Qual é a probabilidade e qual o seu uso na administração?
Tese: Qual é a probabilidade e qual o seu uso na administração?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 124412 • 23/10/2014 • Tese • 405 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
ETAPA 3 - Passo 1
O que é Probabilidade e qual a sua utilização na área de Administração?
A probabilidade é utilizada para exprimir as chances de ocorrência de determinado evento. O ponto central em todas as situações onde usamos probabilidade é a possibilidade de quantificar quanto é provável determinado. A teoria das probabilidades busca estimar as chances de ocorrer um determinado acontecimento. É um ramo da matemática que cria, elabora e pesquisa modelos para estudar experimentos ou fenômenos aleatórios.
Experimento aleatório: É um experimento que pode apresentar resultados diferentes, quando repetido nas mesmas condições.
Espaço amostral: É o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. Indicamos o espaço amostral por U ou S.
Evento: Chama-se evento a qualquer subconjunto do espaço amostral é equiprovável quando seus elementos têm a mesma chance de ocorrer.
Na área administrativa geralmente se executa uma análise de riscos dentro de organizações que estão planejando ou desenvolvendo projetos específicos ou para negócios, sendo a abordagem de negócios a mais utilizada.
Com as técnicas de controle de qualidade os fabricantes estão fornecendo melhores produtos á custos menores. Entende-se então que a estatística está interligada a praticamente todas as áreas, podendo ser utilizada por um: matemático, economista, biólogo, geólogo, químico, cientista político, psicólogo. Sendo assim pode-se utilizar a estatística para análise e decisões políticas e judiciais, econômicas entre varias outras, seu objetivo é resolver duvidas e aplicar medidas favoráveis para várias situações.
A estatística é essencialmente aplicada na área da administração, quando se diz respeito à tomada de decisões, por meio de sondagem, coletas de dados e de recenseamento de opiniões, para que possivelmente venham conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais humanos e financeiros disponíveis e as expectativas da comunidade sobre a empresa, depois de todas as informações necessárias a empresa tem condição de estabelecer metas e objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.
A Estatística ajudará em diversos trabalhos, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e perdas.
O uso da estatística também engloba a administração, quando falamos de qualidade, pois ajuda a reduzir custos e aumentar a qualidade, produtividade e competitividade, no mercado. Estas técnicas permitem que, por meio de pequenas amostras, seja visualizada a qualidade daquele lote de produção, tomando ações que evitem a ocorrência de problemas.
...