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ROTEIRO PARA ANÁLISE DA EXPOSIÇÃO "RAFAEL A DEFINIÇÃO DA BELEZA

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

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ROTEIRO PARA ANÁLISE DA EXPOSIÇÃO "RAFAEL A DEFINIÇÃO DA BELEZA"

1. Quem foi Rafael e qual sua importância no mundo das artes?

Rafael de Urbino (1483–1520), o maior representante da chamada Idade do Ouro, tendo como objetivo apresentar ao público as transformações sofridas pela ideia de beleza durante o Renascimento, através de um passeio pelo percurso criativo de Rafael.

2. Qual era o ideal de beleza para as artes daquela época?

Durante o Renascimento, Rafael de Urbino, o mais jovem da trindade encabeçada por Leonardo da Vinci e Michelangelo, foi considerado o mais perfeito entre eles, pois era capaz de unir as formas da Antiguidade Clássica com a naturalidade da expressão humana, formando um novo ideal de beleza, marcado, principalmente, pela elegância. Essa síntese de naturalidade, beleza e elegância é chamada pela crítica da época de “graça”.

3. Faça uma comparação sobre o ideal de beleza daquele tempo com o dos tempos atuais. Cite exemplos de artistas/pintores atuais.

Rafael Urbino: formava um novo ideal de beleza, marcado, principalmente, pela elegância. Essa síntese de naturalidade, beleza e elegância é chamada pela crítica da época de “graça”.

Pablo Picasso: Beleza é a totalidade que imprime ao visual na arte. E esse conceito clássico que sempre debateu dialeticamente, mas nunca excluiu se o combate é contra o convencional, a beleza não deve ser apenas inesperada e surpreendente, mas diferente ou contrária a todo cânone ou hábito ou opinião sobre o belo. Então, é belo o que convencionalmente é considerado feio.

4. Explique o conceito de "divina proporção".

A primeira parte, “A Divina proporção”, apresenta o ideal de beleza instituído pela matemática, através dos estudos de Luca Pacioli e dos tratados Virtrúvio e de Leon Battista Alberti. A segunda parte, “Virtude da imitação”, aborda o conceito crucial do Renascimento, a imitação, caracterizada não por uma mera cópia, mas pela assimilação de princípios, na qual o objeto imitado é a excelência a ser alcançada, ou até mesmo superada.

5. Qual foi a pintura/gravura/escultura que mais o impressionou e por quê?

A terceira parte, “Idade do Ouro”, no começo destaca a famosa obra de Rafael “Escola de Atenas”, que decora a Stanza della Segnatura, no Vaticano. Esta parte também trata da rivalidade entre Rafael e Michelangelo, ressaltando as características das obras dos dois artistas.

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