RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À FLORA DA RESTINGA DE CABEDELO
Por: Eu mesma • 13/3/2020 • Relatório de pesquisa • 1.465 Palavras (6 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]
ANDRÉ LUCAS FRANÇA DE ARAÚJO
HAYSSA SAMARA DOS SANTOS LOURENÇO
RAIANE FREIRE NASCIMENTO
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À FLONA DA RESTINGA DE CABEDELO
Cabedelo
2018
ANDRÉ LUCAS FRANÇA DE ARAÚJO
HAYSSA SAMARA DOS SANTOS LOURENÇO
RAIANE FREIRE NASCIMENTO
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À FLONA DA RESTINGA DE CABEDELO
Relatório de visita técnica realizada na Flona da Restinga de Cabedelo-PB. Apresentado à disciplina de Recuperação de Áreas Degradadas, para obtenção da nota referente ao 4º bimestre do ano letivo de 2017.2
Professor: Thyago Silveira
Cabedelo
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO
- MATERIAIS E MÉTODOS
- DESENVOLVIMENTO
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
1 INTRODUÇÃO
A Mata Atlântica considerada patrimônio nacional estendia-se por 1.300.000 km² do território brasileiro, hoje possui apenas 7,84% da cobertura original. No Nordeste a situação da mata é ainda mais crítica tendo em vista o reduzido número de unidades de conservação. A floresta da restinga de Cabedelo está inserida nesse bioma tão degradado, neste sentido, a área foi instituída unidade de conservação por sua importância, além da importância geológica e diversidade biológica, a área ainda abriga em seu entorno comunidades, que fazem do uso dos recursos naturais o seu sustento. Além de que vem sendo destruída por práticas imobiliárias.
A aula de campo com base nas unidades de conservação tem como principal objetivo conhecer a FLONA da Restinga de Cabedelo, observando os impactos, transtornos e dificuldades causados pelo processo de urbanização ao entorno da mesma. A visitação pública é permitida, condicionada às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração, o ICMBio.
4
2 CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO
A Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, ou Mata do Amém, como é popularmente conhecida, é uma unidade de conservação brasileira de uso sustentável da natureza, localizada no km 11 às margens da BR 230, no município de Cabedelo, entre os bairros de Renascer e Bessa, na área urbana do município de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, Paraíba.
Criada em 2004 através da instituição do Decreto presidencial S/N de 02 de Junho de 2004, é a primeira floresta nacional localizada em área urbana no Brasil, possuindo 114,34 hectares de mata atlântica de restinga e manguezal, com árvores que ultrapassam os vinte metros de altura.O antigo nome de Mata do Amém foi alterado devido à mudança de estatuto que a área recebeu, passando de reserva para floresta nacional, administrada pelo ICMBio.
A área está inserida na segunda maior bacia hidrográfica do estado Paraibano, a Bacia do Rio Paraíba, integrando a grande área de mangue e restinga que faz parte da zona estuarina do rio Paraíba. O Rio Mandacaru, um de seus afluentes, deságua no rio Paraíba passando pelo interior da unidade de conservação.
5
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização deste relatório de aula, inicialmente foi realizada a visita in loco a fim de
conhecer o trabalho realizado pelo ICMBio na FLONA. Assim pudemos coletar imagens, vídeos, assistir palestras e fazer trilha, com o intuito de observar o funcionamento dos projetos inseridos na UC.
6
4 DESENVOLVIMENTO
Ao chegar na FLONA, fomos ao espaço do ICMBio, onde assistimos a uma apresentação inicial, e depois a um vídeo que explicava questões de localização e falando sobre as unidades de conservação; que são espaços destinados à preservação ambiental, com o intuito de conservar e preservar ecossistemas degradados promovendo um desenvolvimento sustentável que contribui diretamente para a preservação ambiental, que existem três tipos: Os parques nacionais, as reservas nacionais e as florestas nacionais.
...