RELAÇÕES DE TRABALHO COMO UM CONSTRUCTO SOCIAL
Por: Kati Silene Pereira Santiago Bandeira • 5/5/2017 • Projeto de pesquisa • 543 Palavras (3 Páginas) • 447 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
CAMPUS DE SANTANA DO LIVRAMENTO
RELAÇÕES DE TRABALHO COMO UM CONSTRUCTO SOCIAL
Projeto de Pesquisa com a finalidade de obtenção de horas de ACGs.
Professora Orientadora: Kathiane Benedetti Corso
Curso: Administração
Acadêmica: Kati Silene Pereira Santiago Bandeira
SANTANA DO LIVRAMENTO
MAIO/ 2017
PROJETO DE PESQUISA
TEMA: “Relações de Trabalho como um constructo social”
PROBLEMA: “Como utilizar as “Relações de Trabalho” como um constructo social positivo?”
HIPÓTESE: “Se durante a construção das relações de trabalho, houver um agente coordenador, gerenciador e conciliador, então pode-se utilizar as “Relações de trabalho” como um constructo social positivo”.
OBJETIVO GERAL: “Apresentar a origem das “Relações de Trabalho” no decorrer do tempo, refletindo como a utilização da mesma pode tornar-se um constructo social positivo”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* “Apresentar as origens das “Relações de Trabalho” no decorrer do tempo”.
* “ Refletir como a utilização das “Relações de Trabalho” pode tornar-se em um constructo social positivo”.
JUSTIFICATIVA:
O presente Projeto de Pesquisa justifica-se como sendo um instrumento de pesquisa utilizado pela a acadêmica, a fim de obter horas de ACGs (atividades complementares de graduação), sendo assim, justifica-se que sua relevância ultrapassa os limites de uma instituição de ensino superior, pois o mesmo visa atingir tanto a comunidade acadêmica da UERGS como a da UNIPAMPA, assim como a empresários cuidadosamente selecionados e convidados. Com isso contribuindo para o desenvolvimento intelectual e gerencial de cada participante.
METODOLOGIA:
O método de pesquisa utilizado foi o fenômenológico, que segundo HUSSERL (1859-1938), APUD GIL (2012:14) “propõe-se a estabelecer uma base segura, liberta de proposições, para todas as ciências”.
Sendo assim procura-se compreender, descrever a realidade das relações sociais dos indivíduos, oriundas do fenômeno social “relações de trabalho”.
O método de procedimento de pesquisa utilizado foi o método comparativo, a fim de encontrar similitudes e diferenças, a fim de compreender e explicar as igualdades e diferenças encontradas nas sociedades passadas, para compreendermos a sociedade atual.
A técnica de pesquisa utilizada foi a bibliográfica, e a de análise de conteúdo.
A população-alvo será as comunidades a cadêmicas da UERGS , UNIPAMPA e alguns empresários local.
Os dados e informações que já foram coletados, e os que ainda serão coletados, serão analisados, explicados e apresentados através de um texto crítico discursivo.
REVISÃO DA LITERATURA:
Devido a culminância deste projeto ser um seminário, a acadêmica decidiu não preencher este tópico, já que toda a bagagem teórica será devidamente explicada pelo (os) professor (es) convidados, mas se houver interesse em saber o posicionamento da acadêmcia sobre o tema em questão, a mesma publicou um artigo sobre este mesmo tema, no www.trabalhosgratuitos.com.
...