Projeto Integrado Multidisciplinar I empresa Ambev
Por: Celi Nunes • 25/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.591 Palavras (7 Páginas) • 1.757 Visualizações
UNIP INTERATIVA
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR- I
(RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL)
AMBEV
CELI NUNES DA SILVA RA: 1416934
ARUJÁ
2014
CELI NUNES DA SILVA RA: 1416934
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR- I
(RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL)
AMBEV
Este trabalho tem por finalidade apresentar de forma prática o conteúdo teórico apresentado nas vídeo-aulas do Curso Superior de Tecnologia de Processos Gerenciais.
ARUJÁ
2014
RESUMO
Trabalho Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais que irá apresentar o PIM- Projeto Integrado Multidisciplinar, realizando um levantamento das características e práticas da empresa Ambev.
Este projeto tem por finalidade a integração dos conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas interativas com os conhecimentos práticos agora adquiridos através de pesquisa de uma empresa real- A Ambev.
Será abordado nesse trabalho o funcionamento da organização em todos os seus setores, da sua estrutura e processos organizacionais nela usados.
Palavras- Chave: Funcionamento, Conhecimento, Ambev.
SUMÁRIO
Resumo........................................................................ iv
Introdução..................................................................... 5
Fundamentos da Administração....................................6,7,8,9
Comunicação Empresarial............................................ 9,10
Técnicas de Informática................................................ 10
Gestão Ambiental Empresarial...................................... 11
Conclusão...................................................................... 12
Referências.................................................................... 13
INTRODUÇÃO
O PIM- Projeto Integrado Multidisciplinar tem por objetivo apresentar a pesquisa feita da empresa Ambev e a integração dos conteúdos teóricos e sua aplicação dentro da mesma.
A metodologia utilizada para realização do projeto foi pesquisa no site da empresa e na internet.
A Ambev é uma empresa no segmento de bebidas das Américas, com sede em São Paulo e é a quarta cervejaria do mundo e líder no mercado latino-americano. Seus produtos são distribuídos em aproximadamente 2 milhões de pontos de vendas.
Segundo a Ambev, seu maior patrimônio é sua gente. A companhia investe de modo contínuo no desenvolvimento de seus funcionários para que eles sejam incentivados a serem donos do negócio.
E ela também adotou o Sistema de Gestão Ambiental que visa a preservação do Meio Ambiente.
Fundamentos da Administração
Denominação e forma de Constituição
A Ambev foi criada em 1º de Julho de 1999, quando as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica anunciaram a decisão de juntar esforços. O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada no mercado de novas marcas tanto da Ambev como da concorrência.
Informações sobre o porte da empresa
Empresa multinacional de grande porte. E tem inúmeras filiais tanto no Brasil quanto no exterior.
Número de funcionários
Na época da fusão, as duas empresas empregavam 16 mil pessoas. Atualmente, a Ambev tem mais de 40 mil funcionários, dos quais aproximadamente 26 mil só no Brasil. Sua cadeia produtiva emprega, de ponta a ponta, cerca de 6 milhões de pessoas. Hoje, mais de 100 profissionais brasileiros ocupam cargos de liderança em todas as operações da AB InBev no mundo (EUA, Europa, China, Rússia). E ainda conta com 28.100 acionistas.
Principais produtos
Cervejas (Brahma, Skol, Stella Artois, Antarctica, Bohemia, Budweiser, Caracu, entre outros);
Refrigerantes (Sukita, Citrus, Lipon Mate, Gatorade, Guaraná Antactica, H2OH, Pepsi, entre outros);
Malte e subprodutos.
Principais fornecedores, Principais insumos, matérias-primas e serviços por eles fornecidos
A Ambev conta com fornecedores nacionais e internacionais, além de fábricas verticalizadas para o fornecimento de mate, concentrado, rolhas, garrafas de vidro e rótulos para a operação Brasil.
Segundo a Ambev “Nossa política de insumos começa no campo”, e para que isso aconteça ela busca manter ações de relacionamento com agricultores que cultivam cevada e frutos de guaraná, ambos essenciais na fabricação de boa parte de seus produtos. Para a fabricação da cerveja ela utiliza além da cevada, do mate, de adjuntos e de água, o lúpulo (planta trepadeira importada dos Estados Unidos, Alemanha, República Tcheca, entre outros), e o fermento (cepa exclusiva da empresa produzida no Rio de Janeiro).
A água é o ingrediente básico de todos os produtos e seu fornecimento é negociado diretamente entre a Gerência de Meio Ambiente e as prefeituras dos municípios onde as unidades industriais estão instaladas.
Ela utiliza ingredientes externos como cereais não maltados e de materiais auxiliares que ajudam no processo de produção de bebidas. Sua matriz energética usa recursos com gás natural, óleo e biomassa, e oito unidades industriais utilizam energia renovável.
A matéria- prima utilizada na fabricação de refrigerantes são: concentrado (incluindo o extrato de guaraná), açúcar, adoçante, água e gás carbônico. E para embalagem utiliza-se: garrafas de vidro e PET, latas de aço e alumínio, filme plástico (para encolher e esticar), papel, etiquetas, tampas plásticas, metal e caixa-cartão.
São comprados também materiais como filme shrink, pallets, garrafeiras, entre outros.
Principais mercados e principais segmentos desses mercados em que se encontra o cliente-alvo
Atuante no mercado de bebidas, suas operações consistem na produção e comercialização de cervejas, chopes, refrigerantes, outras bebidas não alcoólicas e malte.
Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um
Seus principais concorrentes são: Schincariol, Petroplis, Femsa, Polar (Venezuela), Cervecería Regional, U.C.P. Backus e Johnston (SBA Miller), Cervecería Regional Dominicana, Molson, CASA Isenbeck, entre outros.
...