RESENHA ACERCA DO ARTIGO PERFIL EMPREENDEDOR E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Por: sigaja25 • 29/6/2017 • Resenha • 974 Palavras (4 Páginas) • 748 Visualizações
RESENHA ACERCA DO ARTIGO PERFIL EMPREENDEDOR E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Segundo os autores, o estudo do empreendedorismo tem despertado um interesse relevante nos últimos anos, unindo se governos, instituições de ensino e afins no investimento de esforços e recursos financeiros; voltandose o interesse acadêmico à exploração do perfil do empreendedor.
Buscando formas relevantes para esta discussão os autores propõe um método para fazer associação entre o perfil empreendedor e o desempenho organizacional já que há uma falta de um padrão metodológico para abordar o tema e objetivam construir e validar um modelo.
Através da literatura, os atores buscam corroborar a palavra empreender com Cunha (2004), onde imprehendere (com origem no latim medieval) significa tentar empresa laboriosa e difícil e de acordo com Filion (1999), entrepeneur (com origem francesa) associada àquele que incentivava brigas.
Os autores também ressaltam que no Brasil não existem revistas especificas sobre empreendedorismo, mas este assunto é constantemente abordado em revistas de administração.
Ao estudar Lopes e Souza (2005), encontraram objetivos de construção de um instrumento de medição para o perfil empreendedor, onde, de acordo com a literatura, identificaram quatro fatores: realização, planejamento e poder, acrescidas do fator inovação os quais, através de analise fatorial, apontouse dois fatores compostos: prospecção e inovação e gestão e persistência; mas que ainda segundo Lopes e Souza (2005), há a sugestão de somente um fator através da existência empírica, a atitude empreendedora.
Empreendedorismo é uma palavra muito ampla e complexa que envolve uma série de conceitos de um perfil do ser humano que podem ser encontrados juntos ou isolados, mas que são fundamentais para se caracterizar um empreendedor de sucesso; esses conceitos envolvem características como: assumir riscos calculados, planejar, detectar oportunidades, persistir, inovar, liderar, entre outras.
Com relação ao desempenho organizacional, de acordo com os autores, tem sido adotadas medidas pela comunidade acadêmica principalmente de duas formas: medidas objetivas de resultado e medidas subjetivas.
Os autores buscaram construir um modelo de medição do perfil empreendedor e do desempenho organizacional baseandose na escala Likert de sete pontos, utilizandose de questionário de concordância e aplicando uma amostra de teste piloto.
A aplicação restringiuse a uma área limite de uma instituição de ensino e envolveu acadêmicos de diversos níveis e áreas de estudo diferentes, analisando que uma pessoa com perfil empreendedor possa estar disperso em áreas diferentes da administração e gestão e demais áreas também necessitam de perfis empreendedores em seus negócios.
...