Questões Sobre o Filme Tempos Modernos
Por: Joe Clash • 1/12/2020 • Trabalho acadêmico • 448 Palavras (2 Páginas) • 6.465 Visualizações
Questões sobre o Filme Tempos Modernos
1) Qual o contexto social e econômico relatado no filme? Quais aspectos significativos mudaram e quais permanecem na estrutura econômica e social?
O filme é ambientado nos Estados Unidos, pós-crise de 1929, no momento histórico conhecido como Grande Depressão. Observamos nas cenas os altos níveis de desemprego, greves de trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho, repressão policial, desigualdades sociais, pessoas excluídas e famintas.
Hoje algumas condições de trabalho e de vida melhoraram, após novos estudos sobre ergonomia, descanso, jornada, assim como pela evolução da legislação trabalhista. Permanecem as profundas diferenças sociais entre os trabalhadores e os patrões, assim como as tentativas de burlar a legislação protetiva por parte de alguns empresários.
2) Quais questões aparecem na cena da máquina de refeições?
A máquina retratada no filme foi criada para atender uma necessidade em voga na época, que é a redução do “desperdício” de tempo. Com a popularização das metodologias de organização do trabalho (Taylorismo e Fordismo), impunha-se o controle do tempo de cada atividade do trabalho, incluindo a limitação dos intervalos de descanso, para permitir o aumento da produção e da produtividade.
Na cena, a mecanização busca atingir até mesmo o momento do descanso e da alimentação do trabalhador, aumentando a eficiência e reduzindo os movimentos julgados desnecessários. Por fim, a máquina é descartada pelo industrial por não se mostrar prática o suficiente.
3) O emprego de Chaplin na loja de departamentos mostra claramente as diferenças sociais. Como isso é mostrado e que outras situações do filme também são abordam a mesma temática?
As roupas dos clientes contrastam claramente com a de Carlitos e sua amiga. Também observamos essa situação enquanto o protagonista anda pelas ruas e enquanto trabalha. Os operários têm atividades repetitivas e enfadonhas, enquanto o patrão e sua secretária vestem boas roupas e realizam atividades de supervisão.
4) Quem decide como o trabalho deve ser organizado?
Sempre o patrão, através de seus supervisores, que tentam garantir a manutenção da produção. Não há oportunidade para que os operários (mal qualificados e substituíveis) opinem ou participem da definição das tarefas. Apenas seguem ordens e recebem reclamações. Com o advento do Volvismo (funcionários altamente qualificados, sindicatos fortes), esta situação se reverte completamente.
5) Como é retratado pelo filme as condições de trabalho na fábrica?
Os operários tinham que trabalhar como máquinas, com movimentos repetitivos e constantes. Uma das cenas até demonstra o protagonista sendo engolido com uma delas e se confundindo com as engrenagens. Quando o patrão ordena o aumento do ritmo de produção, toda a linha de produção precisa acelerar junto.
Em determinado momento, o protagonista surta, adotando o movimento repetitivo que vinha fazendo no trabalho e procurando porcas para apertar em todos os lugares, inclusive nos botões das roupas.
...