A conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável – a Rio+20
Artigo: A conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável – a Rio+20. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marialins • 1/4/2014 • Artigo • 420 Palavras (2 Páginas) • 736 Visualizações
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI
Curso de Auxiliar Administrativo
Aluna: Maria José Lins de Almeida
TRABALHO SOBRE GESTÃO AMBIENTAL
Maceió
2013
Aluna: Maria José Lins de Almeida
TRABALHO SOBRE GESTÃO AMBIENTAL
Trabalho para avaliação parcial apresentado ao Curso de Auxiliar Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI
Avaliadora: Luanda Rocha
Maceió
2013
A conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável – a Rio+20 – destacou o tema “Cidades sustentáveis" que foi realizado no mês de junho do ano passado em nosso país. É considerável a enorme importância desse item, tanto para o crescimento econômico quanto sustentável do meio ambiente. O papel da ciência e da tecnologia será fundamental para a criação de cidades "verdes"; contudo, a liderança de países desenvolvidos deverá servir de modelo e exemplo para efetivar essa meta da ONU.
A criação de cidades sustentáveis é mínima em todo o mundo, devido ao enorme custo financeiro inerente ao pioneirismo deste tema. A imposição de parcerias entre países de economias emergentes com os de primeiro mundo facilitaria um maior progresso tecnológico nesse campo, além de estimular a criação de novos empregos, atraindo maiores investimentos nos cursos universitários de engenharia e biotecnologia. Em se tratando de sustentabilidade e urbanização, é de suma importância o destaque para o lixo, o saneamento básico, o consumo de energia e a redução na emissão de carbono – além do desenvolvimento humano da sociedade.
Com toda a certeza, o lixo deverá ser prioridade para o status de uma cidade sustentável. As preocupações intrínsecas ao lixo, como o local adequado ao descarte, a sua reciclagem e reutilização e a utilidade na geração de energia sustentável promovem grandes impactos positivos ao meio ambiente e à existência de cidades "verdes”. Além disso, prioridades devem ser direcionadas com outros itens, como a ampliação do transporte público, o advento de matrizes energéticas sustentáveis, a melhoria na fiscalização de indústrias que causam impactos ao meio ambiente e medidas para evitar o desperdício de recursos naturais, como a água potável.
A criação de cidades sustentáveis se torna mais difícil em curto prazo, devido à atual crise econômica da Europa e ao fraco documento que se resultou do Rio+20. O maior entrave para esse tema, logicamente, é o custo financeiro inerente ao pioneirismo nesse setor. Entretanto, no decorrer de alguns anos, se concretizado um maior comprometimento das nações desenvolvidas com os assuntos ambientais em conjunto com o desenvolvimento tecnológico na criação, por exemplo, de energias sustentáveis e eficientes, a existência de cidades "verdes" será viável para a humanidade.
...