Produtos bancários
Por: Thiago Ramos • 29/9/2015 • Dissertação • 583 Palavras (3 Páginas) • 248 Visualizações
TRABALHO DE ATIVIDADE CERTIFICADORA ETAPA 1 e 2
ALUNO:
THIAGO RAMOS DA SILVA
MATRICULA: 20152301031
Eu, Thiago Ramos da Silva, aluno de gestão financeira na Universidade Veiga de Almeida, pessoalmente investidor de ações e a cada dia mais estudando sobre todos os tipos de investimentos que há no mercado, escolho para complementação desse trabalho os investimentos de Caderneta de Poupança e Títulos Públicos.
Embora eu seja um investidor em ações (um investimento consideravelmente arrojado), escolhi esses dois tipos, pois são os investimentos mais conservadores e seguros que há no mercado.
A Caderneta de poupança tem a vantagem de ter liquidez imediata, transação de risco praticamente zero (inclusive investimentos abaixo de um determinado valor são assegurados pelo fundo garantidor de crédito) e isenção no imposto de renda para pessoa física. E por ser uma aplicação superconservadora, tem a desvantagem de rentabilidade muito baixa (uma média de 0,5% ao mês).
O Tesouro Direto é o que há de mais seguro no mercado financeiro. Ele tem a garantia do Tesouro Nacional, é utilizado para educação, saúde e divida pública. E é regulamentado no governo federal pela secretaria de do Tesouro Nacional. Existem diversos tipos de Tesouro Direto com diversos prazos, taxas e juros a serem seguidos. Tem a vantagem de ser uma das aplicações de maior rentabilidade quando falamos de risco conservador, ter uma carteira diversificada e como já dito anteriormente, protegido pelo Tesouro Nacional. A desvantagem dele é o tempo de espera necessário para a rentabilidade proposta e a taxação de imposto de renda.
Os investimentos de Renda Fixa (como CDBs e RDBs) são bons quando pensamos no âmbito do conservadorismo. Assim como todos esses tipos de investimentos são de baixos riscos, porém com rentabilidade pequena. Eles seguem a diversas taxas de juros e dependendo de como esteja a economia do país, são ótimo investimos em longo prazo.
As ações talvez sejam dos investimentos mais famosos que têm. É um investimento de renda variável, onde você se torna sócio da empresa em questão. Sendo assim, se a empresa for bem, você lucra, porém se for mal você tem prejuízos. Isso os torna um investimento altamente arrojado. A vantagem desse investimento é que se pode conseguir uma rentabilidade elevada, e em diversos prazos (curto, médio e longo) e a desvantagem é que pode-se ter prejuízos elevados e taxado de imposto sobre investimento.
Creio que tenha conseguido abordar aqui as principais fontes de investimentos que temos no nosso mercado e suas vantagens e desvantagens. Além dessas nós temos os investimentos em imóveis, que passou por uma fase muito boa, porém no momento não é tão bom assim. Esse investimento tem a vantagem de ser um bem durável e futuramente pode aluga-lo para ter renda extra. A desvantagem é que se necessita de alto valor para investir e diversos custos a parte, como condomínio, IPTU e etc. Existem também as previdências privadas que é uma poupança forçada para quando se aposentar. Não chega a ser um investimento com rentabilidade e liquidez. É simplesmente juntar dinheiro para quando se aposentar ter um valor a mais na aposentadoria.
...