ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO – BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: Thially.lemos • 11/11/2019 • Trabalho acadêmico • 878 Palavras (4 Páginas) • 1.204 Visualizações
[pic 1]
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO – BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
1. CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE CONCEDENTE
A unidade escolhida por mim para fazer o estagio I, foi uma academia de ginastica. A academia top fitness, tem seu horário de funcionamento que vai das 5:30 do turno matutino as 11:00 horas da manhã reabrindo as 14:00 do turno vespertino e fechando as 21:00. A mesma dispõe das seguintes modalidades esportivas tais como musculação, exercícios aeróbicos, jamp, step, danças, treinos funcionais e estúdio de pilátes. Quanto a faixa etária do alunado ela é bem variável, notei nesse período que há desde crianças de 14 anos a idosos acima de 80 anos entre homens e mulheres. Em relação a quantidade de funcionários o quadro da academia consiste de 2 professores formados, 6 estagiários, 1 coordenador, 1 subcoordenadora, 1 professor provisionado que também é fisioterapeuta, 2 recepcionistas, 1 fisioterapeuta responsável pelo studio de pilates e 1 profissional da limpeza.
No que diz respeito a infraestrutura da academia, a mesma dispõe de um acervo de equipamentos bem diversificados que não deixa nada a desejar, sendo que os alunos tem a sua disposição inúmeros aparelhos para variar seu treino e facilitar o alcance de seus objetivos. Quanto a estrutura do local em si, as paredes estão pintadas, o piso partes com emborrachados e partes com piso de cerâmicas, tem áreas especificas para fazer abdominais e atividades de solo. O local e dividido em setores, local de exercícios aeróbicos compostos por esteiras, elípticos e bicicletas; local de musculação com aparelhos voltados para exercícios resistidos; salão de danças; estúdio de pilates. Além do que já foi dito, temos também 4 banheiros, 2 vestiários uma cozinha, uma dispensa e uma sala de avaliação.
2. CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO LOCAL
A unidade concedente do estagio I, conta com 1 professora com licenciatura plena em educação física, 1 professor com bacharelado em educação física, 2 estagiários já formados em licenciatura em educação física e cursando o bacharelado, 1 professor provisionado, 1 fisioterapeuta e por fim mais 3 estagiários do curso de bacharelado em educação física. Para dar início a um estágio nessa unidade, é necessário está cursando bacharelado em educação física. O deslocamento dos profissionais até o ambiente de trabalho na maioria das vezes é por veículos motorizados, mas isso não é regra devido que a cidade onde a academia se localiza não é cidade grande, sendo assim também é possível o acesso ao local a pé.
3. CARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL REGENTE
O profissional regente no momento é graduado em licenciatura plena, acumula em seu currículo experiências de trabalho em faculdades, clubes e academias. Sua formação acadêmica é pela Universidade Católica do Salvador, pós em reabilitação cardíaca e prescrição de exercícios para populações especiais pela Universidade Gama Filho e Biomecânica do treinamento de força integrada a atividade motora pela Faculdade Baiana de Medicina e saúde Pública.
O planejamento dos treinos feitos pelo professor para o alunado varia dependendo o nível em que se encontra o aluno. Os alunos que nunca praticaram atividades físicas ou que possui um determinado tempo em que não o pratica, é feito nesse caso um treino de adaptação para que aos poucos o aluno vá adaptando seu organismo aos estímulos dados, essa adaptação dura cerca de 12 a 15 dias. Para o aluno que já é praticante de musculação e dependendo do seu objetivo, o treino é montado mensalmente podendo chegar até 40 dias. Para definir o objetivo do aluno ouve-se o mesmo e faz-se um questionário para identificar possíveis anomalias que o mesmo possa ter, também é feita uma avaliação física que vai indicar o índice de gordura e de massa magra corpórea do aluno, a partir de então é criado um treino em cima do seu objetivo. A variedade de aparelhos existentes na unidade concedente é bem versátil, porem se faltar algum aparelho que o aluno solicite o professor substitui o exercício em outro que trabalhe o mesmo grupo muscular.
...