazo e com caráter estratégico; a falta de visão estratégica por parte da direção e por parte do RH, principalmente, e ainda, os traços culturais desfavoráveis ao aprendizado contínuo e a gestão do conhecimento. (ÉBOLI, 2004).
O fato das micro e pequenas empresas terem mais limitações e não possuírem recursos alternativos para tornarem a educação corporativa acessível se dá pelas dificuldades que as mesmas encontram em implantar e conceber projetos de educação permanente, sendo assim justificado pela concepção de que é uma tarefa complicada formar e atualizar continuamente um colaborador, além de ser também um trabalho ousado e custoso. Sendo a Educação Corporativa um sistema de desenvolvimento de pessoas, pautado pela Gestão de Pessoas por competências, a colaboração da área de RH é imprescindível para o sucesso de um investimento em educação corporativa.
Então, pode-se definir Educação Corporativa como uma prática coordenada de Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento. Práticas de Educação Corporativa estão intimamente relacionados ao processo de inovação e aumento da competitividade nas organizações.
A Gestão do Conhecimento compreende o armazenamento, a captação e a disponibilização das informações da organização.
Importância de diagnosticar as demandas educacionais por parte da organização
A sociedade da informação no atual contexto de transformações culturais, políticas, econômicas e sociais trouxe novas necessidades e interesses para a sociedade. Conforme Levy (1993), as próprias bases do funcionamento social e das atividades cognitivas modificam-se a uma velocidade que todos podem perceber diretamente.
Nesta sociedade, as tecnologias de informação e comunicação se transformaram em grandes intercessores onde o domínio das informações assumiu papel estratégico para os indivíduos e coletividade (LEVY, 1993).
Tecnologias antigas e novas se unem à educação como recursos indispensáveis surgindo a necessidade
...