RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO PROPOSTA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Por: Gustavo Diniz • 30/8/2020 • Projeto de pesquisa • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 7.416 Visualizações
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO – PROPOSTA DE PESQUISA CIENTÍFICA
SEMESTRE 2020.3
Nome:
Matrícula:
A Síndrome de Burnout em Profissionais de Instituições Financeiras
- PROPOSTA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Em um mundo globalizado as práticas empresariais nas instituições financeiras se tornam cada dia mais céleres, isso pode tornar o ambiente de trabalho cada vez mais hostil e agressivo, gerando assim em seus empregados uma enorme sensação de peso e cansaço. Nesse contexto é importante salientar como os colaboradores estão cada vez mais propensos a problemas de estresse emocional que podem levar até a Síndrome de Burnout.
- – TEMA
Delimita-se o tema na análise sobre as condições de estresse emocional em profissionais de instituições financeiras e como esses profissionais tem uma forte inclinação para a Síndrome de Burnout.
- - CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
No cenário atual das grandes organizações seus colaboradores estão cada vez mais envolvidos nos processos que envolvem a satisfação do cliente, isso é um fato gerador da pressão e das cobranças que atingem os funcionários.
Seguindo essa linha de pensamento, é importante salientar como os funcionários de instituições financeiras estão sujeitos a problemas de estresse emocional e a Síndrome de Burnout, sendo assim o presente estudo pretende demonstrar a relevância da boa liderança e do bom relacionamento com o bem estar emocional de seus subordinados.
- – PROBLEMA DE PESQUISA
Como a boa liderança e o bom relacionamento no trabalho se tornam um fator relevante para o bem estar emocional dos colaboradores ?
- – OBJETIVOS
Geral ou Final
Demonstrar como um ambiente de trabalho ruim pode levar um funcionário a ter problemas de estresse emocional.
Específicos ou Intermediários
Identificar as principais causas da Síndrome de Burnout.
Apontar como as empresas lidam com as questões de estresse emocional.
- – JUSTIFICATIVA
Um tema como este é de extrema importância uma vez que os colaboradores são considerados o maior patrimônio de uma organização. As empresas entendem que para se manter no mercado é necessário ter uma equipe engajada, para isso a capacitação e a boa disposição física e mental são indispensáveis e devem ser uma das prioridades das empresas.
- REFERENCIAL TEÓRICO
Desde o começo dos tempos o trabalho faz parte da vida do ser humano, Morin (2001) diz que o trabalho é um valor importante na sociedade, ele exerce influencia sobre a motivação dos trabalhadores e sobre sua satisfação e produtividade.
Muito tempo após o surgimento do trabalho é que surge a primeira empresa, segundo Lamy Filho (1992) a empresa nasceu com a Revolução Industrial, o comércio de fato já existia, o comerciante apenas aproveitou o advento da Revolução para expandir o seu negócio surgindo assim as primeiras empresas, essas eram casas de comércio voltadas para a atividade industrial, o comerciante viria a se tornar o empresário.
Trazendo para a atualidade temos um mundo globalizado onde vivemos, trabalhamos e morremos. As grandes organizações fazem parte da nossa vida, estamos tão acostumados a vê-las que não nos damos conta da importância que elas têm, em especial as instituições financeiras.
As instituições financeiras são organizações que tem por finalidade potencializar a alocação de capital próprio ou dos stakeholders, essas organizações trabalham gerindo os recursos entre os agentes superavitários e os deficitários fazendo a economia girar, segundo Siklos (2001) as instituições financeiras prestam serviços de intermédio no mercado financeiro.
Nessas instituições a maioria das atividades ainda dependem do fator humano, ainda não existem robôs que possam substituir os seres humanos nesse tipo de atividade, por conta disso essas atividades passam a ter uma importância muito grande, erros não são permitidos, nesses ambientes em que as atividades são tempestivas e ágeis é que surgem as cobranças e a pressão, o ambiente pode acabar se tornando extremamente negativo e os funcionários podem vir a virar reféns disso.
Lima (1980) considerava a sociedade do trabalho uma sociedade extremamente discriminante, ele não estava errado se acreditarmos no que dizia Friedman (1985) que as empresas tem como principal objetivo o lucro.
A busca incessante pelo lucro pode levar uma empresa a deixar de lado seu maior patrimônio, seus colaboradores.
No meio dessa busca seus colaboradores podem vir a desenvolver problemas de saúde emocional. A saúde emocional vai além do bem estar fisico e da falta de doenças, envolve controlar as emoções ruins como a angústia e a tristeza e concentrar-se nas boas emoções como a alegria por ter uma boa vida ou a felicidade por poder fazer boas escolhas, ela é de extrema importancia na vida e deve sempre ser desenvolvida por meio de cuidados com nossa saúde fisica e mental, das nossas ações e relacionamentos, tanto dentro quanto fora da empresa (CRUZ, 2019).
...