RELATÓRIO SOBRE O DEPARTAMENTO FINANCEIRO E A FORMAÇÃO LEGAL DA EMPRESA NUBANK
Por: Rafael Pontes • 1/11/2020 • Projeto de pesquisa • 5.491 Palavras (22 Páginas) • 292 Visualizações
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA
Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Rafael Rodrigues Pontes
PROJETO INTEGRADOR IA
RELATÓRIO SOBRE O DEPARTAMENTO FINANCEIRO E A
FORMAÇÃO LEGAL DA EMPRESA NUBANK
São Vicente
2020[pic 1][pic 2]
Sumário[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]
Introdução...................................................................................................................3
1.Plano de Desenvolvimento de Pesquisa................................................................5
2.Nome da Empresa e Ramo de Atividade................................................................6
3.Legalidade na Constituição da Empresa...............................................................8
4.Descrição das Atividades Financeiras na Empresa............................................13
Considerações Finais..............................................................................................18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................21
- INTRODUÇÃO
As mudanças no processo de interação econômica, politica, social e cultural dos últimos anos fizeram com que as empresas se deparassem com um novo contexto, a globalização, e como consequência disso uma competitividade cada vez maior e um consumidor cada dia mais rígido. Os clientes Millennials (geração de 24 a 34 anos) possuem uma relação mais exigente e adaptada ao mundo digital, e agora cabe a cada empresa se ajustar a essa nova realidade, buscando alternativas e desenvolvimento.
O Nubank, startup que oferece cartões de crédito, surgiu como uma proposta jovem, em uma plataforma moderna e personalizada. A empresa oferece uma experiência mais simples a esses consumidores, cortando camadas de burocracia para adquirir e usar um cartão de crédito. Para adesão ao serviço não é preciso ter conta em banco ou pagar anuidade. Além disso, a facilidade de acesso e informalidade na comunicação com o cliente, se torna um diferencial competitivo diante do método tradicional das operadoras de crédito.
A startup em questão, se autodenomina como uma empresa de tecnologia que presta serviços financeiros. Na denominação do mercado, essa startup é uma Fintech, ou seja, empresa que tem como característica, uma estrutura operacional reduzida, tecnologia de ponta e gestão moderna. Dessa forma, reduz custos e entregam com mais agilidade seus serviços, aproveitando o alcance ilimitado da internet para atender seus clientes.
O Nubank pode ser considerado o expoente nacional dessa indústria de finte hs, fazendo parte do grupo de elite das startups financeiras. Além disso, recebeu investimento de grandes nomes como Sequoia Capital, que deu suporte para o crescimento de grandes empresas como o Google, PayPal e WhatsApp e o Tiger, financiador do Netflix, LinkedIn e Netshoes.
As Fintechs demostraram a capacidade de reinventar o sistema criando novos caminhos para resolver os negócios. No caso das startups financeiras, elas apresentam uma nova alternativa e não uma ameaça aos bancos. No Brasil, essa startup se apoiou em uma grande carência: um público ávido por novidades e extremamente insatisfeito com a oferta atual dos serviços financeiros.
No inicio, para obter o cartão de crédito oferecido pelo Nubank, era necessário ser convidado por alguém, o convite era enviado por dispositivos mobile e o link dava acesso a plataforma do Nubank. A promessa de um cartão de crédito sem anuidade, sem tarifas e tecnológico agitou os consumidores a ponto de ficarem em uma fila de espera para obter o serviço. Nesse contexto, a criatividade e o atendimento humanizado surge como uma oportunidade de crescimento. O grande desafio esta em traduzir de forma simples e intimista o que é complexo e muitas vezes burocrático.
Dentro da avaliação desta empresa escolhida, Nubank, será descrito seu processo financeiro neste projeto levando em conta todo o conceito aprendido nas disciplinas anteriores entre marketing, recursos humanos, gestão empresarial, finanças e direito. Aplicando a teoria na pesquisa e desenvolvimento de texto para elaboração de um projeto mais completo e complexo a cada disciplina.
Com mais conhecimento das disciplinas aplicadas neste projeto, mais conteúdo será aplicado e consumido acrescentando não só ao projeto como no próprio ensino. A meta desejada com mais este projeto será aplicar todo o conteúdo em conjunto com as pesquisas elaborando e construindo material próprio e crescendo com pensamentos e opiniões novas. O desenvolvimento da pesquisa será minuciosamente analisado baseado em projetos, textos on-line e off-line, sites entre outros. Também foram analisados os principais canais de comunicação da empresa, o perfil social do Nubank no Facebook e o funcionamento do aplicativo na loja Google Play e App Store.
Será descrito os dados da empresa como nome, localização e ramo de atividade com informações detalhadas de sua criação. Um organograma com formação de seus integrantes também será criado para demonstrar sua hierarquia e também descrito suas funções.
Aplicando a disciplina de direito será analisado toda a função de legalidade da empresa, sendo tipo da empresa, previsão legal constando documentos oficiais provando a inscrição como empresa e dados dos funcionários fundadores da empresa.
As atividades financeiras da empresa serão descritas neste projeto dentre con tas, orçamento, custos, análise de crédito e etc. Informações do departamento financeiros com pesquisas no site oficial e dados de contas publicamente descritas em seu site serão informadas para entendimento de seu processo financeiro.
Por fim, a conclusão pessoal do projeto completo informando o aprendido com o processo, resumo dos dados e opinião pessoal.
- PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA
O tema desse projeto é o departamento financeiro e a formação legal da empresa, sendo essa empresa a fintech Nubank, tendo por objeto de pesquisa diversos autores, artigos, notícias e fichamentos.
O tema Fintechs ainda é pouco explorado na produção acadêmica, principalmente no Brasil, em razão do pouco tempo de existência desse tipo de tecnologia no país. Diante de tal situação, o estudo se propõe a reunir o entendimento de diversos pesquisadores do tema, conciliando uma verdadeira troca de experiências da introdução desse mecanismo no mercado financeiro. Nesse sentido, busca-se aprofundar os conceitos que envolvem o tema, bem como expor as causas e efeitos da quebra de paradigma ocasionada pelo entrelaçamento da tecnologia com os serviços financeiros.
...