RELATÓRIO ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO
Por: MARQUES64 • 19/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.913 Palavras (12 Páginas) • 1.401 Visualizações
GIVANILSON SOUZA MARQUES
RA 1313998
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO
SMTT – SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES E TRÂNSITO
Relatório de Estágio apresentado ao Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista, como requisito necessário para obtenção do título de Bacharel no curso de Administração.
ARACAJU
NOVEMBRO/2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO, OBJETIVOS E APRESENTAÇÃO DOS CAPÍTULOS 3
CAPÍTULO I 4
PERFIL DA INSTITUIÇÃO 4
PRODUTOS E PROCESSOS 6
SÓCIOS, MANTENEDORES OU INSTITUIDORES 7
FORÇAS DE TRABALHO 7
CLIENTES E MERCADOS 8
FORNECEDORES E INSUMOS 8
RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE 9
CONCORRÊNCIA E PARCERIAS 9
ASPECTOS RELEVANTES 9
CAPÍTULO II 10
MACROPROCESSO DO NEGÓCIO 10
CAPÍTULO III 12
PROCESSO DO SETOR DE TRABALHO 12
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO, OBJETIVOS E APRESENTAÇÃO DOS CAPÍTULOS
O presente relatório será sobre as atividades desempenhadas na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), autarquia da prefeitura municipal da cidade de Aracaju, órgão do setor público responsável em gerir a mobilidade urbana na referida cidade. Autarquia na qual sou lotado como servidor público efetivo desde 2012. A autarquia tem como visão, gerenciar transportes e trânsito garantindo fluidez no sistema viário, mobilidade, acessibilidade, confiabilidade, maior comodidade, segurança e satisfação aos usuários.
À Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito compete planejar, organizar, dirigir, executar, delegar e controlar a prestação de serviços públicos relativos a transporte coletivo e individual de passageiros, tráfego, trânsito e sistema viário, observando o planejamento urbano municipal e as competências municipais originadas das Leis Federal nº 9.503 de 23/09/1997 e nº 12.971 de 09/05/2014.
O referido estágio tem como objetivo complementar a formação do aluno, relatar os resultados obtidos pelo órgão público, aplicação de teorias e métodos aprendidos no curso, proporcionando uma experiência profissional através de vivências na organização e prática do colaborador na área administrativa de planejamento e sistemas para estabelecer relações entre a teoria e a prática profissional no tocante ao bom atendimento das demandas e solicitações da população referente aos serviços de mobilidade urbana da cidade, prestando um serviço de excelência na gestão pública da SMTT de Aracaju com foco nos usuários e na sociedade com ética e cidadania.
Para melhor demonstração, esse relatório será dividido em capítulos, onde apresentaremos a autarquia, sua história, descrição, processos, força de trabalho, fornecedores, aspectos relevantes para a boa prestação de serviço à população, e também o funcionamento do macroprocesso da autarquia, bem como atividades do setor de trabalho, organograma, processo e fluxograma do processo de trabalho.
CAPÍTULO I
PERFIL DA INSTITUIÇÃO
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju é uma referência nacional de gestão da política de transporte e trânsito, assegurando a contínua humanização e valorização da cidadania, em permanente sintonia com o desenvolvimento urbano da cidade de Aracaju.
O órgão é responsável pela mobilidade urbana de Aracaju, seja na execução de serviços nas vias, de acordo com solicitações ou necessidades da população, para uma melhor fluidez dos veículos e trânsito; bem como na atuação de educação, orientação, e fiscalização dos condutores através dos agentes de trânsito, amparado por convênios e leis que regem o trânsito nacional.
A SMTT órgão vinculado a Prefeitura Municipal de Aracaju, autarquia pública em seu histórico passou por diversas mudanças e alterações, listadas a seguir.
A Lei nº 1.030 de 14/12/1984, cria a Superintendência Municipal de Transporte Urbano SMTU, órgão autárquico, com personalidade jurídica, patrimônio e receitas próprias, com a finalidade de administrar o serviço público de transporte no Município de Aracaju, com gestão administrava e financeira descentralizada, vinculada ao Gabinete do Prefeito Municipal e será composta, basicamente, dos Conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal, dos Departamentos de Planejamento, Comunicação, Controle Operacional, Táxi e Administrativo e Financeiro; Extingue a Secretaria de Transporte do Município, instituída pela Lei nº. 690/80, de 1º de abril de 1980.
A Lei nº 1.038 de 12/02/1985, cria novos órgãos na estrutura básica da Superintendência Municipal de Transporte Urbano – SMTU: quatro Divisões nos Departamentos de Comunicação, de Controle Operacional, de Táxi e Administrativo e Financeiro; e a chefia de Gabinete vinculada a Assessoria do Superintendente.
O Decreto nº 12 de 14/03/1985, aprovou o Regulamento da Lei nº 1.030 de 14/12/1984, que cria a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU).
A Lei nº 1.069 de 04/07/1985, criou na estrutura do Poder Executivo Municipal, definida através da Lei nº 510/76, de 17 de dezembro de 1976, a Secretaria de Transportes Urbanos. A Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) passa a ser subordina diretamente ao Secretário de Transportes Urbanos. Altera redação da Lei nº 1.030/84 de 14/12/1984, que cria a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
A Lei nº 1.148 de 04/12/1985, define que fica instituído no Município de Aracaju o programa do Sistema Integrado de Transportes de Aracaju – SIT, constituído de recursos provenientes de Contribuições ou Transferências do Setor Público e Privado.
A Lei nº 1.159 de 27/01/1986, dispõe sobre a reorganização da Administração Pública Municipal e estabelece diretrizes para a modernização administrava. Vincula a Superintendência de Transportes Urbanos à Secretaria de Transportes Urbanos do Município de Aracaju.
...