Prointer Parcial Gestão Financeira
Por: atsushima • 6/6/2016 • Trabalho acadêmico • 932 Palavras (4 Páginas) • 824 Visualizações
PASSO 01
- Indicar quais são as diretrizes necessárias que devem ser traçadas pelo empreendedor no cenário atual
- Identificar e AvaliarOportunidades,
- Desenvolver o Plano de negócios,
- Determinar e Captar Recursos necessários,
- Gerenciar a empresa Criada.
- Indicar quais são os principais obstáculos encontrados pelo empreendedor para realizar mudanças e as sugestões para vencer os obstáculos diante de conflitos.
Cada fase do processo empreendedor tem seus desafios, quando é hora de colocar as ações em prática começam a surgir problemas.
- Despreparo;
- Mal Relacionamento;
- Desmotivação;
- Insegurança
- Máquinas Obsoletas.
Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho empreendedor:
No processo empreendedor, problemas vão existir, e precisarão ser solucionados. Algumas sugestões para vencer os obstáculos:
- Promover desenvolvimento profissional;
- Dinâmica em grupo;
- Promover inventivos ao colaborador;
- Dar Feedbacks Positivos;
- Implantação de sistema periódico de manutenção.
- Tabela compilando os dados:
Diretrizes que orientam o trabalho do empreendedor | Obstáculos encontrados para a realização de mudanças | Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho do empreendedor |
Competência conceitual | Identificação do momento exato para tomada de decisão | Conhecimento e utilização das diferentes fontes de recursos (saber fazer); |
Competência técnica | Complexidade e diversidade | Conhecimento de mercado; Monitorar o ambiente (tendências e mudanças); Criar e desenvolver o networking |
Competência humana | Comportamento dos colaboradores diante de diversas situações, como mudanças | Liderança; Desenvolvimento de mecanismos de aprendizagem (trabalho em equipe) |
Diretrizes para o empreendedor no ramo de confecções. Fonte: adaptada(Pelissari, Anderson Soncini; Gonzalez, Inayara Valéria Defreitas Pedroso; Vanalle, Rosângela Maria, 2011)
PASSO 02
- Conceitos de comportamento organizacional; grupos; equipes e liderança;
Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro dela.
- GRUPOS: Caracterizados pela concentração de pessoas reunidas em um espaço, mas não possuem objetivos conjuntos.
- EQUIPES: É a união de pessoas que reconhecem o objetivo do grupo e a importância de sua presença, são capazes de melhorar o desempenho quando a tarefa requer habilidade.
- LIDERANÇA: Define o processo de influencia que se tem sobre outras pessoas, para exercer determinada tarefa, com uma excelente comunicação.
- Conceito de comunicação e aponte os problemas de falhas de comunicação.
Comunicação é o processo de transferência de informação, significado e compreensão de um emissor para um receptor. As consequências geradas por falhas de comunicação poderão trazer graves problemas para as organizações, uma vez que o colaborador não entendeu e continua agindo da mesma forma, passando para frente informações erradas, cria-se uma bola de neve.
- Motivação e desenvolvimento profissional.
- Motivação:É o impulso interno que leva o colaborador a ação (motivo+ação). E esta diretamente ligada aos desejos, necessidades e vontades.
- Desenvolvimento: Pressupõe a uma evolução, e continuidade que leva alguém a aprofundar seu conhecimento ao longo da carreira profissional.
Responda quais os motivos que fazem com que os colaboradores desenvolvam esse receio diante das mudanças e como pode ser diferente. Faça as sugestões que julgar necessárias para que seja aceito o processo de transformação do parque industrial e as modificações, bem como o treinamento e qualificação dos trabalhadores:
Analisando as informações a respeito da empresa e os fatos que estão ocorrendo, verificamos alguns problemas em relação aos funcionários após a consultoria ter apresentado a proposta de reestruturação, dentre esses problemas estão: Grupo de trabalho mal relacionado, Colaboradores Desmotivados e insegurança. Além de a empresa estar efetuando seus trabalhos com máquinas obsoletas, o que ocasiona e afeta a produção para confecção de roupas. Um dos motivos que levou os colaboradores a agirem desta forma foi o medo das mudanças propostas pela consultoria a qual a empresária solicitou, e gerenciar mudanças significa gerenciar o medo das pessoas. Para um grupo, nada pode ser tão desconcertante quanto à mudança na empresa, o que pode causar desastres, quebras e produção ou até mesmo da qualidade. A resistência à mudança vem do medo do desconhecido ou da expectativa de perda de emprego, gerando a desmotivação por parte do funcionário. O trabalho de um Líder é lidar com a resistência para ajudar a reduzi-la a um nível mínimo que seja gerenciável.
...