Projeto empreendedorismo na Administração
Por: Isadora Martins • 1/5/2015 • Projeto de pesquisa • 658 Palavras (3 Páginas) • 380 Visualizações
1-INTRODUÇÃO
O tema empreendedorismo é muito antigo e existem várias obras sobre o assunto, segundo Dolabella (2006) “empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar a relação do homem com os outros e com a natureza”.
O Empreendedorismo é a arte de colocar uma ideia em prática, com estudos, amadurecimento desta e concretização em um projeto empreendedor.
O Empreendedorismo torna-se conhecido no Brasil com o surgimento de instituições como o SEBRAE, que incentiva as pessoas com perfil empreendedor a investir em um negócio em que tenham um pouco de conhecimento, de vocação para atuar no mercado, cliente, avaliando a sua condição financeira. Os empreendedores se intensificaram no Brasil na última década, e um dos fatores que causou este fenômeno foi o aumento do índice de desemprego entre 1989 a 2001, sem opções, ex-funcionários por não conseguirem recolocação no mercado, abrem seu próprio negócio.
A natureza humana recomenda que devemos escolher a segurança, e tornar-se empreendedor é deixar de ter a segurança que a empresa oferece para arriscar-se, dentro deste contexto Dornelas (2001) indica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, que no seu conceito empreendedor é aquele que assume os riscos de forma ativa, tanto físicos quanto emocionais.
A ação empreendedora possibilita às pessoas intervirem, inovando e criando, avançando na busca de novos graus de produção, de melhores níveis de qualidade de vida.
Os novos empreendedores têm importância vital para a sociedade, pois, de acordo com Dolabela (1999) o desenvolvimento econômico de uma região tende a estar diretamente relacionado com o grau de empreendedorismo de uma comunidade.
O tema da pesquisa foi escolhido devido à palestra e trabalhos já feitos sobre o assunto, além de possuir apostilas sobre o tema.
2- OBJETIVOS
O empreendedorismo no Brasil nunca se fez tão necessário como nos dias de hoje, preparar-se para um mundo globalizado e em constante mudança nas relações de trabalho, é um dos grandes desafios, principalmente no que se refere ao Brasil. É através da cultura empreendedora que se acende uma luz na complexidade da educação no mundo atual.
É preciso educar as futuras gerações para uma visão empreendedora valorizando o lado desbravador e sonhador dos jovens e também prepará-los para uma busca de formação profissional enxergando os desafios como fator motivador, ampliando horizontes pensar criativamente, transportar o conhecimento intelectual em conhecimento prático integrando os saberes e gerando novas percepções para que descubram seu caminho profissional e que não tenham medo de inovar.
Para se tornar um empreendedor ou, pelo menos cultivar algumas características é necessário a busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informação, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança. Grande parte dos negócios surge de uma ideia que transforma em motivação de vida e, quando bem planejado, se tornará realidade.
...