Projeto Multidisciplinar Ambiente Logístico Magazine Luiza SA
Por: Marcela Souza • 21/7/2022 • Trabalho acadêmico • 2.995 Palavras (12 Páginas) • 341 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
Projeto Multidisciplinar Ambiente Logístico
Magazine Luiza SA
JOYCE DE MELO DIAS GALVÃO – RGM 20901089
MARCELA REIS DE SOUZA - RGM 24798894
ALESSANDRO NOVAK - RGM 26822997
CAIO VINÍCIUS DE PAULA VIEIRA - RGM 2683683
SÃO PAULO
2022
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
MAGAZINE LUIZA S.A
Projeto Multidisciplinar Ambiente Logístico apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como exigência do Curso Superior de Administração, sob orientação do Professor Márcio Francisco.
SÃO PAULO
2022
RESUMO
O objetivo deste projeto é analisar o varejista Magazine Luiza S.A, sob a ótica dos aspectos logísticos. A empresa de logística e tecnologia é uma das líderes do ramo varejista tanto físico como digital e com todo seu histórico de crescimento vertiginoso, hoje conta com cerca de 1,2 mil lojas em 18 estados brasileiros e dados de 2021 apontam que o Magazine Luiza emprega mais de 47 mil funcionários. A partir de informações encontrada em domínio público, o presente trabalho traz uma análise sobre a história da empresa, produtos, fornecedores, segmentação e aspectos mais específicos da gestão de logística como organização do estoque, mapeamento, equipamentos, logística e processo de transporte dos pedidos, entre outros, que podem ser acompanhados ao longo do trabalho. Assim como quadros SWAT comparativo entre o Magazine Luiza e de umas das suas maiores concorrentes no ramo varejista, a holding brasileira Americanas S.A.Tudo isso no intuído de identificar e analisar seus principais indicadores de desempenho na área de gestão logística.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. A EMPRESA 5
3. OPERAÇÕES DA EMPRESA 6
3.1. Principais produtos, fornecedores, insumos, matérias-primas e serviços 6
3.2. Principais mercados e segmentos 6
3.3. Processo de compras, escolha de fornecedores, critérios de avaliação e desenvolvimento 7
3.4. Processo de organização do estoque, mapeamento, equipamentos utilizados, qualificação de pessoal, gerenciamento da duração e volume dos estoques 7
3.5. Logística e processo de transporte dos pedidos 10
4. ANÁLISE SWOT COMPARATIVA: MAGAZINE LUIZA X AMERICANAS S.A. 11
5. CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
No presente projeto, abordaremos a análise da empresa Magazine Luiza S.A, sob a ótica dos aspectos logísticos, isto é, o gerenciamento e processamento de pedidos e estoque. O Magazine Luiza foi fundado em 1957 por Luiza Trajano e seu marido, e atualmente é um dos maiores empreendimentos do setor em território brasileiro. Por quatro anos consecutivos, a empresa esteve em sexto lugar entre as ações nacionais mais valorizadas da Bovespa, e seu faturamento anual tem se mostrado imbatível, mesmo frente às oscilações e crises que o mercado vem sofrendo, principalmente nos últimos anos.
Em meio à pandemia do Covid-19, muitas empresas enfrentaram grandes desafios para se manterem, muitas até mesmo fecharam suas portas permanentemente devido ao impacto da pandemia. Contudo, as estratégias de e-commerce, juntamente com os processos logísticos enraizados na companhia fizeram com que o Magazine Luiza S.A não apenas sobrevivesse à crise, como manteve a lucratividade e valorização da empresa.
Dessa forma, a escolha do Magalu para a realização do projeto se mostrou oportuna à proposta, uma vez que o estudo de um caso de sucesso pode enriquecer a percepção e capacidade de análise de oportunidades aos alunos envolvidos. Nos tópicos seguintes, abordaremos como a companhia se organiza em sua logística e as apostas inovadoras que tem feito ao longo dos anos para garantir sua presença entre as gigantes de sucesso do Brasil
.SENVOLVIMENTO
2. A EMPRESA
Em 1957 o casal Pelegrino Donato e Luiza Trajano adquiriu uma loja de presentes em Franca, no interior de São Paulo e, com a ajuda de um concurso na rádio local, a rebatizaram com o nome atual “Magazine Luiza”. A cultura da transparência e manutenção de relacionamento com os clientes foi fruto do engajamento da sociedade pequena da cidade, onde todos conheciam os donos pelo nome e compartilhavam interesses mútuos. Além disso, a natureza visionária dos fundadores colocou a inovação como um dos fatores mais importantes que norteavam, e ainda norteiam, as atividades da empresa. Dessa forma, o Magazine Luiza cresceu cada vez mais, até se tornar a potência líder da Bolsa de Valores nacional que é hoje. A empresa de logística e tecnologia é uma das líderes do ramo varejista tanto físico como digital e atualmente é uma gigante do mercado, tendo estado no top 6 da Bolsa de Valores por muitos anos. Com todo seu histórico de crescimento vertiginoso, hoje conta com cerca de 1,2 mil lojas em 18 estados brasileiros e dados de 2021 apontam que o Magazine Luiza emprega mais de 47 mil funcionários.
3. OPERAÇÕES DA EMPRESA
3.1. Principais produtos, fornecedores, insumos, matérias-primas e serviços
A varejista conta com uma vasta cartela de produtos, o que a faz ser uma gigante com cara de loja de conveniência. Em suas lojas é possível encontrar eletrônicos, eletrodomésticos, artigos esportivos, moda e beleza, pet shop e muito mais.
O Magalu adquire seus produtos diretamente das fabricantes, como por exemplo a Arno, fabricante de eletroportáteis; Apple, fabricante de computadores e acessórios; Aramóveis, fabricante de artigos para a casa; entre muitos outros. Além disso, recentemente a empresa realizou uma atualização de seus processos, em que agora disponibiliza espaço para que vendedores parceiros realizem seus negócios sediados em suas lojas online. Como o Magazine não realiza a confecção de seus produtos, não conta com insumos relacionados à fabricação, como matéria-prima. Podemos definir o trabalho da loja como uma mediadora, que compila uma ampla gama de produtos convenientes aos seus clientes, fazendo a ponte entre um grande número de fabricantes e o público.
...