Questões de administração
Por: Andressa Nóe • 21/4/2015 • Exam • 623 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1] | INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO |
Aluno: Marcell Marinho Barbosa
Alain
Edleuza
Estudo de caso
A empresa Junior do primeiro período de turismo do IFAL foi convidada para realizar uma consultoria em um empreendimento turístico da cidade de Maceió cujo relatório final ela comenta que:
Item 1 – A organização utiliza prática típica do mecanicismo da administração cientifica.
Item 2 – Tem uma visão microscópica do colaborador.
Item 3 – Há um forte estimulo a especialização do trabalhador.
Item 4 – Desenvolve uma abordagem incompleta da organização.
Item 5 – Trabalha com o modelo de sistema fechado.
A diretoria leu essas informações do relatório e não as entendeu. Como você poderia explica-la contextualizando com a realidade de hoje das organizações.
No item um a organização utiliza a prática do mecanicismo da administração cientifica prática esta em que só se preocupa com fatores relacionados com o cargo e a função dos operários e nada mais, a parte humana é deixada de lado. É concebida a organização um arranjo rígido e estático de peça, como uma máquina. As principais ferramentas da administração cientifica foram os estudos dos tempos e movimentos do trabalhador.
Hoje a maioria das empresas ainda usam os princípios da administração cientifica só que com uma visão mais moderna, antes o foco era no operário, hoje o foco se caracteriza nos meios de produção.
Com relação a visão microscópica do colaborador no item dois, a administração cientifica enxerga cada empregado individualmente ignorando que o trabalhador é um ser humano e social. A partir do princípio negativo do homem na qual ele é preguiçoso e ineficiente. Isto implica na proliferação do trabalho desqualificado alienante na qual a principal virtude é a obediência as ordens.
Hoje as empresas possuem uma visão mais abrangente do ser humano onde buscam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores. O foco do Homo Economicus passou a ser visto como Homo Social onde o ser humano não pode ser reduzido a um ser em que seu comportamento seja simples e mecânico. O homem é guiado por demandas biopsicossocial.
No item três a busca por eficiência na administração cientifica divide a mão de obra onde as tarefas organizacionais são divididas em trabalhos separados, os funcionários se dedicam a uma única tarefa, os trabalhos são menores e eles podem ser realizados com mais eficácia.
Hoje muitas organizações estão diminuindo o grau de especialização de seus funcionários, pois estes acabam por saber fazer uma única função e se isolando, tornando o trabalho entediante.
Com relação ao item quatro, a abordagem adotada pela empresa é incompleta, parcial e inacabada por se limitar apenas aos aspectos formais da organização, omitindo a organização informal e os aspectos humanos da organização. As pessoas são tomadas como indivíduos isolados e arranjados de acordo com suas habilidades pessoais e com as demandas da tarefa a ser executada.
...