Prointer - Empresa INOXEL
Por: carlagarcia12 • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 5.353 Palavras (22 Páginas) • 258 Visualizações
PROINTER II – Relatório Final
Disciplinas: Direito Empresarial
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Tecnologias de Gestão
RESUMO
A INOXEL é uma empresa bem sucedida, com clientes confiáveis e de alto reconhecimento, uma organização com uma estrutura organizacional pronta e consistente. Mas com um grave problema de Gestão, trazendo resultados negativos para a organização como queda de produtividade resultando menores lucros. Feito um estudo nos processos da empresa percebemos alguns gargalhos que são passados despercebidos. Considerando as informações concluímos que seria preciso a implantação de algumas ferramentas da qualidade, aplicando
SUMÁRIO
Introdução 3
Desenvolvimento 4
Considerações Finais 8
Referências 9
INTRODUÇÃO
Iniciando a apresentação do programa de instalação e adequação das Ferramentas da Qualidade e Melhoria Continua dentro da empresa INOXEL, uma empresa bem sucedida que está tendo problemas em relação a produtividade trazendo uma queda de lucro dentro a organização. Lembrando que o tema de enfoque utilizado para resolver esse problema foi: Ferramentas da qualidade, tecnologias de gestão organizacional. Mais adiante vamos ver uma proposta de melhoria na linha de produção, buscando descobrir os principais problemas trazendo uma serie de soluções possíveis. Visto aos acontecimentos as ferramentas foram escolhidas diante a cada ocasião, mas a proposta maior é que a empresa adote e utilize todas as ferramentas possíveis para um melhor resultado de qualidade, produtividade e lucros maiores.
DESENVOLVIMENTO
Em 2005 foi fundada a empresa INOXEL, a união de uma empresa de Caldeiraria junto com outra de Estruturas Metálicas. Formado a sua sede em Jundiaí (São Paulo). Uma empresa que se expandiu rapidamente e hoje conta com 06 plantas industriais no Brasil. Um grupo de princípios básicos alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, e no relacionamento com: clientes, fornecedores e parceiros.
Desde a sua fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e otimização dos resultados organizacionais, porém, devido á correria do dia a dia, as boas idéias foram ficando para o segundo plano. Mesmo assim o grupo cresceu de maneira sustentada em uma gestão familiar, com o apoio técnico de seus sócios-diretores.
Diante de algumas situações imprevisíveis que avia se repetindo a alguns meses consecutivos, como uma relevante diminuição de produtividade, quedas significantes no lucro da empresa, entre outros fatores. A INOXEL se preocupou de imediato, com a possível crise que pode estar afetando a empresa.
Diante desses fatores citados acima podemos perceber que a INOXEL necessita de profissionais que façam a orientação e ajustes corretos para que sejam identificadas principais causas que levaram a empresa a chegar a esse ponto. Procurando resolver os problemas de gestão e melhoria dos processos a fim de aperfeiçoar os resultados da empresa.
A solução proposta é implantarmos Ferramentas da Qualidade, alinhando as tecnologias de gestão organizacional. Buscando aplicá-las nos processos de produção, na organização e com trole da empresa, entre outras ações necessárias.
Primeiramente teremos que conhecer as Ferramentas da Qualidade que iremos usar, e identificar onde e como usá-las dentro da empresa. Seguiremos alguns passos ajustando as ferramentas dentro de cada área ate a total aplicação desses conceitos e técnicas que as ferramentas nos proporcionam.
Para começar temos que saber algumas informações sobre esse processo. Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Como podemos observar a INOXEL sabe que esta tendo problemas, mas não consegue encontrar onde ele está às ferramentas que iremos utilizar nos permitem encontrar os gargalhos, e nos indicara possíveis soluções.
De inicio iremos utilizar o Fluxograma, uma ferramenta que tem como finalidade identificar o caminho real do processo de um produto com o objetivo de identificar os desvios. Para cada produto existe um processo padrão de produção, para que este processo fique mais claro colocaremos cada passo de produção em uma representação gráfica efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas.
Essa representação serve para fazermos um mapeamento nos processo dentro e fora da linha de produção, com a intenção de encontrarmos os gargalhos. Sabendo onde está o problema podemos formular soluções, em cada ponto do mapeamento devemos analisar o tempo em que o produto permanece em cada maquina ou ponto do processo, podendo observar problemas que pode ocasionar perca de tempo, onde acontecem e com que freqüência. Tudo isso com a inspeção e pesquisas feitas diretamente com o colaborador que faz a mão de obra, esse trabalho leva um tempo de curto prazo para ser completada, essa é uma ferramenta que deve estar na rotina da empresa, pois quando um gargalho é combatido é esperado que outros apareçam.
Com o problema encontrado iremos usar o Diagrama Espinha-de-Peixe que tem como finalidade explorar e indicar todas as causas possíveis de um problema específico. O Diagrama de Causa e Efeito foi desenvolvido para representar a relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito. O sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como
...