RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Por: Bruno Andrade • 26/8/2015 • Relatório de pesquisa • 1.706 Palavras (7 Páginas) • 607 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Disciplina da 5ª Série do curso de Administração
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
BAURU
Junho / 2015
“Os grandes realizadores da história – Napoleão, Da Vinci, Mozart – sempre gerenciaram a si mesmos. Isso, em grande medida, é o que faz deles grandes realizadores.”
(Peter Drucker, 2002, p. 138)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
Parte 1 – Fundamentos teóricos do tema
2 DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO 5
2.1 O que é administração estratégica? 5
2.2 Análise ambiental das empresas ........... 5
2.2.1 Análise do ambiente externo 6
2.2.2 Análise do ambiente interno 6
2.2.3 Análise SWOT 6
2.4 Missão e objetivos da organização 6
2.5 Objetivos organizacionais 6
2.6 Estratégias genéricas de Michael Porter 7
2.6.1 Estratégia de nicho custos baixos 7
2.6.2 Estratégia de nicho diferenciação 7
Parte 2 – Empresa onde o aluno trabalha
3 EMPRESA ONDE O ALUNO TRABALHA 8
3.1 Principais produtos da empresa 8
3.2 Setor e segmento de mercado em que a empresa atua 8
3.3 Público-alvo da empresa 8
3.4 Pontos fortes e pontos fracos da empresa frente à concorrência 8
3.5 Qual a estratégia principal da empresa 8
Parte 3 – Descrição das atividades profissionais atuais do aluno
4 ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS DIÁRIAS DO ALUNO 9
4.1 Período e dias da semana em que o aluno trabalha 9
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O Relatório visa apresentar o estudo do tema ‘ A administração estratégica nas empresas’, na parte 1 do relatório vem apresentar a sua importância na analise ambiental nas empresas, tanto no ambiente interno e externo, vem apresentar também a estratégica de nicho custos baixo e diferenciado, na parte 2 do relatório, vem relatar as atividades de estagio praticadas pelo aluno durante o período de seu estagio pratico, relatando o produto o publico e o segmento de mercado da instituição, mostrando os pontos fortes e fracos, finalizando na parte 3, descrição das atividades profissionais atuais do aluno, qual atividade administrativa que ele exerceu e sua carga horaria.
Parte 1 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO TEMA
- DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
Administração é o projeto de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos para alcançar determinados objetivos da melhor maneira possível, buscando sempre o ideal, de maneira eficiente e eficaz. (IDALBERTO CHIAVENATO, 2014)
A administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas de processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle. .(ANTONIO CESAR AMARU MAXIMIANO, 2012)
2.1 O que é administração estratégia?
Administração estratégica consiste em tomadas decisões e ações administrativas que auxiliam a segurar que a organização mantem adaptações com seu ambiente, assim podendo avaliar a empresa e derivando seus pontos fortes e fracos. Essa estratégia é utilizada para prevenir os problemas que podem ocorrer durante o caminho, visando também diminuir o risco do fracasso, assim estando preparada para enfrentar e vencer os desafios, enxergas as ameaças e oportunidades que ainda não existem. ( WRIHT, KROLL, PARNELL, 2000)
2.2 Análise ambiental das empresas
Analise ambiental das empresas tem como processo monitorar o ambiente organizacional com a finalidade identifica as oportunidades e riscos atuais e do futuro, que venha afetar ou influenciar a capacidade da empresa no cumprimento de sua missão. (WRIHT, KROLL, PARNELL, 2000).
2.2.1 Análise do ambiente externo
Para se conhecer o ambiente das empresas é necessário conhecer também o que ela faz e onde ela esta inserida, deve-se conhecer também conhecer a sociedade em que esta instalada também, pois é neste ambiente que existem outras empresas, sejam concorrentes ou não, fornecedores e clientes. Pois é do ambiente externo que as empresas agem vendendo seus produtos e extraem o seu lucro.(CHIAVENATO, 2014)
2.2.2 Análise do ambiente interno
Esta analise tem finalidade de enxergar a deficiência e a qualidade da empresa, os pontos fortes e fracos pode ser determinados por meio de analise das aeras funcionais e benchmarking comparando a as outras empresas de seu setor de atuação seja concorrentes diretos ou potenciais.(ANTONIO CESAR AMARU MAXIMIANO, 2012)
2.2.3 Análise SWOT
É uma ferramenta utilizada para fazer analise ambiental, SWOT pode ser utilizada para qualquer tipo de analise de cenário, é um sistema determinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa. (WRIGHT, KROLL, PARNELL, 2000).
2.4 Missão e objetivos da organização
Missão é razão pela qual a empresa existe, ela esta ligada ao seu objetivo, que é um ponto concreto que se quer atingir para que se possa alcançar sua visão. (WHIHT, KROLL, PARNELL, 2000).
2.5 Objetivos organizacionais
É aonde a empresa quer chegar, é uma meta pra qual a organização direciona seus esforços para poder alcança-la. (WRIHT, KROLL, PARNELL, 2000).
- Estratégias genéricas de Michael Porter
Segundo Porter, as estratégias podem ser classificadas em três categorias:
Diferenciação: consiste projetar uma forte identidade própria para serviço ou produto, tornando distinto dos produtos e serviços concorrentes;
...