Psicologia no trabalho
Por: aapt • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.362 Palavras (6 Páginas) • 330 Visualizações
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
RESUMO
O presente trabalho aborda uma breve definição sobre as condições em que o trabalho é executado, evoluindo para o questionamento sobre a necessidade da reorganização do trabalho e seu ambiente. Visando proporcionar um ambiente favorável ao bem-estar de todos. As empresas buscam se tornarem mais competitivas no mercado de trabalho e com isso, querem a qualidade total. Um programa adequado de qualidade de vida no trabalho busca uma organização mais humana e condições de desenvolvimento da empresa e do indivíduo. Somos conscientes de que o trabalho é necessário para o ser humano, para torná-lo mais participativo, podemos usar o talento e potencial para dar-lhe condições de trabalho adequadas, resultando em aumento da saúde mental e física dos trabalhadores.
Palavras-chave: Qualidade, Empresa, Administração.
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho explanamos um breve apanho geral sobre a qualidade de vida no trabalho e bem estar humano.
Temos como objetivo mostrar que o fator motivacional que toda empresa busca para melhorar a produtividade de seus funcionários está ligada diretamente a qualidade de vida. O ser humano tem que ser motivado e lembrado o tempo todo, desde criança. A psicologia passa a priorizar em seus estudos o entendimento do trabalho humano em todos os significados, e a psicologia organizacional estuda os problemas organizacionais ligados à gestão de pessoas, a promoção da saúde, buscando um melhor atendimento e rendimento no trabalho.
O ser humano traz consigo sentimento e com isso cria expectativa de crescimento dentro da empresa que envolve e se realiza com o crescimento daquilo que desenvolve. Favorecer o desenvolvimento condizente com o paradigma, consiste em construir um alicerce com uma organização inteligente e inovadora.
2 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E BEM ESTAR HUMANO.
Segundo Rodrigues (1991), a Qualidade de vida no Trabalho é um modelo que surgiu na década de 50, na Inglaterra, a partir dos estudos de Eric Trist e colaboradores, do Tavistock Institute, pretendendo analisar a tríade indivíduo-trabalho-organização. Entretanto, a expressão “Qualidade de Vida no Trabalho” só foi introduzida, publicamente, no início da década de 70, pelo professor Louis Davis.
Maximiano (2002, p. 297) afirma:
“Que qualidade de vida no trabalho envolve desde a segurança do ambiente físico até o controle de esforços físico e mental requerido para cada atividade, bem como a forma de gerenciar situações de crise, que comprometam a capacidade de manter salários e empregos.”
Arellano (2003, p.34) também acrescenta:
“Qualidade de Vida no Trabalho tem como objetivo principal a busca do equilíbrio psíquico, físico e social dos empregados, dentro do contexto organizacional, considerando as pessoas como seres integrados nessas três dimensões, através de ações que refletem em um aumento na produtividade e na melhoria da imagem da empresa tanto no contexto como externamente, levando a um crescimento pessoal e organizacional.”
Chiavenato (2004, p. 367) define que QVT:
“Representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com sua atividade na organização.”
O ser humano vem constantemente buscando qualidade de vida, não apenas nas horas vagas, mas no trabalho também. O que define ser bom ou ruim são as condições determinadas pelo ambiente, pelas condições de vida e fatores internos e externos dos seres humanos. O equilíbrio que proporciona uma qualidade de vida no trabalho é físico, psíquico e social.
O indivíduo passa grande parte de seu tempo nas empresas, onde esse meio está cada dia mais competitivo, globalizado e exigente. Por esse motivo a qualidade desse tempo é discutida e inserida por grandes empresas para serem implantados, tendo o objetivo de refletir na produtividade do trabalhador. A qualidade de vida no trabalho é o que da motivação e comprometimento ao funcionário que passou a ser a peça de mais importância nas empresas.
Pesquisas feitas pelos americanos comprovam que cada dólar investido em qualidade de vida dentro das empresas, o retorno é de 2 a 5 dólares. As melhores empresas em gestão de pessoas se destacam em rentabilidade. Segundo pesquisas, essas empresas são bem vistas pelos funcionários.
No passado o profissional era um ser “sem cabeça”, ou seja, as empresas precisavam de braços e pernas para fazer o serviço duro às ideias partiam apenas das pessoas que administram a empresa. Hoje com a tecnologia o trabalho braçal foi praticamente extinto e o que conta de fato são ideias, inovação, produtividade com criatividade. E um profissional com stress, problemas, cansaço ou desmotivação, não produz. A qualidade desse profissional esta ligado diretamente e qualidade do seu ambiente de trabalho. Pessoas felizes estão motivadas, e as motivadas contagiam as outras.
Algumas empresas adotam sistemas como ginástica ou caminhadas entre outras atividades buscando esse bem estar para as pessoas. Mas não temos algo realmente focado nesse seguimento. Há muita coisa para se fazer em relação a isso. Mas com certeza isso já está virando realidade e logo teremos especialização nesse serviço.
2.1 DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
A qualidade de vida consiste em um conjunto de ações dentro da empresa, que envolve melhorias e inovações tanto para os colaboradores, quanto para a empresa.
...