RETIRE ESSA PÁGINA AO ENTREGAR O RELATÓRIO
Por: Lucas Matos • 26/4/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 1.319 Palavras (6 Páginas) • 128 Visualizações
Instruções:
- Faça o seu relatório da forma mais organizada possível;
- Use uma linguagem formal e técnica na hora de redigi-lo, não cometa erros de português;
- Caso queira inserir ou excluir um tópico do corpo do relatório, faça conforme necessário, lembrando de mantê-lo o mais completo e coerente possível.
- Você estará sendo avaliado pelo seu grau de aprofundamento de argumentação e análise da amostra.
- Você estará sendo avaliado pela sua postura em laboratório e comprometimento com o trabalho e estudo.
RETIRE ESSA PÁGINA AO ENTREGAR O RELATÓRIO
[pic 1]
Relatório de análise metalográfica
Engenheiros responsáveis
Nome: Raul de Carvalho Teixeira
Nome: Felipe Paiva Lacerda
Nome: Lucas Matos Serrano
Amostra: Ferro Fundido Cinzento
Etapa de pré-análise
Descrição do material que está sendo utilizado, processo de fabricação e características mecânicas e outras da peça segundo a norma e/ou fabricante:
O ferro fundido cinzento é um material muito utilizado em maquinas pesadas, no setor automobilístico, fabricação de ferramentas em geral, e outros produtos onde requer uma alta constante de amortecimento de vibrações.
Por ser um material de baixo custo e com suas ótimas propriedades mecânicas como: (amortecimento de energia vibracional citada acima, baixo desgaste o que é muito importante dentro da fabricação de produtos de alta utilização fabril; o ferro fundido dispõe de fácil fusão e moldagem o que auxilia na criação das peças mais complexas), o ferro fundido cinzento é hoje um dos materiais mais utilizados dentro das industrias para fabricação de peças metálicas de alta resistência.
Apesar de oferecer um padrão nas suas propriedades mecânicas o ferro cinzento contém uma composição química muito aberta. Contendo assim: Cromo (2,5% a 4%), Silício (1% a 3%), Manganês (0,20% a 1%), Fosforo (0,02% a 1%), além disto pode ocorrer de ter outros elementos, porém com porcentagem irrelevante ao seu processo de fabricação.
Processo de fabricação que consiste no vazamento do metal líquido em um forno alimentador, onde na parte frontal inferior é montada uma coquilha de grafite refrigerada à água, que confere a forma e a dimensão desejada da barra a ser produzida. Quando o metal líquido entra em contato com a coquilha, inicia-se a formação de uma casca sólida. Quando esta casca tiver resistência suficiente para suportar a pressão e o metal líquido existente no núcleo da barra, um comando eletrônico aciona os motores que tracionam a barra no sentido horizontal.
Método de preparação
Descrição do processo de preparação:
Descreva as etapas de corte, embutimento, lixamento, polimento e ataque químico. Dê os detalhes sobre cada etapa.
Corte:
Após ser selecionado o corpo de prova na qual deverá ser feita a analise, foi realizado no mesmo um corte na sessão transversal utilizando a Máquina de corte Cut Off da marca Arotec modelo Arocor 60. Tomando os devidos cuidados, e evitando o corte continuo no qual poderá implicar em um aquecimento na peça causando um dano térmico (acima de 100 °C) que modificaria sua microestrutura.
Para utilizar a máquina de corte deverá ser seguido os seguintes passos:
- Fixar o corpo de prova nas morsas presentes dentro da máquina;
- Verificar se o corpo está devidamente posicionado na sessão na qual se quer realizar o corte;
- Posicionar o protetor de acrílico que irá impedir que detritos do corpo entre em contato com quem está operando a máquina de corte;
- Observar a posição do disco, que neste primeiro momento deverá estar em posição de descanso da alavanca;
- Após ligar a máquina verificar se o corpo está recebendo devidamente o líquido refrigerante e se a iluminação dentro da máquina também está devidamente ligada para que seja feita a observação do corpo durante o corte;
- Com todas as etapas anteriores completadas basta agora aplicar a carga sobre a alavanca do disco já em rotação sobre o corpo, sempre verificando para que o mesmo não sofra nenhum tipo de deformação no corte;
- Após concluído o corte voltar o disco em posição de descanso e desligar todo o mecanismo da máquina Cut Off.
Embutimento:
O processo de embutimento consiste em embutir a amostra em uma resina na qual facilitara o manuseio e análise posterior da amostra.
Na análise foi utilizada a resina de Poliéster P1, que foi colocada em molde untado com desmoldante próprio para poliéster juntamente com a amostra e um catalisador.
A proporção para quer a resina Poliéster P1 enrijeça, é de, a cada 10g de poliéster misturar 4 gotas do catalisador.
O tempo de cura para que a amostra esteja pronta para a análise, varia entre 1 e 2 horas.
Lixamento:
Neste processo foi utilizado a Lixadeira Arotec ALM04, que estava equipada com as lixas 220,320,400 e 600 em paralelo sobre suas 4 pistas.
O lixamento da peça foi feito nos seguintes passos:
- Ligar a válvula de água em uma medida em que a água fique com um fluxo baixo para que não ocorra aquaplanagem da peça sobre a lixa;
- Segurar a peça com as duas mãos utilizando os indicadores na parte superior da peça para efetuar a pressão sobre a mesma;
- Começar pela lixa com o granulo maior (220) fazendo um movimento contínuo e com mesma frequência;
- Após 30 segundos de lixamento na primeira lixa lavar a peça sobre a lixa para que não seja carregando grânulos da mesma para a lixa posterior;
- Na segunda lixa deve ser girado a peça em um ângulo de 90°, e lixar da mesma maneira que a anterior;
- Os procedimentos acima deveram ser feitos em todas lixas posteriores até que possa observar uma superfície uniforme.
Polimento:
Penúltima etapa da preparação da amostra para a analise, o polimento da amostra foi feito em uma politriz da marca Arotec modelo Aropol 2V.
O procedimento de polimento foi feito com os seguintes passos:
- Lavar a amostra para tirar todos os resíduos do lixamento;
- Passar Alumina 1 micron sobre a superfície da politriz espalhando a mesma uniformemente;
- Fazer o polimento segurando a amostra com as duas mãos e com os indicadores na parte superior da amostra assim como no lixamento;
- O movimento de polimento deve ser circular e no sentido contrario ao que a politriz esta girando, a politriz deve ser mantida na velocidade baixa;
- O polimento deve ser feito ate que todos os riscos oriundos do lixamento desapareçam da superfície da amostra deixando a mesma espelhada.
Ataque Químico:
Última etapa antes da analise microscópica o ataque químico é feito para que fique aparente a microestrutura da amostra desta forma se pode perceber com mais profundidade cada uma das propriedades.
...