RESUMO DE ATIVIDADES: “SUSTENTABILIDADE”
Por: milasanjos • 26/10/2017 • Dissertação • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 341 Visualizações
[pic 1]
KEULLY REJANE
RESUMO DE ATIVIDADES: “SUSTENTABILIDADE”
Aracaju
2017
- INTRODUÇÃO
Este presente trabalho tem como objetivo descrever a conscientização ambiental das empresas, que mudaram a sua maneira de enxergar a natureza e seus recursos, mesmo que de forma lenta com um longo caminho a percorrer, porem sem alternativa no que diz respeito à conscientização ambiental que vem crescendo, se mobilizando e buscando soluções concretas de uso sustentável. A sustentabilidade e o novo olhar do homem em relação à natureza e seus recursos escassos.
A participação e responsabilidade empresarial no desenvolvimento ambiental e social sustentável. Mostrando a importância do compromisso ético com o meio ambiente e o que pode trazer de benefício tanto pra empresa quanto para sociedade como um todo.
O mesmo foi elaborado baseado em pesquisas bibliográficas relacionadas à defesa do meio ambiente e sua administração. Podendo-se perceber uma mudança nos últimos anos, por parte das organizações em relação a visão e missão da empresas, voltada para a Sociedade e Meio Ambiente.
O desenvolvimento sustentável é um modelo que visa manter o crescimento das empresas, levando em consideração as variáveis éticas sociais, políticas, respeitando o meio ambiente, sem perder o foco financeiro dos negócios, agindo com pró-atividade e atuando de forma responsável. (ANDRADE, 2008, p19)
A degradação decorrida da ação do homem ao longo do século causou graves conseqüências à natureza e à sociedade, o que fez com que despertasse um novo olhar do homem em relação à natureza, que antes acreditava ser uma fonte inesgotável, tornando a sustentabilidade um tema cada vez mais discutido nos dias de hoje, para que possa minimizar este problema mundial. As organizações passaram a estudar meios de desenvolver sua capacidade produtiva, sem que haja comprometimento ambiental e das gerações futuras. Essas questões começaram a surgir no cenário governamental com uma força maior a partir da década de 70, quando surgiu a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente, em Estocolmo. Ao longo das ultimas décadas tem havido uma série de esforços internacionais para ajudar as empresas a alcançar seus ideais e ambientais sustentáveis.
O desafio do desenvolvimento sustentável é trazer as considerações ambientais para o centro das tomadas de decisões econômicas, para o centro do planejamento futuro em todos os níveis: local, regional e global. Muitos dos problemas que enfrentamos hoje, como a contaminação tóxica, a chuva ácida, a fome, a disseminação das doenças transmissíveis, o tratamento inadequado dos esgotos e o excesso de lixo sólido industrial e residencial são resultados de decisões tomadas sem considerar seus impactos nos recursos humanos e não-humanos do meio ambiente. (HELENE; BICUDO, 1994, p.25).
ADMINISTRAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
A partir da Revolução Industrial e as novas tecnologias houve uma aumento da capacidade e velocidade de produção e ao mesmo tempo e proporção a destruição do meio ambiente, com a geração de poluição e consumo de recursos da natureza, tornando-se cada vez mais escasso.
Andrade (2008, p. 4), refere-se a Administração Ambiental como sendo, “ um processo de melhoramento das atividades administrativas que gerenciam os aspectos e impactos ambientais gerados por uma organização, definidos por Políticas Ambientais.”
A Sustentabilidade Empresarial alem de um conjunto de ações que a empresa toma visando o meio ambiente e desenvolvimento sustentável da sociedade, tem capacidade de mudar a imagem da mesma de forma positiva, uma vez que ela passa a adotar praticas significativas para o bem do meio ambiente e da sociedade em geral. Além de outras vantagens, como economia com redução dos custos de produção, uma vez que a empresa passa a se preocupar com os gastos desnecessários, reaproveitamentos de matéria prima, água, reciclagem, medidas de economia de energia e uma infinidade de atitudes que trazem benefícios para a sociedade em geral e consequentemente para a empresa. Porem vale ressaltar que sustentabilidade não são atitudes superficiais que estão ligadas ao marketing e sim à compromissos éticos.
O código de ética ou compromisso social é um instrumento de realização da visão e de missão da empresa, orienta suas ações e explicita sua postura social a todos com quem mantêm relações. Dessa forma, o comprometimento da alta gestão com sua disseminação e cumprimento são as bases de sustentação da empresa socialmente responsável. (ANDRADE, 2008, p. 75).
Podemos perceber ao longo da historia e nos dias de hoje que o estado não está sendo suficiente no combate a desigualdades, nos projetos de inclusão e na construção de uma sociedade mais justa, o que faz da empresa um dos principais agentes de transformação da sociedade, pois é ela a maior responsável pela geração de empregos e distribuição de renda. Este contexto trouxe um novo desafio para as empresas, que é de reconhecer a sua importância no meio em que esta inserida e assumir o seu papel, com atitudes centradas no crescimento econômico, equilíbrio social e proteção ambiental.
...