TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 10

TAMIRES DIAS DE SOUZA MOREIRA - 6394239385

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FUNDAMENTOS DA

GESTÃO EM EDUCAÇÃO

TAUBATÉ-SP

2016

TAMIRES DIAS DE SOUZA MOREIRA - 6394239385

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FUNDAMENTOS DA

GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado nos fundamentos da gestão em educação.

TAUBATÉ-SP

2016

Introdução

O estágio em gestão educacional é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia pode estabelecer relação entre a teoria e a prática, bem como ter a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional do gestor e seu importante papel na sua ação pedagógica. É onde se reflete sobre uma parte mais ampla e burocrática da escola, que está fora da sala de aula e que sem ela não é possível que sejam desenvolvidas as aulas e todas as articulações pedagógicas institucionais.

Este relatório visa exemplificar toda a pratica diária de uma escola de educação infantil, tanto seus aspectos físicos, corpo docente, discente, preparação para as aulas, aplicação de conteúdo e como a gestão lida com todo esse processo de ensino aprendizagem e manutenção do ambiente.

Realizar uma análise do ambiente educacional é imprescindível para a realização deste estágio, visto que é necessário avaliar as diversas áreas que compõem uma escola, quais são suas deficiências, quais são seus acertos, quais são os profissionais inseridos nesse cenário e a postura dos docentes com os alunos.

Vivenciar o dia a dia de uma escola pode ser muito desafiador, pois é necessário confrontar a teoria com a prática, fato que nem sempre é simples, é preciso ter um ambiente saudável e agradável para o desenvolvimento do aluno em todos os aspectos previstos. Por ser uma escola de educação infantil o cuidado com higiene, alimentação e a forma de aprendizagem devem sempre ser vistos como prioritários e a postura do corpo docente deve estar de acordo com o previsto.

Assim, espera-se que com o estágio realizado na área de gestão seja possível o aprimoramento e a amplificação da visão acerca do ‘ser pedagogo’,

dos desafios encontrados, dos objetivos alcançados e da certeza de que iniciamos uma profissão com múltiplas áreas de atuação profissional.

Desenvolvimento

O estágio de Gestão da Educação foi realizado com a gestora e supervisora de estágio Gisele Fuliene Bocco de Moraes na EMEI Prof Gilda Maria Bastos Abud Indiani, Rua João Batista Xavier Dias, São Gonçalo, 12092-180, Taubaté SP, Fone: (12) 3621-9009, instituição pública, no período de 21/03/2016 a 05/04/2016 perfazendo um total de 50 horas, sendo 30 horas composta pela regência. A instituição funciona das 08:00 hrs as 18:00 hrs de segunda a sexta-feira, tendo seu horário de funcionamento no período da manhã e tarde, onde são ofertados os cursos de Berçário, Maternal I, Maternal II, Infantil I e Infantil II,  o número de alunos perfaz em média um total de 300 (trezentos) discentes.

E estrutura física e material da escola é composta da seguinte forma: apresenta 10 salas de aula, onde algumas são divididas em salas ambientes, como por exemplo: sala de brinquedos, sala de vídeos, sala de fantasias e fantoches. A secretaria é composta por uma sala grande e espaçosa onde se concentra a mesa da diretora/gestora, coordenadora pedagógica e vice-diretora da instituição. A escola conta com o pátio interno onde tem brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas e o pátio externo onde são livres as brincadeiras e são realizadas atividades com bambolês, escorregador, pneus e aulas de educação física.

 A escola não apresenta quadra, mas esse espaço será em breve construído, já tendo o aporte físico para tal espaço. O refeitório é composto de varias mesas onde as crianças são servidas pelas auxiliares e monitoras. Na cozinha trabalham quatro merendeiras, onde preparam toda a alimentação do dia, desde o café da manha até a ceia que é a ultima refeição do dia, o local tem entrada restrita aos funcionários e a nutricionista. Há dois banheiros para uso dos alunos, o feminino e o masculino, os banheiros são adequados para a educação

infantil, possuem pias e sanitários pequenos, há o acompanhamento de uma monitora em cada banheiro para ajudar os alunos, caso necessário. Há dois espaços para os sanitários dos professores, são lugares simples, que contam apenas com uma pia e um vaso sanitário, são limpos e pequenos.

A escola não possui biblioteca, cada sala tem seu baú de livros, onde esses são trabalhados diariamente com os alunos. Há uma sala ambiente de vídeo e TV com televisão, data show, lousa digital e DVDs, há almofadas e um tapete no chão para assistir ao programado pelo professor. Não há sala de leitura nem laboratório, todas as leituras ou experiências realizadas na escola são feitas dentro da própria sala de aula.

Como se trata de uma escola de educação infantil, na maior parte do tempo os alunos não permanecem sentados, fazem muitas rodas, de conversa, de musica, de histórias, sempre no chão das salas. Na realização das aulas de arte, por exemplo, usam-se pequenas mesas, onde os alunos são agrupados em volta para realizar atividade, em grupos de 5 (cinco) ou 6 (seis) crianças. A escola possui um grande acervo de recursos didáticos, o que torna as aulas muito lúdicas, contam com diversos jogos de matemática, de linguagem oral escrita, de natureza e sociedade. Não usam livros didáticos por ser educação infantil, mas o ambiente é permeado por livros infantis, há livros em todas as salas e cantinhos de livros pela escola.

Há uma diversidade de DVDs e filmes educativos, como musicais, para serem passados para as crianças. Há lousa branca e caneta para lousa onde as próprias crianças podem desenhar e desenvolver sua criatividade. Não foi observada a presença de calculadoras e livros paradidáticos, já os mapas e gráficos estão presentes nas aulas de matemática, onde os professores trabalham a direção e as medidas e proporções com as crianças. Além disso, a

escola possui jogos de emaranhados, blocos de encaixe, brinquedos lúdicos, bandinhas para aula de música, alfabeto móvel, fantoches, fantasias e animais em miniatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (179.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com